TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INDIVIDUAL FGV

Por:   •  13/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 5

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas-1019-9-_1

Módulo: MBA_GEESMBAEAD

Aluno: Bruno Campos Lima

Turma: 24_07102019_1

Introdução

A diversidade de pessoas do nosso cotidiano faz com que nos relacionamos com pessoas de diversas culturas, religiões, formaçado acadêmica e educação. Com o avanço da tecnologia as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras, por isso os líderes atuais devem encontrar um estilo que atenda a necessidade de estar mais próximo de seu subordinado buscando motivá-lo quando preciso, e ser um facilitador para suas tarefas diárias. Segundo Johann (2013), o líder tem como principal objetivo influenciar positivamente os colaboradores, deixando a antiga visão de que apenas o gestor detém o poder.

De acordo com Johann (2013), a motivação é o ponto de partida que faz a pessoa evoluir um determinado comportamento, logo, se transferimos para o contexto organizacional, a motivação é o processo que o líder estimula o subordinado para que ele alcance os objetivos ou desejos, e essa realização será conectada com um comportamento ou meta da empresa.

Conforme Vergara (2009), ser um líder requer humildade para aprender com os erros e os colaboradores. Todos os dias um líder irá lidar com indíviduos e grupos, e dessa forma terá que mobilizar a todos para que busquem um objetivo em comum com a empresa.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Conforme Mello (2010), temos diversos estilos de liderança no ambiente corporativo hoje em dia.

  1. Coercitivo: A Coerção é compreendida pela ação de compelir alguém a fazer ou não fazer determinada tarefa. Este tipo de líder busca punir o colaborador podendo ser uma simples advertência, suspensão ou desligamento. Busca apenas o resultado, é o tipo mais comum nas empresas, é o tipo de liderança impessoal, distante da sua equipe.

Vantagens: Em situações de emergências pode funcionar, com o objetivo de “Eu mando e vocês obedecem”.

Desvantagens: Falta de confiança de sua equipe, reduzindo assim a liberdade para a equipe conseguir criar e inovar e não sabe fazer críticas construtivas.

  1. Democrático: Segundo Chiavenato (2009), o líder democrático é aquele que estimula seus colaboradores, e entende que seus liderados não necessitam de supervisão, sendo assim, a equipe tem liberdade para expor suas ideias e agregar como um todo para evolução da equipe e da empresa.

Vantagens: Criação de futuros líderes, ideia de que todos são donos do negócio e líder facilitador.

Desvantagens: Líder pode ser indeciso, evita riscos e pode fugir de conflitos.

  1. Autoritário: De acordo com Maximiano (2007), a liderança autoritária busca concentrar todo o poder de decisão para ele, faz a delegação das tarefas aos seus subordinados, busca motivar e influenciar as pessoas realizarem determinada tarefa, porém age com arrogância e inflexibilidade.

Vantagens: Possui rápida tomada de decisão, alta produtividade e simplifica os processos.

Desvantagens: Realiza duras cobranças com que não apresenta resultados, tipo de liderança responsável por criar muito stress e tensão entre o grupo.

  1. Marcador de Ritmo: Mello (2010), diz que são líderes de alto desempenho, voltado a resultados, porém sua equipe nem sempre consegue o acompanhar, podendo ocasionar impaciência com os subordinados. Lidera pelo exemplo, apresenta características que “qualquer empresa gostaria de ter”, pois se o líder faz melhor e mais rápido, se entende que os colaboradores irão acompanha-lo.

Vantagens: Funciona bem quando encontra uma equipe do “mesmo nível” que o líder, que necessite de pouca orientação.

Desvantagens: Profissionais com pouca experiência não conseguem evoluir, ficando desmotivados e comprometendo a operação.

  1. Paternal: A Liderança paternalista de acordo com Lacombe e Heilborn (2003), é uma liderança que evita qualquer tipo de conflito em grupo, que busca um relacionamento amável, o líder é amável com seus subordinados. Este tipo de líder coloca as necessidades das pessoas em primeiro lugar.

