TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloud COMPUTING - UMA VISAO GERAL

Por:   •  13/2/2017  •  Artigo  •  3.422 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

CEFET/MG - CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

AADSI-5 - TURMA 1/2011

Computação em nuvem - Cloud Computing

Resumo. A computação em nuvem ou (Cloud Computing em Inglês), é uma tecnologia baseada na utilização de memórias e poder de processamento de servidores interligados pela internet.

O surgimento da cloud Computing é uma tendência recente principalmente para diminuir o custo com infra-estrutura nas grandes empresas, que possuem servidores espalhados pelo mundo. Com a expansão da tecnologia foi a vez das empresas de médio porte também enxergarem as possibilidades de redução de custos com infra-estrutura e acima de tudo a eficiência na disponibilidade de dados e segurança da informação.  

A abordagem inicial parte do principio de que toda infra-estrutura de TI, que antes era um ativo da empresa passa agora para a internet ficando acessível de qualquer lugar do mundo. Neste estudo devemos abordar os pontos positivos e negativos desta tecnologia as principais aplicações, os desafios e tendências de mercado, para este processo de concentração dos sistemas na grande nuvem de computadores chamada Internet.

Palavras-chave:Cloud Computing, Computação em nuvem,Virtualização, Serviços

1. INTRODUÇÃO 

A abordagem inicial parte do principio de que toda infra-estrutura de TI, que antes era um ativo da empresa passa agora para a internet ficando acessível de qualquer lugar do mundo. Neste estudo devemos abordar os pontos positivos e negativos desta tecnologia as principais aplicações, os desafios e tendências de mercado, para este processo de concentração dos sistemas na grande nuvem de computadores chamada Internet.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. COMPUTAÇÃO EM NUVEM 

O termo computação em nuvem se originou a partir do símbolo da nuvem que é geralmente usado por fluxogramas e diagramas para simbolizar a internet.  Kevin Mark do Google definiu a Cloud Computing assim: “Vem desde os primeiros dias da internet onde a rede foi desenhada como uma nuvem que não importa de onde vêm as mensagens a nuvem a esconde de nós”.

O principio por trás da computação em nuvem é que, qualquer computador conectado a internet está ligada ao mesmo grupo de poder de computação, aplicativos e arquivos.  Os usuários podem acessar seus arquivos pessoais como foto, musica e vídeo em servidores remotos em vez de ficar carregando pen-drives ou discos externos. Hoje diversos usuários já utilizam algum tipo de computação em nuvem mesmo sem saber.

Com a computação em nuvem, a rede passa a concentrar desde sistemas utilizados em larga escala, mas também aplicativos desenhados exclusivamente para o mundo corporativo. Este formato proposto pela cloud computing mantém uma linha tênue entre conceitos já existentes como Virtualização, Utility Computing e Grid Computing. Dessa forma podemos considerar que a computação em nuvem na verdade é uma união de tecnologias. No entanto o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) desenvolveu uma definição clara do que se pode entender como computação em nuvem: “Cloud computing é um modelo para permitir que conveniente o acesso à rede on-demand para um pool compartilhado de recursos computacionais configuráveis ​​(por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente fornecidos e liberados com o esforço de gerenciamento mínimo ou interação com o provedor de serviço. " ( NIST – Special Publication 800-145).

        Foi identificado que diversos autores utilizam a comparação com serviços básicos como fornecimento de água, eletricidade e tratamento de esgotos para exemplificar a forma de concessão e entrega de serviços de fornecedores de solução de Cloud Computing. Neste caso o proprietário é o responsável  por manter todo o ambiente funcional, manter backups, geradores de energia para que o serviço não fique indisponível para os usuários. Empresas como o Google, Yahoo, IBM que disponibilizam para seus usuários algum tipo de solução em nuvem determinam padrões de SLA (Service Level Agreement), ver quadro 01. para determinar quanto tempo o sistema ficou disponível ou indisponível para os usuários em um período de tempo que pode ser em horas, dias ou meses.

Quadro 1.  Quadro de disponibilidade dos serviços do Google

Monthly Uptime Percentage

Dias de créditos de serviços
para clientes Google APPs

< 99.9% - >= 99.0%

3

< 99.0% - >= 95.0%

7

< 95.0%

15

Usando a Google como exemplo a empresa garante para clientes dos serviços Google Docs e Drive, Google Groups, Google Sites, Google Apps uma disponibilidade de 99,9 % de operacionalidade.

Dos pontos negativos a serem destacados para a computação em nuvem, o crescente ataques de hackers, ameaçam  a reduzir a velocidade em que as empresas vão aderir ao serviço. Segundo Esteve Hodginkson  "Muitas empresas têm reservas quanto à segurança da computação em nuvem devido à arquitetura para múltiplos inquilinos e ao fato de que os provedores de serviços em nuvem serem os grandes alvos",

        Por outro lado grandes Datacenters estão investindo cada vez mais em segurança para garantir que os dados dos seus clientes não sejam explorados por hackers. Especialistas garantem que, a segurança quando instalada no Hardware oferece mais proteção do que o software protegido, por isso fabricantes de chips como Intel e AMD estão investindo cada vez mais nos chips de computadores para reforçar seus sistemas de autenticação.        

        Com a crescente demanda mundial por tecnologia, um dos fatores que fortalecem a computação em nuvem é a facilidade de aumentar ou diminuir recursos de acordo com a sua necessidade. O amplo acesso as medições realizadas, quantidade de banda, recursos de memória e processamento consumidos pelos usuários, oferecem aos administradores uma maior realidade do que recursos estão ociosos e são realmente utilizáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (314.8 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com