TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento é Método para Criação

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é método para criação, captação, armazenamento, disseminação, utilização e proteção do conhecimento importante para a empresa. Através de suas práticas, objetiva organizar de uma maneira estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos adquiridos externamente, que são fundamentais para o sucesso de um negócio.

Para o melhor desenvolvimento de um projeto de Gestão de Conhecimento necessita-se de três ações Consultar, Compartilhar e Colaborar, que são conhecidos como os três pilares da Gestão de Conhecimento. Atuando de maneira transversal, exigindo a atuação em três dimensões: Ferramentas, Cultura e Capital Humano.

Na criação de processos do conhecimento organizacional existe a composição de algumas dimensões:

Compartilhamento do conhecimento tácito – corresponde ao conhecimento que está na mente dos indivíduos que precisa ser transmitido ou compartilhado entre os demais colaboradores. Mas não é fácil compartilhar o conhecimento tácito entre vários indivíduos com diferenças históricas, perspectivas e motivações.

Criação de conceitos – aqui o conhecimento tácito é compartilhado e é convertido em conhecimento explícito, através de modelos e metáforas em forma de um novo conceito. Este processo de conversão pode ser facilitado pelo uso de métodos de raciocino como dedução e indução. Os conceitos são criados por meio de diálogo.

Justificação de conceitos – O conceito criado anteriormente passa por um julgamento com o intuito de avaliar sua importância para a organização. É importante que a gerencia esteja comprometida e engajada em definir os critérios de justificação alinhados à estratégia organizacional.

Construção de arquétipo ou protótipo – Depois de justificado os conceitos são transformados em arquétipos ou protótipos que são materialização do conceito justificado.

Difusão interativa do conhecimento – Nesta última fase o conhecimento é disseminado para a organização como um todo e em certos casos, até para o ambiente externo. Para que o processo funcione com eficácia é importante que as unidades da organização possuam autonomia para que possa aplicar seus conhecimentos de outras áreas.

Para que uma organização proporcione vantagens competitivas é preciso a soma do conhecimento de todos, criando assim uma Capital Intelectual. Com uma capacidade mental coletiva, de criar continuamente proporcionando valor de qualidade superior. Existem alguns tipos de capitais, são:

Capital Humano – capacidade organizacional que uma empresa possui de suprir as exigências do mercado. Estando nas habilidades dos funcionários, em seus conhecimentos tácitos e nos obtidos nas suas devidas informações profissionais, buscando permanentemente a atualização de saber, nas informações documentadas sobre clientes, concorrentes, parceiros e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com