TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE EVENTOS CORPORATIVO

Por:   •  25/10/2018  •  Monografia  •  5.610 Palavras (23 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ

LUCINO MATOS DE SOUSA

APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE EVENTOS CORPORATIVO

MACAPÁ-AP

2018

LUCINO MATOS DE SOUSA

APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE EVENTOS CORPORATIVO

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado à Faculdade Estácio de Macapá, como requisito para obtenção do grau superior de Bacharel em Sistemas de Informação.

Orientador: Prof. Esp. Josimar Cruz

MACAPÁ-AP

2018

1 INTRODUÇÃO

          Com a evolução tecnológica e a grande expansão das mídias sociais e de comunicação, tornou-se necessária a importância de implementações de novas tecnologias por parte das empresas e demais instituições no atual contexto da globalização digital. Empresas que oferecem cursos de capacitação para seus funcionários, palestras motivacionais e demais modelos de eventos que englobam e interessam o meio social, no sentido de estar ajudando e agregando valores ao conhecimento da população. Todavia, o aplicativo de eventos será empregado para trabalhar com gerenciamento dos participantes, no modo que agilize e melhore na hora da realização de um cadastrado ou quando for confirmar a sua participação e presença por meio de código de barras, diminuindo eventuais problemas que venham a ocorrer no momento, dando uma nova opção de acesso via dispositivos móveis.

  1. PROPOSTA

             Como proposta, foi pensado e analisado em desenvolver uma aplicação para dispositivos móveis que trabalhe melhor o gerenciamento de dados e informações em relação aos eventos, que ajude na organização dessas informações e que automatize os processos dando maior facilidade para na hora em que o mesmo for trabalhar com as divulgações, agendamento, cadastramento de participantes nos eventos que sua empresa venha a oferecer. O aplicativo tem como objetivo geral focar no gerenciamento dados em relação aos eventos, sejam eles com intuito de temas voltados para segurança, lazer, treinamento profissional ou palestras motivacionais e entre outros que possuem o intuito de agregar valores em relação aos seus participantes. A aplicação irá permitir ter facilidades e praticidade na em que os interessados forem se cadastrar ou pesquisar datas e informações afundo sobre os eventos.

1.2. PROBLEMÁTICA

                Atualmente, há uma grande necessidade e demanda em relação à procura por soluções de aplicações para dispositivos móveis que possam auxiliar no gerenciamento de eventos, no tocante que, hoje já existem algumas alternativas de aplicações para essa área, mas, em sua grande maioria são de plataformas fechadas para sites específicos que ofereçam cursos ou que trabalhem com divulgação dos serviços.

1.3. JUSTIFICATIVA

              O desenvolvimento do aplicativo para gerenciamento de eventos corporativo, surge como uma alternativa para facilitar e controlar a realização de cadastramento de participantes nos eventos que são oferecidos e divulgados nas empresas, como cursos, oficinas, palestras, festas e outros tipos de eventos.     Em grande maioria, quando ocorre alguma programação, trabalha-se apenas com a divulgação do evento e conteúdo que será abordado, enquanto que o controle e gerenciamento de participantes e visitantes são realizados por meio de planilhas ou ficha de presença que são elaboradas para determinado evento, não sendo uma opção tanto quanto eficiente e adequada se comparada a uma ferramenta específica que pode ser desenvolvida para auxiliar nesse modelo de atividade.

1.4. OBJETIVO GERAL

             O objetivo deste trabalho é criação de um aplicativo com a finalidade voltada para o gerenciamento de eventos por de meio de dispositivos móveis, podendo atender qualquer empresa sendo elas do meio público ou privado que divulgue e disponibilize seus eventos particulares, facilitando para seus convidados o processo de inscrição e informações relacionados ao evento corporativo. A aplicação além de estar aprimorando a forma de como é realizado os cadastrados dos participantes, também proporcionará um controle mais eficiente e seguro das dados e informações que serão armazenados e divulgados pelos responsáveis dos eventos.

 

1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Os objetivos característicos que foram determinados para este trabalho:

  • Facilitar e agilizar os processos de cadastramento de usuário e gerenciamento de eventos.
  • Disponibilizar acesso as informações relacionadas aos eventos, como cronogramas, horários, datas e descrições especificas.
  • Estudar e implementar mecanismos de notificações para os dispositivos móveis dos usuários através de mensagens via e-mail, SMS ou WhatsApp.
  • Analisar e implementar a confirmação de participação ou presença no evento via QR Code.

   

1.6 MÉTODO DE TRABALHO

            A aplicação será baseada em metodologia de prototipação, que é conhecido como um processo evolucionário que possui características a adaptabilidade entre a interação do usuário em relação ao aplicativo.

            Para fazer a modelagem do sistema foi utilizado a UML (Linguagem de Modelagem Unificada), que é uma linguagem que auxilia nas tarefas de modelagem e documentação da aplicação. A linguagem de programação a ser utilizada é o Java em conjunto com a IDE de desenvolvimentos para aplicativos Android Studio, pois possui grande quantidade de recursos disponíveis, além de ser grátis e disponibiliza vários recursos para ajudar na criação de qualquer tipo de aplicativo.

            Para forma de armazenamento, será utilizado o gerenciador de banco de dados SQLite, por ser estável, confiável, portátil e também por mais indicado e utilizado para aplicações de dispositivos móveis, além de oferecer um alto nível de segurança e por trabalhar em conjunto com Android Studio.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

            Neste capítulo serão apresentados conceitos que englobam as aplicações de dispositivos móveis, como plataformas focada em desenvolvimento, linguagem de programação e seus conceitos, gerenciador de banco de dados que será utilizado e demais aplicações que foram necessárias para a criação do aplicativo. A assimilação dos conceitos de engenharia de software é primordial para o desenvolvimento da aplicação proposta neste trabalho, um aplicativo Android capaz de gerenciar dados e informações dos participantes de eventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (339.5 Kb)   docx (776.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com