TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cluster Computação Aglomerada

Por:   •  23/8/2016  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Cluster é o nome que se da para um sistema montado com mais de 1 computador, com o objetivo de distribuir os processos entre eles como se fossem um só. Cada computador ligado ao sistema recebe o nome de nó ou nodo, todos os computadores devem estar conectados para formarem uma rede, uma boa rede é uma que permita a retirada ou o acrescimo de um nó sem que pare o sistema, podendo então ser feito reparos ou troca de computadores.É possível realizar atividades que até então somente computadores de altas performance poderiam fazer.

Cluster Beowulf: Trata-se de um padrão disponibilizado pela NASA em 1994.

características: entre os nós é preciso ao menos um que atue como Front-end (Nó mestre) que exerce o controle sobre os demais. As outras maquinas são chamadas de back-and (nó escravo). Há possibilidades de existir mais de um nó mestre, para que cada um execute uma tarefa especifica como monitoramento.

Cluster Alto desempenho: Cluster de alto desempenho é direcionado para aplicações que necessitam um alto nível de processamento, sistemas utilizados em pesquisa cientifica podem se beneficiar desse tipo de cluster, por necessitarem analisar uma grande variedade de dados rapidamente e realizar cálculos complexos. O foco deste tipo de cluster é permitir que o processamento forneça resultados da forma mais rápida possível.

Cluster de alta disponibilidade: O foco deste tipo de cluster é manter a aplicação funcionando a todo momento, por isso, não é aceitável que o sistema pare de funcionar e se parar, deve ser pelo menor tempo possível. Sistemas críticos podem se beneficiar desse tipo, pois eles precisam funcionar 99% do tempo, como banco de dados.

Cluster de balanceamento de carga: Nesse cluster, as tarefas são distribuídas da forma mais uniforme possível entre os nós, o foco é fazer com que cada computador atenda a uma requisição e não necessariamente que dividam a tarefas com as outras maquinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com