TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de sistemas

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 Balanço social        6

3 Companhia nacional de abastecimento        7

4 Cooperativas e empresas rurais..............................................................................13

5 CONCLUSÃO..........................................................................................................17

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................19


  1. INTRODUÇÃO

No texto a seguir encontrar-se-á aspectos importantes a respeito de uma das estatais mais importantes do setor primário no Brasil, a CONAB, mostrando o seu contexto histórico, suas principais atividades, seus objetivos e finalidades, regime jurídico, princípios contábeis, legislações que a amparam bem como as formas de contratação de seus funcionários.

Por ser uma companhia que trabalha diretamente com a agricultura é de grande importância falar sobre as cooperativas, as empresas rurais, suas estruturas organizacionais, suas vantagens e formas de trabalho. Outro fator importante nesse sentido é a sustentabilidade, algo recente, mas que mostra a seriedade das empresas com uma postura preventiva diante do empreendimento.

Mas para que tudo isso seja externalizado à sociedade foi criado o Balanço Social, um documento que visa evidenciar de forma transparente informações contábeis, econômicas, ambientais e sociais. De acordo com o IBASE o Balanço Social “é um demostrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa”, o qual visa avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade corporativa, tornando pública a responsabilidade social empresarial para que dessa forma se construam vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.

Por ser tão importante para as empresas e para a sociedade, far-se-á um estudo do balanço social de 2013 da CONAB, para que se alcance o objetivo principal do texto, apreender a realidade da estatal e a sua importância para todos os setores da sociedade.


  1. BALANÇO SOCIAL

Como já dito anteriormente, o balanço social é um demostrativo que reúne informações de determinada empresa a respeito de projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados e à comunidade, avaliando e multiplicando o exercício da responsabilidade social. Deve ser publicado anualmente, explicitando a preocupação da empresa com as pessoas e com a vida no planeta.

No Brasil essa ideia começou a ser discutida na década de 70, mas foi somente na década de 80 que surgiram os primeiros balanços sociais publicados pelas empresas, porém essa proposta só ganhou visibilidade quando o sociólogo Betinho lançou uma campanha, em junho de 1997, pela divulgação voluntária do balanço social, e desde então o IBASE- Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica- vem chamando a atenção de toda a sociedade para a importância da realização deste documento, tanto que lançou em 1998 o “Selo Balanço Social IBASE/ Betinho” que é conferido anualmente a todas as empresas que publicam o balanço social no modelo sugerido pelo instituto, para que possam mostrar em seus anúncios, embalagens, sites e campanhas sociais que investem em educação, saúde, cultura, esportes e meio ambiente.

O balanço social traz um diferencial para a imagem da empresa e vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores, sendo que é um moderno instrumento de gestão e uma valiosa ferramenta para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos e que a intenção da empresa não se foca somente em gerir lucros.

Segundo Zarpelon, deve-se ter o conhecimento de algumas  metodologias e modelos antes de se iniciar o balanço social, como: inventário social (lista as ações tomadas pela organização relativas ao contexto social); Relatório social (é promulgado verbalmente, de acordo com os objetivos e ações tomadas ao contexto social); Contabilidade e gestão de pessoas (atribui valores monetários aos dispêndios com gestão de pessoas, treinamentos e qualidade de vida no trabalho); Relatório de lucros (lista todos os dispêndios relativos à responsabilidade social); Abordagem ao valor agregado (realiza uma avaliação em relação ao valor agregado das ações voltadas para a responsabilidade social); Balanço de lucros e perdas (equaciona os benefícios e custos relacionados com a responsabilidade social).2006

Existe atualmente um debate sobre a necessidade de tornar o balanço social um documento obrigatório a ser divulgado pelas empresas, para demandar que certas informações sejam passadas de forma correta, e por não ter um nível de balanços divulgados satisfatórios.


  1. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO

A CONAB- Companhia Nacional de Abastecimento- existe em todas as regiões brasileiras e tem como objetivo acompanhar a produção agrícola desde o planejamento do plantio até a sua chegada ao consumidor, realizando estudos e estatísticas sobre os preços e a qualidade dos produtos, garantindo sempre os preços mínimos oferecidos pelo governo através da PGPM- Política de Garantia de Preço Mínimo- auxiliando assim o produtor e as cooperativas no equilíbrio de suas rendas perante a oscilação de preços no mercado. Essa política pública é um dos instrumentos acionados pela CONAB para a sustentação de renda dos produtores através da compra de seus produtos que segue o seguinte esquema:

COMPRA--> AQUISIÇÃO DO GOVERNO FEDERAL-->PRÊMIO PARA ESCOAMENTO DE PRODUTO-->PRÊMIO EQUALIZADOR PAGO AO PRODUTO--> CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA--> CONTRATO PRIVADO DE OPÇÃO DE VENDA

FINANCIAMENTO--> EMPRÉSTIMO DO GOVERNO FEDERAL--> LINHA ESPECIAL DE CRÉDITO

Outra finalidade da CONAB é prestar atendimento ao público que se inscreve em programas governamentais, os quais possuem o propósito de melhorar as condições de comercialização da safra para os pequenos agricultores. Podemos citar como exemplo o Programa de Aquisição de Alimentos- PAA-, o qual possui natureza social e desenvolve a agricultura familiar, acionado na comercialização do produto, momento esse em que o esforço do pequeno produtor precisa ser recompensado de seus investimentos e de sua mão- de- obra, para que possa reinvestir e custear as despesas familiares, livrando assim o produtor de frustrações no momento mais importante da sua produção, a venda. Essa segurança passada pelo governo ao produtor, o incentiva a produzir mais, e melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com