TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções – Passagem de Parâmetro por Valor e Referência

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Sistemas de Informação

3ª Série

Programação Estruturada II

Capítulo 1 – Funções – Passagem de Parâmetro por Valor e Referência

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

Funções

Função é um conjunto de códigos agrupados em uma área determinada do programa, que recebe um nome, e pode ser chamada através dele.

As vantagens de criar funções são:

• Praticidade, pois se precisarmos executar uma tarefa várias vezes dentro do mesmo programa, podemos criar uma função e usar sempre que necessário, economizando tempo e código, além de ficar mais fácil a manutenção no código já que qualquer alteração necessária será feita apenas na função.

• Entendimento, se algum dia outra pessoa precisar fazer alguma alteração em alguma rotina específica, basta encontrar a função correspondente.

Exemplo:

O resultado da execução do exemplo acima seria:

Declarando uma função

Dependendo da funcionalidade da função, será necessário colocar algumas informações em sua declaração. A função deve ter um nome, pode ter um tipo (que define o tipo do valor retornado pela função, se esse retorno existir), e pode ter uma série de parâmetros passados na chamada da função que seriam necessários para a execução da rotina.

Exemplo:

Onde:

Resultado – Variável que receberá o retorno

Somar (a, b) – Chamada da função, com passagem de parâmetros

Int – Tipo do retorno

Somar – Nome da função

Int a, int b – parâmetros da função

Return soma – Retorno do valor inteiro definido na declaração.

Passagem de parâmetros

Parâmetros são dados passados ás funções na chamada, e que são necessários para realizar as tarefas designadas á função corretamente.

Existem dois tipos de passagem de parâmetros: por valor, e por referência.

Passagem de parâmetros por valor

Os parâmetros são recebidos como variáveis locais, atribuindo apenas o valor das variáveis informadas na chamada da função, sendo assim, a função não consegue alterar o conteúdo original das informações passadas através de parâmetro.

Exemplo:

No exemplo demonstrado, a função “main” chama a função “somar” passando os parâmetros “a” e “b”, destacados de amarelo, e já na função “somar”, ela recebe os valores informados na variável local “a”.

O resultado da execução do programa é:

Tanto na função “main” quando na “somar” existe a variável local chamada “a”, porém como elas são LOCAIS, cada função só consegue acessar a sua. Se dentro da função “somar” for alterado o valor de “a”, na função “main” o valor de “a” permanecerá o mesmo.

No programa acima, existe uma função para realizar os calculos necessários, e a função principal para a leitura e chamada da função com a passagem de parâmetros. Na execução desse programa, ele irá ler os 2 valores a serem somados, passará como parâmetro para a função “somar”, essa função retornará o valor da soma, que será imprimido na tela. Note que nessa função é alterado o valor da variavel local “a” para 1. Na ultima parte da função principal, e imprimido o valor de a, que permanece o mesmo valor do digitado, já que se trata de uma variavel diferente.

Passagem de parâmetro por referencia

Diferente dos parâmetros explicados anteriormente, na passagem de parâmetros por referencia a função recebe o endereço da posição na memória da variável passada, fazendo com que o parâmetro se torne um “ponteiro”.

Exemplo:

No programa acima, temos a declaração de um parâmetro com “*” antes, isso indica que aquela variável é um ponteiro, e que quando a função for chamada, deverá ser passado o endereço de memória da variável, e não o valor dela.

Se o valor de “b” for alterado dentro da função “somar”, ele será alterado dentro da função “main” também será alterado.

O resultado da execução do programa acima será:

Exercicios:

1)Construa um programa utilizando funções que sirva para somar 2 números lidos do teclado.

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

void somar(); // declaração da função

main()//função principal do programa

{

somar(); //chamada da função de soma

}

void somar()//função para fazer a soma de dois numeros

{

int a, b, soma = 0; ;//declaração de variaveis

printf("Digite o primeiro numero a ser somado: \n");");//exibindo instruções ao usuario

scanf("%d", &a); );//lendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com