TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações da Nanotecnologia e Seu mercado no Cenário Nacional

Por:   •  27/9/2018  •  Seminário  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 12

Aplicações da Nanotecnologia e Seu mercado no Cenário Nacional

Trabalho de conclusão da disciplina de Informática e sociedade, ministrada pelo professor Jose Alberto com o objetivo de aborda as aplicações da nanotecnologia e o seu mercado no Brasil, com base em dados e informações de Fontes reconhecidas nessa área e em trabalhos e teses recentes sobre o panorama nacional de nanotecnologia no Brasil.

Resumo:

INTRODUÇÃO

1. Considerações Iniciais

A nanotecnologia já é um negócio muito lucrativo,atraindo assim muita atenção e , consequentemente, investimentos por todas as partes do mundo devido ao seu enorme potencial de aplicação nos mais variados setores industriais e ao impacto que seus resultados podem dar ao desenvolvimento tecnológico e econômico. Neste contexto, existe uma infinidade de áreas onde a nanotecnologia pode atuar.

O Brasil procura, mesmo que lentamente em realação ao resto mundo, não ficar para traz em corrida por esta tecnologia, tanto que em 2001 foi criada a Inicativa Brasileria em Nanotecnologia com o objetivo de promover pesquisar no setor. Ela hoje está em expanção e já possui uma abranjencia alem das fronteiras nacionais com a ajuda de vários institutos de ensino nacioanais e grupos importantes de paises mundo a fora, tais como, Estados Unidos, Europa, China e Japão, e com a ajuda de diversos pesquisadores premiados mundialmente.

Os investimos do Brasil nesse setor situa-se na casa dos 71 milhões de reais, como relata a Agência Fapesp e segundo o Ministerio de Cuencia e Tecnlogia(MCT), o princiapal objetivo desses investimos o desenvolvimento de produtos com aparti de um maior investimente e consequentimente o fortalecimento das bases de pesquisas naciaonais.

2. Objetivos

O objetivo do trabalho foi de realizar uma pesquisa sobre o estado da arte da

Nanotecnologia, apresentando alguns aspectos financeiros, éticos e sociais e descrevendo as aplicações da nanotecnologia e seu mercado no Brasil, bem como, uma comparação ao mercado mundial.

3.Justificativas

A escolha desse tema foi algo baseado na importância dada a nanotecnologia nos dias atuais. No mundo mordeno, a criação de novas tecnologias vem ganhando uma grande relevância e graças a isso inúmeras descorbetas e avanços são gerados. Com a chegada da nanotecnologia houve um grande salto na produção tecnológica, dando a ela um papel importante para produção de dos mais variados produtos com um desenpenho e qualidade inimagináveis ate algum tempo atraz.

Devido sua Grande importnacia, nada melhor que fazer uma analise sobre seu mercado, especialmente no Brasil, e como ela pode ser aplicada, dando ênfase na suas viabilidades de produção.

2 O QUE É NANOTECNOLOGIA?

Segundo o CRN(Centre for Responsible Nanotechnology):  "nanotecnologia é a engenharia de sistemas funcionais à escala molecular".  Contudo, o sigificado de Nanotecnologia vem de uma longs evolução que tinha como bases iniciais voltadas a Engenharia à escala molecular, construindo-se, ou, manipulando-se sistemas a partir de componentes à nano escala, tal como as células do nosso organismo, que são constituídas por uma variedade de máquinas moleculares. Mas ainda não foi-se concretizado deviso sua constante evolução que a cada dia passa a gerar novidades tecnológicas que geram novos significado a Nanotecnoliga.

 

Contudo, com uma definição mais formal e bastante aceita, ela trata-se da habilidade de manipular átomos e moléculas individualmente para produzir materiais nanoestruturados e micro-objetos com aplicações no mundo real(Miller, 2005). Ela envolve produção e aplicação em sistemas físicos, químicos e biológicos em escalas que variam de um átomo individual a moléculas de cerca de 100 nanômetros, assim como a integração das nanoestruturas resultantes em sistemas mais complexos.

Conclue-se que a Nanotecnologia compreende a um conjunto de técnicas com aplicações potenciais na maioria dos setores industriais existentes na atualidade e com potencial de ajudar a criar novas indústrias. Possuindo um Profundo impacto na socieadade desde de seu surgiimento e comparado-se à tecnologia da informação ou aos

avanços na biologia celular e molecular está empre aberta a novas descobertas nas mais dirvesas araes tais como: areas de materiais, manufatura, eletrônicos,

medicina, energia, biotecnologia, tecnologia da informação e segurança nacional. È uma grande geradora de Lucros, pois, representando somente o setor de nano-sistemas, foi de aproximadamente $ 100 milhões, isso apenas em 2001. Estima-se que o mercado de nanosistemas integrados ultrapasse $ 25 bilhões em investimentos até o final desta década. Devido à natureza destes sistemas e por causa do significante impacto que eles podem causar nas aplicações comerciais e na área de defesa, a industria de ponta, investidores capitalistas e o próprio governo federal norte-americano têm um interesse especial nutrindo o crescimento deste campo. Devido a tudo isso, está sobre ela esta uma pespectiva, que segundo alguns pesquisadores, Trata-se de uma forte candidata a gera uma nova revolução industrial.

APLICAÇÕES DA NANOTECNOLOGIA

1. Introdução

A ciência e tecnologia está sempre evoluindo, ainda mais quando o assunto é micro/nano dispositivos e sistemas com ênfase na produção industrial, comercio e biomedicina. Atualmetnte inúmeros dispositivos MEMS(Micro Electro Mechanical Systems) já possuem ultilzação comercial. Sensores também são grandes representantes de vendas nas áreas industriais e biomédica.

Grande parte dos desenvolvimentos nanotecnoligicos são voltados principalmente para a industria. Dois bons exemplos são os acelerometros, que utilizados na linha de montagem de alta tecnologia como sensores (cerca de 85 milhões de unidades comercializadas em 2002 (Bushan, 2004)) e digital micromirror devices, que são micro espelhos utilizados na projeção de imagens em  HD que podem chegar a projetar até 35 trilhões de cores (cerca de $ 400 milhões em vendas no ano de 2001 (Bushan, 2004)). Outras grandes aplicações industriais incluem sensores de pressão, cartuchos de impressoras jato de tinta e interruptores ópticos. Sensores de pressão absoluta para máquinas foram desenvolvidos em 1991 pela empresa Nova Sensor, que teve suas vendas anuais estimadas em cerca de 25 milhões de unidades em 2002 (Bushan, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (462.3 Kb)   docx (386.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com