TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Aplicação

Por:   •  25/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

Um estudo sobre a importância do ensino de informática para crianças

Vivemos em um período de desenvolvimento tecnológico acelerado e constante. Embora alguns recursos tecnológicos aplicados à educação tenham ganhado, progressivamente, espaço no cotidiano escolar, é de claro e notório que, ainda no Brasil , infelizmente, existe alguma resistência por parte de alguns educadores, em incluir em atividades escolares auxilio de meios virtuais, talvez por se sentirem inseguros para a utilização de tais estratégias, pela pouca familiaridade de que tenha com elas.

Sabemos que o processo de formação da identidade sobre impacto das interações estabelecidas pelo indivíduo com o meio, as experiências vividas em ambientes educativos virtuais, que se consiste em modalidades especiais de interação, também afetam a construção identitária. O desenvolvimento tecnológico da informação e da comunicação provocou mudanças nos conceitos, relações e formas de agir e estar em sociedade (CARNEIRO, 2002). Desta forma, considerando-se que o computador veio como uma ferramenta inovadora e facilitadora, sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social é uma realidade da qual não se pode fugir (FIDALGO NETO et al., 2009; KOLIKANT, 2009).

Um dos desafios da educação infantil é o fato das crianças terem cada vez mais precocemente o acesso e a utilização das ferramentas de tecnologia e comunicação. Diante dessa realidade, é necessário criar métodos que tenham por objetivo o ensino destas ferramentas e que favoreçam o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos. Um deles é fazer uso de atividades lúdicas, pois os alunos se divertem aprendendo e realizam as atividades com prazer e espontaneidade. Desenvolve-se também a habilidade de aprender e pensar, ampliando sua capacidade cognitiva. Um aspecto essencial da aprendizagem precoce é o uso do jogo para ensinar as crianças sobre o mundo. Aprendizagem Digital permite que as crianças para expandir sua mente, incentivando a exploração através da tecnologia.

Educação a tecnologia pode proporcionar as crianças uma riqueza de informações e conhecimento, que podem então usar no futuro para escolha de uma carreira ou simplesmente como um assunto de seu interesse. A tecnologia é uma parte cada vez mais significativa para as crianças da sociedade que esta se desenvolvendo hoje, por isso é natural que eles devem aprender sobre os aparelhos e sistemas que dependem diariamente. Tecnologia, como a ciência, também inspira os alunos a pensar e perguntas do formulário com base no que veem e aprendem; isso os leva a querer ganhar mais conhecimento e compreensão que são eles capazes de passar para os outros. Para as crianças, a informática tem proporcionado uma riqueza indescritível de recursos, informação e conhecimento; desde a introdução da internet, os alunos são capazes de acessar informações sobre qualquer assunto que quiserem, onde quiserem. Os recursos incluem revistas, artigos, e-books, testes práticos e exames, respostas modelo e resultados de pesquisas. A pesquisa também sugere que a informática tem ajudado os alunos a melhorar suas notas em outras matérias, com destaque para a ciência. Na prática, os alunos podem trabalhar muito mais rápido usando um computador que lhes permite fazer mais estudo no mesmo período de tempo.

O campo da computação nas escolas deve ter métodos de ensino prático e ativo. Também como um dos eixos principais de ensino é incentivar os alunos a usar o computador como uma ferramenta para o trabalho diário na escola e completar tarefas e projetos e consultas em casa.

A intenção básica de um professor do computador é que as crianças possa aprender as noções básicas de computação e o funcionamento do computador para fins específicos, por meio de experiência e orientação do professor, assim que esta não é uma questão mais importante, mas é um suporte e ajuda no aprendizado de outras disciplinas. Os programas educativos e jogos instrutivos que tornam possível a criação de ambientes de aprendizagem ativa e permitir que as crianças a resolver problemas, enfrentar desafios, desenvolver habilidades de pensamento, os processos de criatividade e reflexão também são utilizados.

Para se aprender em sistemas de computação destinadas as crianças faz se necessários ambientes relacionados como: temas da natureza, os heróis do país, o idioma, matemática, geografia e jogos, tornando-o mais interativo e enriquecendo a aprendizagem em sala de aula. Permitir que as crianças compartilham o uso da tecnológica, faz com que se desenvolva um sentimento de prender de buscar novos conhecimentos de não se limitar a um conhecimento ou a um lugar.

Alguns dos benefícios que traz o ensino da computação desde cedo na escola são descritos:

Criar senso de organização e entusiasmo dos alunos para lidar com as mudanças tecnológicas e desafios que a nossa sociedade nos oferece constantemente, Desenvolve o aluno a capacidade de pensar, criatividade, a capacidade de pesquisa, Promove o trabalho em equipe e compartilhamento de conhecimento, Promove a comunicação com outras culturas diferentes do seu entorno e abre as portas para o mundo, Descobrir se apenas o potencial do sistema e podem funcionar de forma independente, Prepara a criança a conduzir a sua vida de estudante futuro e permite-lo para atender às suas necessidades e exigências do século XXI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com