TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTORIDADE DE LINHA, STAFF E FUNCIONAL, VANTAGENS E SUAS DESVANTAGENS

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  5.427 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Instituto Superior de

Comunicação e Imagem

de Moçambique                

INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DE MOÇAMBIQUE

FERNANDO A. MUCHANGA                                [pic 2]

INTRODUÇÃO A GESTÃO

2018642

INFORMÁTICA DE SISTEMA

MAPUTO, ABRIL DE 2018

AUTORIDADE DE LINHA, STAFF E FUNCIONAL, VANTAGENS E SUAS DESVANTAGENS.

Autoridade de linha

É uma autoridade que tem como característica principal, o poder de influência único e absoluto do superior sobre seus subordinados, além de possuir o mesmo principio da unidade de comando. Nessa situação, o subordinado dirige-se apenas (exclusivamente) ao seu superior e recebe ordens somente dele. Também é chamado de autoridade de comando.

De outra maneira podemos dizer que a autoridade de linha é aquela há a possibilidade do gestor dar ordens aos subordinados de maneira directa na cadeia de comando.

A autoridade de linha tem como vantagem a estrutura simples e de fácil compreensão, estabilidade e facilidade de implantação. Também tem como desvantagem, a visibilidade da disposição do colaborador, fica flexivo e regido em diversos processos e o comando esta centralizada no chefe.

Autoridade de staff

É uma autoridade em que o detentor da autoridade ou seja o director da empresa, porém muitas vezes não tem tempo, para decidir. Então o mesmo delega as actividades para seus subordinados. Nesse casa o detentor vai distribuir as tarefas que os seus subordinados devem se sobrecarregar delas.

O staff é só apenas uma espécie de assessoria, considerada uma extensão do chefe, porém a responsabilidade continua sendo do detentor.

As vantagens dessa autoridade é que é uma autoridade única, tem uma assessoria especializada e os staff não interferem na com os que possuem a autoridade. Também as suas desvantagens seriam: a possibilidade de conflitos entre assessoria e os demais (órgãos de linha e staff).

Autoridade funcional

É aquela em que consiste em decompor a direcção em funções distintas e chefias especializadas, ela poder dividida, onde que cada subordinado corre a diversos superior da especialidade em que exerce. A mesma dispõe das linhas directas de comunicação, isto é, as comunicações internas são feitas directamente sem intermediações, e a sua ênfase na especialização, as responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações.

A autoridade funcional tem como vantagem a máxima especialização nos diversos cargos da organização, ela dispõe de uma comunicação técnica profissional e de controlo de funções. Também pode ter as suas desvantagens que são: a perda de autoridade, subordinação múltipla e concorrência entre os colaboradores do mesmo nível hierárquico.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com