TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Computação UEA

Por:   •  10/3/2019  •  Seminário  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Licenciatura em computação UEA

Professor Marcos Serafim dos Santos.

Atividade dirigira referente ao dia 25 de agosto de 2018.

A Língua Brasileira de Sinais passou a ser reconhecida como língua da comunidade surda brasileira através da Lei nº 10.436/02. Após o reconhecimento oficial desta língua no país, diferentes ações foram institucionalizadas com vistas a regularizar o uso desta língua na educação de alunos surdo. São elas: Inserção da Libras como disciplina, obrigatória nos cursos de Pedagogia, Educação Especial, nas diversas licenciaturas e no curso de Fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

De acordo com A Política da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2007) o decreto 5.626, 2005, Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146, 2015, Plano Nacional de Educação Meta 04 e a Declaração de Salamanca de 1994, orienta que a educação dos surdos ocorra no sistema regular de ensino, sendo responsabilidade do estado, município, e de maneira gratuita.  Assegurando o acesso permanência êxito e em escolas regulares devendo essas instituições modificar-se ou adaptar-se para acolher a todos que dela necessita, com eficiência e eficácia incluindo aspectos físicos, materiais e intelectuais, dentre os quais se encontra os alunos surdos.

Contudo, muitos surdos não têm tido seus direitos assegurados e mesmo no ambiente escolar encontram-se impossibilitados de comunicar-se, já que os professores não detêm de conhecimento suficiente na língua de sinais.

Faça um texto de até duas laudas, conforme as normas de trabalhos acadêmicos que versa sobre a temática: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", tema do Enem de 2017, que suscitou muitas inquietações e controversas, porém é uma discussão pública acerca de um problema real do Brasil. Para subsidiar a sua fundamentação tenha com base o que preconiza as legislações estudadas por  nós em sala de aula, e também, o artigo Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com