TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BUBBLE BUNCH: APLICAÇÃO PARA DETECÇÃO DE AGLOMERADOS EM ROTAS DE ÔNIBUS

Por:   •  7/3/2019  •  Monografia  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Título

BUBBLE BUNCH: APLICAÇÃO PARA DETECÇÃO DE AGLOMERADOS EM ROTAS DE ÔNIBUS

Modalidade

Portfólio de projeto(s)

Orientador

Prof. Dr. Carlos Eduardo Santos Pires

Resumo

Atrasos e superlotação são algumas insatisfações diárias de quem faz uso de transporte público. Uma das causas disso são os aglomerados de ônibus, que ocorrem quando vários ônibus executam a mesma rota juntos, ocasionando aumento no tempo de espera e concentração de passageiros nas paradas. Com foco neste problema, este projeto visa o desenvolvimento de uma aplicação capaz de detectar e exibir a ocorrência desses aglomerados de ônibus, usando dados de GPS dos ônibus de uma cidade, fornecidos pelas empresas de transporte e coletados em tempo real. Com essa aplicação, as empresas poderão monitorar as suas frotas de ônibus e identificar, por exemplo, irregularidades nos serviços oferecidos, como ônibus fora de rota e/ou horário, e tomar decisões de forma ágil, a fim de melhorar ou manter a eficiência de seus serviços, como garantir que ônibus sigam os cronogramas corretamente, e assim, torná-los confiáveis e atrativos à população.

Problema

O Brasil teve o seu processo de industrialização ocorrendo de forma tardia e em uma velocidade bastante elevada, assim como aconteceu na ampla maioria dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. O que sempre se viu na história das cidades brasileiras foi uma grande massa de trabalhadores deslocando-se através de ônibus lotados em grandes distâncias (UOL, MUNDO EDUCAÇÃO). Apesar de ser um serviço acessível à todos, que contribui na redução de congestionamentos, emissão de gases e consumo de energia, por exemplo, ainda é algo que precisa de muito planejamento para atender as pessoas com a qualidade necessitada.

Em um ambiente estocástico como é o trânsito nas cidades grandes, atrasos nos cronogramas dos ônibus são quase que inevitáveis. Uma das principais preocupações das empresas de transporte, os aglomerados de ônibus (em inglês, bus bunching), ocorre quando vários ônibus executam a mesma rota juntos, chegando em um espaço de tempo muito curto na mesma parada (FEI & FIGLIOZZI, 2011) (DIAB et al., 2016). Esse problema relaciona-se diretamente com horários de pico, acidentes de trânsito, poucos recursos para suprir grandes demandas, desvio do horário programado e também cortes de veículos e rotas.

Devido a complexidade da ocorrência dos aglomerados, sendo o mesmo um problema cíclico, faz-se necessária a intervenção das empresas de transporte para buscar soluções. Por exemplo, um pequeno atraso ou congestionamento aumenta o número de pessoas nos pontos. Um ônibus por sua vez, permanece mais tempo na parada pegando todos esses passageiros e, enquanto este transita superlotado, o próximo a vir seguirá rápido e vazio, e eventualmente um ônibus irá alcançar o outro em algum momento, assim formando o aglomerado (MOREIRA-MATIAS et al., 2016) (MUNIZAGA et al., 2018). Esse cenário provocará um acréscimo no tempo de espera dos passageiros por um ônibus em outros pontos e uma distribuição irregular nos veículos, evidenciando um desperdício de recurso e refletindo um serviço sem credibilidade à população.

Com a possibilidade de detectar e exibir a ocorrência de aglomerados, poderia ser fornecido às empresas de ônibus uma ferramenta para compreender como ocorrem os mesmos. Partindo disso, monitorar certas condições, tais como, em quais horários, dias e lugares os aglomerados acontecem, ou com que frequência, abrirá espaço para as empresas resolverem problemas como cronogramas atrasados ou logística interna de forma ágil. Por fim, seria possível melhorar a eficiência e confiabilidade do serviço oferecido à população e talvez até contribuir sustentavelmente para a cidade fazendo mais pessoas optarem pelo transporte público.

Objetivos

O objetivo deste projeto, ao longo do semestre, é desenvolver uma aplicação em plataforma Web de forma que seja capaz de detectar e exibir a ocorrência de aglomerados de ônibus em tempo real, usando dados fornecidos por empresas de ônibus, tais como, URBS[1] e SPTrans[2].

A aplicação funcionará como uma extensão de uma ferramenta já existente, chamada OndeBUS, desenvolvida em plataforma Web, na linguagem Java, que mostra a jornada dos ônibus em tempo real no mapa, usando dados pré-processados a partir de GPS[3] e GTFS[4] fornecidos pelas empresas de ônibus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com