Vantagens: Consegue engajar e motivar sua equipe, para ela focar nas tarefas, cria um tipo de ambiente familiar, fazendo com que os colaboradores sintam se importantes.

Desvantagens: Não constrói críticas construtivas aos seus colaboradores e a equipe fica dependente do líder.

  1. Treinador: Uma liderança focada em relacionamento, e que busca desenvolver as pessoas, seu maior ponto forte, gosta de compartilhar informações e boas práticas. Promove feedbacks espontâneos, porém sem fundamentos profundos, afim de fazer ajustes nos comportamentos de seus colaboradores.

Vantagens: Consegue identificar pontos fortes e fracos nas pessoas e não enxerga obstáculos difíceis, encara todos com muita firmeza.

Desvantagens: Entende que treinamento é melhor que uma conversa franca e construtiva.

  1. Centralizador: O líder centralizador, é aquele que normalmente está sendo líder pela primeira vez na carreira. Geralmente toma decisões sem consultar a equipe, e não consegue delegar as tarefas. Consegue ter uma boa performance quando tem uma equipe que possui baixa maturidade.

Vantagens: Para equipe com jovens pode ter ótima performance e pode ser utilizado em momentos de emergência.

Desvantagens: Não consegue delegar, pode ter sobrecarga de tarefas e desmotivar sua equipe.

  1. Liberal: Conforme Chiavenato (2005), a liderança liberal faz com que a equipe detenha total liberdade para trabalhar e realizar as tarefas. A participação do líder é mínima nesse modelo de liderança, geralmente os indivíduos subordinanos a essa liderança não tem uma alta produtividade, são individualistas e não tem muito respeito ao líder.

Vantagens: Quando os funcionários são experientes e maturo esse modelo performa bem, o líder pode focar em troca de conhecimento com seus subordinados.

Desvantagens: Pode acontecer problemas na produtividade, desagregação do grupo e atraso na entrega de atividades.

  1. Inspirador: Peters (2013), afirma que um líder inspirador raramente irá dar ordens, porque seus liderados são atraídos pelo líder e estão dispostos a realizar qualquer tipo de tarefa. Performa muito bem com equipe motivadas e que buscam crescer profissionalmente.

Vantagens: Age com ética, é justo com seus colaboradores e é um ótimo facilitador.

Desvantagens: Pode entrar em conflito com subordinados que tenham um a personalidade forte, ou profissionais experientes.

  1. Visionário: De acordo com Cavalcanti (2009), um líder visionário está sempre em busca de talentos pois tem facilidade de reconhece-los, busca despertar em seu grupo visão de futuro para a empresa que trabalham, enxerga além da tarefa que é destinada a ele.

Vantagens: Facilidade com projetos de longo prazo.

Desvantagens: Projeto de curto prazo podem ser um problema e como nossa cultura é de imediatismo, não consegue manter a equipe constatemente motivada.

Considerações finais

Os Perfis de liderança apresentado nessa atividade, temos que encara-las como perfis que tem pontos positivos e negativos, sendo assim os novos perfis de líderes das organizações devem possuir habilidades, skills e qualificações diversificadas para conseguirem liderar, qualquer tipo de equipe existente no mercado, logo, se necessário  adaptar se as demandas do mercado.

Chego a conclusão, que não temos um fórmula que diga qual a melhor forma de liderar uma equipe, em muitas situações os líderes terão que realizar uma análise e se necessário, rever seus pontos positivios e negativos para buscarem o melhor equilíbrio com a liderança que está praticando, para alcançar os resultados traçados pela organização.

Referências bibliográficas

CAVALCANTI, V. L. Liderança e motivação. 3. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

CHIAVENATO, I. A Administração nos novos tempos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier Campus, 2005.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

JOHANN, Sílvio Luiz. Comportamento Organizacional. 1. Ed. São Paulo: Saravaia, 2013.

LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MELLO, F.B. Conheça os perfis de liderança mais comuns. 03 de agosto de 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-liderança-mais-comuns/. Acessado em 09 de novembro de 2019.

PETERS, T. J. Prosperando no caos. São Paulo: Habra, 2013.

VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.tamento Organizacional. 1. ed. São Paulo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (967.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com