TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Digital para 3ª Idade

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE

[pic 1]

CRUZEIRO
2015


Inclusão Digital para 3ª Idade

Introdução:

Segundo pesquisas encontradas na internet a maioria mostram que são muitos os problemas encontrados pelos idosos na aprendizagem da informática, que são desde dificuldades com a memorização até dificuldades de articulações para manusear mouse e teclados.

A população idosa tende a aumentar no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País tinha 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em 2012. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o País seja o sexto em número de idosos em 2025, quando deve chegar a 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. E com esse aumento na população de idosos vem as necessidades de atender melhor essa parte da população que necessita de mais atenção principalmente quando se trata de recursos tecnológicos.

Solução:

Com os conhecimentos obtidos nesse curso veio a ideia de desenvolver um aplicativo para ajudar o idoso a memorizar funções básicas da informática. E para os fabricantes devem pensar num novo protótipo de mouse voltado para a terceira idade algo que seja ideal e não prejudicial para o idoso, novos tipos de telas que não prejudique a visão, pois são muitos os problemas encontrados por essa classe na inclusão digital.

O Aplicativo

O aplicativo teria a função de ser como um manual, com imagens ilustrativas mostrando o passo a passo e explicando para o usuário como interagir com o computador, se o usuário esquecer de uma função é só ele ir no campo de pesquisa e digitar o que ele esqueceu.

O foco principal desse aplicativo é ensinar as funções básicas de um computador como por exemplo, como ligar e desligar, como manusear o mouse e o teclado, etc. E focalizar a parte de internet pois para um idoso aprender a usar a internet é o mais importante.

Protótipo do aplicativo

[pic 2]

[pic 3]

O Estudo feito pela UFTPR

O estudo buscou conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador observado por alunos de um grupo de terceira idade que fizeram parte de um projeto de inclusão digital. Tratou-se de um estudo quantitativo, longitudinal e descritivo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas fechadas aos 19 alunos de faixa etária igual ou superior a 50 anos sobre as dificuldades e facilidades do uso do computador.

Dados do Estudo feito pela UFTPR referente aos idosos.

[pic 4] 

Resultado do Estudo

Após dois meses de intervenção com oficinas de inclusão digital (informática) de oito encontros com duas horas cada, os participantes responderam a outro questionário, no qual, foi observado o que dificultou o aprendizado.

[pic 5]
Dificuldades encontradas pelos idosos.

Gráficos

[pic 6]
Fonte: IBGE

[pic 7]
Fonte: IBGE

O que os idosos mais acessam na internet

[pic 8]
Fonte: CETIC.br

Porque os idosos não utilizam mais a internet

[pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (291.7 Kb)   docx (309.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com