TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Tecnologia dentro das Culturas

Por:   •  1/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

A Influência da Tecnologia dentro das Culturas

The Influence of Technology within Cultures

Ilson Warmling[1]

Resumo

Este presente trabalho vem com o objetivo de mostrar alguns pontos, referentes ao tema: “Tecnologia e a Influência nas Culturas ao Redor do Mundomostrando como a disseminação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem revolucionado os modos como vivemos em sociedade, onde a tecnologia interfere com a religião, cultura (arte, língua e modo de viver), pois com a evolução da sociedade e da tecnologia a cultura também se modifica. Apresentando também a área da cibercultura e explicando o que ela engloba. E como a tecnologia é essencial e está sendo muito utilizada em época de crise, com uma pandemia, que requer que os indivíduos fiquem isolados em suas casas. E por fim demonstrando como a utilização da tecnologia pode acontecer uma apropriação cultural.

Palavras-chave: Tecnologia, cultura, cibercultura.

ABSTRACT

This present work aims to show some points, referring to the theme: “Technology and Influence on Cultures Around the World” showing how the dissemination of information and communication technologies (ICT) has revolutionized the ways we live in society, where technology interferes with religion, culture (art, language and way of living), because with the evolution of society and technology, culture also changes. Also presenting the area of cyberculture and explaining what it encompasses. And as technology is essential and is being used a lot in times of crisis, with a pandemic, which requires individuals to be isolated in their homes. Finally, demonstrating how the use of technology can take place in a cultural appropriation.

Keywords: Technology, culture, cyberculture.

1.Introdução

        Esse trabalho tem por finalidade demonstrar como a tecnologia influencia tanto em nossa cultura quanto em nosso modo de viver. Em como ela une as pessoas de um mesmo grupo, mas também pode separar grupos que tem características e costumes diferentes.

        A forma de se relacionar com outras pessoas mudou muito nas últimas décadas. A introdução da tecnologia nas vidas das pessoas trouxe uma grande mudança no contexto cultural. Essas mudanças significam adaptações que o ser humano sofre para conviver melhor em sociedade. Ainda segundo Laraia (2001), a tecnologia é um dos principais fatores desencadeadores de processos adaptativos, a partir dos quais outras mudanças adaptativas se ramificam.

        Com essas constantes mudanças, a tecnologia tem ajudado a eliminar barreiras, facilitando a comunicação e o rápido acesso a informações. Tendo assim um maior conhecimento, ajudando a ter adaptações, transformações e respeito pelas diferentes culturas. Surgindo então a cultura tecnológica, responsável por essas mudanças, principalmente pelo uso da tecnologia de informação.

        Os novos meios de comunicação contribuíram para a independência cultural e relacional se apressassem: a chegada da internet e dos celulares. Principalmente para os jovens, houve uma maior independência, onde por terem um acesso individual, tiraram um pouco o controle dos pais. Podendo então escolher suas próprias músicas, o que vai ler, seus amigos e os filmes que vê.

        Além da grande facilidade de comunicação e pesquisa, a tecnologia possibilita através de aplicativos, formas de transporte, onde as pessoas não precisam mais ter carros próprios para se locomover, comprar coisas pela internet, inclusive pedir pra entregarem comida em casa. Essas mudanças de hábitos estão ocorrendo com maior frequência, transformando a vida das pessoas, e suas cultuas.

        

2. Cultura

O conceito de cultura desenvolveu-se por conta da história da humanidade, desde os tempos remotos até os dias atuais, segundo Benedict,1972 “A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas”

        Os hábitos que o ser humano tem, podem servir para separar grupos, onde cada um tem seu jeito, seus costumes, suas crenças, como também pode unir pessoas de um mesmo grupo, criando assim as variadas culturas. Laraia (2001) conclui que os hábitos, muito mais que os aspectos biológicos ou ambientais, definem a cultura dos grupos sociais.

        Segundo Ferreira (1999) cultura são padrões de comportamento, crenças, valores e hábitos transmitidos coletivamente e característicos dentro de uma sociedade, onde são passados de geração em geração.

O estudo da cultura exige que consideremos a transformação constante por que passam as sociedades, uma transformação de suas características e das relações entre categorias, grupos e classes sociais no seu interior. [...] Cultura é uma dimensão do processo social, da vida em sociedade (SANTOS, 1996, p. 44).

Entretanto nas últimas décadas, a forma de relacionamento entre as pessoas tem mudado. Com o aparecimento do celular, rede móvel e Wi-Fi o contato das pessoas de certa forma diminuíram, como por exemplo: As festas em família ou reunião entre amigos, o objetivo é interagirem entre si, mas ao invés disto ficam no celular. Mas em outro sentido, a tecnologia também ajudou a aproximar pessoas que moram longe, através de vídeo chamadas, com troca de mensagens, fotos e vídeos.

Hoje pode-se ter fácil acesso a outros tipos de culturas devido ao avanço tecnológico, com a ajuda da tecnologia da informação ficou simples se caso você queira fazer uma receita que é costume de outro povo, pode simplesmente pesquisar na internet.

2.1 Apropriação cultural

Apropriação cultural é basicamente a utilização de aspectos de outra cultura a qual você não pertence. Por exemplo se você come sushi e não é japonês ou chinês, você adquiriu uma cultura “emprestada”. Assim como o sushi, algumas tecnologias também são utilizadas por pessoas de fora da cultura original. Mas com o constante crescimento da tecnologia ela teve sua própria cultura, a chamada “cibercultura”, utilizada por todos.

        

3.Inserção da tecnologia dentro das culturas

Há quem ache que com a implementação da tecnologia em aldeias indígenas, os índios perderão contato com a própria cultura, pelo contrário pois assim eles têm contato com o resto do mundo, onde poderão nos mostrar seus costumes em relação a comida, danças, crenças etc. O índio não deixará de ser índio apenas por ter acesso a elementos urbanos.

Segundo a pesquisadora, Marina Terena, a cultura das etnias também pode sofrer alterações devido à sociedade que vive. “É preciso que isso se torne claro para o não índio, para acabar com determinados preconceitos. A tecnologia já está disponível para todas populações, indígenas ou não indígenas. O próprio movimento indígena hoje se mantém graças à tecnologia, através da disseminação da luta de seus direitos, sua cultura, sua história e trajetória”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com