TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STARTUP E OS PROCESSOS PARA UMA BOA GESTÃO

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.254 Palavras (26 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        Introdução        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        EMPREENDEDORISMO        4

2.1.1        ECONOMIA OU EMPREENDEDORISMO VERDE        5

2.1.2        STARTUP E A AÇÃO INTRAEMPREENDEDORA        6

2.2        GESTÃO DE PROJETOS        8

2.3        MODELO DE GESTÃO        11

2.4        HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        14

2.5        LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA        17

3        CONCLUSÃO        21

REFERÊNCIAS        23


  1. Introdução

Com a mudanças tão constantes em nível mundial, fazem com que os indivíduos se reinventem a cada uma delas. Por outro lado, vem a degradação ambiental, pois com a busca incessante pelo sucesso acabam deixando de lado essa problemática.

Com isso, vão surgindo os empreendedores almejando sucesso, porem ser um diferencial em meio a esse turbilhão, fazendo a diferença na sociedade, seja por uma gestão bem aplicada ou reestrutura organizacional, requer paciência, dedicação, estar aberto para inovações e tecnologias, escolher um modelo de gestão adequado, gestores bem capacitados, estar sempre dentro da lei e etc.

Algumas medidas podem ser tomadas por esses empreendedores pelo Empreendedorismo, Gestão da comunicação em um projeto, Modelo de Gestão, Homem e o meio ambiente e Legislação. A partir disso, serão apontadas as melhores práticas dentro de cada segmento citado.


  1. DESENVOLVIMENTO

A cada dia que passa, vão surgindo situações desafiadoras para o mundo todo. As empresas e organizações sempre na corrida de melhorias e inovações em seus serviços e produtos, não se dão conta do grau de explorações dos recursos naturais, esquecendo de auxiliar na manutenção e reposição, a fim de continuar a utilizá-los.

Com essa situação, surgem muitas organizações ambientais com o objetivo de os alertar e lutar por uma exploração de recursos menos predatória e mais responsável.

Será apresentado todo conhecimento necessário para que este empreendedor tenha suas atividades bem-sucedidas.

  1. EMPREENDEDORISMO

A palavra Empreendedorismo originou da palavra francesa entrepreneur, que nominava o indivíduo que incentivava as lutas. No entanto, na atualidade ela também nomina o processo de se edificar um empreendimento, podendo ser uma organização empresarial ou social, ou ainda um projeto qualquer. Em alguns cenários é provável se deparar com a definição ato de empreender, compreendendo este verbo como a ação de movimentar recursos para transformar um sonho em realidade.

O empreendedor trabalha para abrir um novo negócio, sujeitando-se de modo calculado aos riscos referentes a esse processo. São conhecidos também, como empreendedor aqueles que praticam ação empreendedora dentro da organização, originando um ambiente de inovação e criatividade que motivará a criação de novas ideias e ampliarão de forma significativa as chances de êxito dessas organizações. Esses também conhecidos como intraempreendedores.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há 10 comportamentos empreendedores, organizados em 3 grupos: planejamento, realização e poder. Com isso, é possível formar empreendedores, visto que grande parte da população crê que um empreendedor já nasce com o dom de empreender.

Cada um tem suas motivações para empreender, alguns por necessidade, outros por oportunidade. O Empreendedor Social vem se destacando com o crescimento, principalmente entre os jovens, ainda na faculdade.

O Empreendedorismo Social é definido pela criação de produtos e serviços que solucionem, ou reduzam, problemas em diferentes áreas como educação, violência, saúde, alimentação, meio ambiente, dentre outros. Mais do que conseguir o simples lucro, o proposito destas empresas é gerar mudança nas comunidades em que estão inseridas. Nesse tipo de empreendedorismo, o trabalho em equipe é essencial e tem como proposito mudar o mundo e influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Tais empreendedores acham no trabalho uma missão que excede a busca pelo sucesso financeiro e se espelha em benefício próprio. Com esse propósito e foco, acaba renunciando ao lucro total para investir em soluções para problemas sociais. Eles notam a necessidade de outras pessoas, movidos pelo altruísmo, geram valor para sociedade em primeiro lugar e é dessa maneira que procuram atrair seu público, parceiros e oportunidades.

As principais características e competências são: foco e atenção total a população de baixa renda; compreendem o trabalho de modo empresarial para resolução de problemas sociais; fazem gestão profissional- é necessário ter uma gestão eficaz para o sucesso do negócio; têm senso de solidariedade; são empáticos; são realizadores; creem no impacto social associado a atividade principal; criativos e ousados; estão em constante aprendizado, adaptação e inovação; possuem responsabilidades, tanto com seu público quanto com os resultados.

  1. ECONOMIA OU EMPREENDEDORISMO VERDE

O PNUMA- Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente, em 2008, criou uma iniciativa denominada Economia verde, que tencionava mobilizar e reorientar a economia para investimentos em tecnologias verde e infraestrutura natural.

A Economia ou Empreendedorismo Verde é um conjunto de processos produtivos, que ao ser empregado em um determinado local, tenciona ocasionar um desenvolvimento sustentáveis nos aspectos ambiental e social.

Proporcionar o desenvolvimento econômico, conciliando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, diminuição dos impactos ambientais negativos e a escassez ecológica são os principais objetivos da Economia verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (340.7 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com