TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens da Aplicação do Sistema Integrado ERP

Por:   •  26/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.935 Palavras (24 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 24

   AS VANTAGENS DA APLICAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO ERP[a]

Gustavo Viana Calderaro Nogueira[1]

Bruno Roberto[2][b]

RESUMO

Os sistemas integrados ERP têm mostrado grande importância no dia a dia das empresas. Esses sistemas vêm sendo apresentados como solução para a maioria dos problemas empresariais. São sistemas que têm a capacidade de integrar todas as informações que fluem pela empresa por intermédio de uma base de dados única, e também o sistema ERP pode aumentar o nível de produtividade da empresa fazendo com que possibilite que as organizações consigam atender muito mais clientes e diminuir o tempo de conclusão das atividades realizadas. A literatura relacionada a esse assunto aborda uma série de resultados positivos. Porém existem também as dificuldades que esse sistema pode enfrentar e também ocorre uma profundidade muito grande de mudanças a serem realizadas para obter benefícios que não apresentam clareza às empresas, um exemplo disso são as organizações de pequeno porte onde não possuem tantos recursos para investimento em tecnologia. Através de uma revisão literária, este artigo tem como problema de pesquisa: Quais as principais vantagens da aplicação do sistema ERP? E como objetivo geral discutir as diversas formas de como realizar a implementação do sistema de gestão ERP de forma ideal, investigando-se os principais requisitos e também buscando-se o perfil organizacional ideal para a realização dessa aplicação.

Palavras-chave: Fluxo de trabalho. Perfil Organizacional. Produtividade. Sistemas de Informação. Sistemas integrados de gestão.

1 INTRODUÇÃO

O intuito desta revisão é mostrar a importância que os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) têm para a área de Tecnologia da Informação vinculado ao ramo empresarial relacionado a forma de gerenciar as informações e o controle de dados que cada funcionário da empresa pode acessar. Afinal existem várias justificativas que podem explicar a importância das empresas adotarem o sistema ERP, são elas: (MENDES; ESCRIVÃO FILHO, 2002).[c]

(i) Integrando Processos: O sistema ERP faz com que a informação da empresa fique centralizada em um único software. Permitindo aos gestores terem controle de todos os processos para a tomada de decisões; (ii) Melhorar Processos: Um dos fatores que esse sistema pode trazer melhorias é em relação a redução no tempo, entre os pedidos e a entrega até o cliente; (iii) Segurança nos dados: O sistema pode ajudar a reduzir os riscos de ataques virtuais e de perda de informações por conta da má utilização do sistema; (iv) Aumento de produtividade: O sistema ajuda a reduzir o tempo de conclusão e aumentar a produtividade. Um exemplo disso é o setor de vendas, no qual poderá atender muito mais clientes com a ajuda de um sistema que já mostra tudo que eles precisam saber para realizar as vendas com mais facilidade.

O Sistema Integrado ERP que na sua tradução significa Sistema de planejamento de Recursos Empresariais trata-se de um sistema, no qual é utilizado para interligar todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A interligação pode ser vista sob a perspectiva funcional e sob a perspectiva sistêmica.

Porém implementar um sistema ERP tem sido um problema. A implantação de um ERP tem sido problemática por duas razões: a empresa não faz antes as escolhas estratégicas para configurar os sistemas e os processos e a implantação escapa do controle da empresa. Muitas empresas se encaram como um projeto de tecnologia e não como um projeto empresarial. Além desses fatores, a alta direção deve estar comprometida e envolvida na implantação, indicando prioridades estratégicas e vinculando controles e incentivos para os envolvidos no sucesso do projeto.

Por conseguinte, quais as principais vantagens da aplicação do sistema ERP?

A implantação desse sistema refere-se a mudanças nos processos, suportados por um ERP e não por um pacote de informática. É um trabalho de reengenharia de alto impacto em toda a organização.

Com a finalidade de refletir sobre esta questão tem-se como objetivo geral: Discutir os principais requisitos para o sistema ERP se encaixar no modelo de planejamento do fluxo de trabalho das empresas. Como objetivo específico teve-se: (i) Conceituar o Sistema ERP; (ii) Estudar o perfil organizacional ideal para a aplicação do sistema ERP e (iii) Discutir as principais vantagens da aplicação do sistema ERP.[d]

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Metodologia

Para a seleção de produções foi realizada pesquisa nas base de dados eletrônicos: google acadêmico, SCIELO e CAPAES, utilizando as palavras-chaves: “sistema ERP”, “vantagens do sistema ERP” e “sistemas erp relacionados ao fluxo de trabalho”.

Após esta etapa, foi realizada a leitura dos artigos pelos resumos para fazer a inclusão dos artigos que tinham relação ou respondiam ao tema, foram adicionados artigos publicados no período de 24 anos, entre os anos de 1996 a 2020, e na etapa seguinte, foi realizada a leitura dos artigos pelos resumos para fazer a exclusão dos artigos que não tinham relação ou não respondiam ao tema e fora do período de 10 anos de publicação, e também foram excluídos artigos sobre empresa de grande porte.

Na etapa final, foram selecionados cinco artigos para análise que responderam à questão norteadora e também estavam de acordo com a data de publicação que foi estabelecida.

Quanto aos aspectos éticos deste estudo, por se tratar de uma pesquisa com dados abertos disponíveis em plataformas de acesso público e foi decidido também não incluir pesquisa de campo.[e]

2.1 Resultados e Discussão

Para Oliveira (2001, p. 23), “[...] sistema é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”.

Os sistemas de gestão empresarial, na forma ERP (Entreprise Resource Planning), são considerados como uma ferramenta de Tecnologia da Informação (TI), no qual realiza o gerenciamento das informações, voltado ao seu processamento de forma conveniente, transparente, íntegra e confiável (COSTA, 2009; SACCOL et al., 2003).

O sistema ERP se trata de uma tecnologia comercial que tem o objetivo de organizar, padronizar e integrar as informações transacionais que circulam pelas organizações. Esses sistemas podem permitir o acesso a informação de uma forma segura em uma base de dados centralizada em tempo real (DAVENPORT, 1998). Possuem uma estrutura modular, no qual são aplicadas as melhores práticas do mercado nos principais processos de negócios das empresas como:  contabilidade, financeiro, setor comercial, planejamento e controle de produção, recursos humanos, e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com