TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Virtualização Vantagens e Desvantagens

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.027 Palavras (37 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

Virtualização: Vantagens e Desvantagens

Edivaldo Bruno Caetano

Frederico Tito Canoeira

Jorge Miguel Neto

Pedro Viera Samuel

Luanda – Angola

2016

Edivaldo Bruno Caetano

Frederico Tito Canoeira

Jorge Miguel Neto

Pedro Viera Samuel

Virtualzação: Vantagens e Desvantagens

Trabalho final

apresentado à

Faculdade AIEC, como

 requisito parcial para

conclusão do curso de

 Tecnólogo em Desenvolvimento

e Análise de sistema.

Orientador: Prof. Guilherme Veloso Neves Oliveira

Luanda – Angola

2016

“A ciência é, portanto, uma perversão

de si mesma, a menos que tenha como

fim último, melhorar a humanidade.”

Nikola Tesla

Resumo

Nos dias atuais, o conceito de virtualização tem sido enormemente difundido como uma possível solução as necessidades de otimização dos recursos, alta disponibilidade, desempenho e capacidade de expansão dos negócios. Esta prática consiste em possibilitar a consolidação de vários serviços em um único lugar, possibilitando assim a redução considerável dos gastos com manutenção, equipamentos, mobilidade e eficácia nas interacções tecnológicas humanas. Seu uso mais comum é consolidado principalmente pelas empresas, em servidores e infra-estruturas de TI (tecnologia da informação). Porem a despeito desta técnica já ser antiga e muito vantajosa, as ferramentas responsáveis pela sua efetivação ainda são um tanto quanto vulneráveis em certos aspectos técnicos. A difusão em massa da virtualização, tem se centrado principalmente em mostrar suas vantagens, que ao nosso ver não é ruim, porem não devemos nos esquecer que assim como tudo sempre existem Prós e contras. Sendo assim toda precaução é necessária quando formos adoptar a virtualização das infra-estruturas de TI, tendo em conta os prós e contra das ferramentas, a fim de fortificar o seu desempenho e proporcionar maior tranquilidade no seu uso.

Palavras-chaves: Virtualização; Vntagens e desventagens; Hypervisor; máquina virtual; Avaliação; coparação;VMM;

Lista de ilustrações

 

Ilustração 1- Um ambiente virtualizado.        

Ilustração 2- Um ambiente de texte com varias plataformas operacionais        

Ilustração 3- Exemplo de Servidores virtualizados        

Ilustração 4- Abertura de uma backdoor em uma VM pelo  rootkit        

Ilustração 5- Backdoor para VM atacante        

Lista de tabelas

Tabela 1- Repartição de vulnerabilidades conhecidas, classificação por fonte de disparo para Xen e KVM.        

Tabela 2- Rendimento de taxa de transferença em Xen domínio0 e Linux.        

Tabela 3- Contagens de eventos de hardware relativas em Xen Domain0        

Tabela 4 - Data Dados TLB perca distribuição no Xen Domínio 0 (3 NICs)        

Lista de abreviaturas e siglas

CPU – (Central Processing Unit . em português, unidade central de processamento)   também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados.

E/S - ( Input/output, Entrada/saída) é um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computação  (ou informática), indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada.

IBM – (International Business Machines) é uma empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática.

ICA – (Independent Computing Architecture) é um protocolo proprietário para um sistema de servidor de aplicativos, projetado pela Citrix Systems.

RDP – (Remote Desktop Protocol ) é um protocolo multi-canal que permite que um usuário se conecte a um computador rodando o Microsoft Terminal Services  (antigo Terminal Service).

S.O – (Sistema Operacional) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerênciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador,  gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário

TI – (Tecnologia da Informação) é o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. 

 TCP - (Transmission Control Protocol, que significa "Protocolo de controle de transmissão") é um dos protocolos sob os quais assenta a Internet.

VM - (Virtual Machine , em Portugês, Máquina Virtual) pode ser definida como uma duplicata eficiente e isolada de uma máquina real”

VMM – (Machine Monitor Virtual, em Portugês, Monitor de Maquina Virtual) é uma plataforma de virtualização que possibilita a execução de vários sistemas operacionais em um único hardware

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)   pdf (553.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com