TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  27/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto integrado multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas

PROJETO DE REDES

COMPROVANTA DE ENTREGA: f1ac4e1d-886e-4425-ab6b-cbb08b727772

MAUÁ

2020


PROJETO DE REDES

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Projeto Integrado Multidisciplinar para a Obtenção do título de graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.

Orientador: Prof. Me. Rodrigo Rodrigues

MAUÁ

2020

RESUMO

        O projeto proposto tem como finalidade a interconexão da rede de computadores da agência de marketing digital 2SHOW.IE e seu parceiro do segmento de publicidade, usando como base as disciplinas: Fundamentos de Rede de Computadores, Matemática para Computadores, Metodologia Científica e Ética e Legislação Profissional. Com isso o objetivo é desenvolver na prática os conhecimentos teóricos adquiridos, praticar a realização de pesquisas científicas, bem como adquirir conhecimento e aplicar na elaboração dos seus trabalhos conclusivos as técnicas e as metodologias de produção científicas.

ABSTRACT

The proposed project aims to interconnect the computer network of the digital marketing agency 2SHOW.IE and its partner in the advertising segment, based on the disciplines: Computer Network Fundamentals, Computer Mathematics, Scientific Methodology and Ethics and Legislation Professional. With this, the objective is to develop the theoretical knowledge acquired in practice, practice scientific research, as well as acquire knowledge and apply scientific production techniques and methodologies to the elaboration of their conclusive works.


Sumário

INDRODUÇÃO        5

1 PROJETO        7

1.1 ESCRITÓRIO DA MATRIZ        7

1.2 ESCRITÓRIO FILIAL        8

2 REDES DE COMPUTADORES        8

3 ARQUITETURA E TOPOLOGIA DA REDE        9

3.1 TOPOLOGIAS FÍSICA DA REDE        9

3.2 ARQUITETURA DE REDES LOCAIS        10

1.1        CONCENTRADORES DE REDE        11

3.3.1 HUBS        11

3.3.2 SWITCHS        11

3.4 ROTEADORES        12

3.4 OUTROS EQUIPAMENTOS DE REDE        12

4 MEIOS FÍSICOS DE TRASMISSÃO        13

4.1 PAR TRANÇADO        13

4.2 FIBRAS ÓTICA        13

5 ENDEREÇAMENTO LÓGICO        14

5.1SUBE REDES MATRIZ        14

5.2 SUBEREDE FILIAL        15

5.1 TOPOLOGIA FÍSICA        16

CONCLUSÃO        17

INDRODUÇÃO

 A necessidade por busca de novos parceiros e negócios faz com que as empresas fiquem espalhadas por varias partes do mundo, por exemplo, a matriz pode estar em São Paulo e ter uma filial em Tóquio no Japão, e sem o auxilio da tecnologia a comunicação entre elas seria quase impossível.  A busca pelo desenvolvimento de tecnologias, que diminua pelo menos em partes essa distância, conta com a colaboração e empenho de diversas empresas e organizações profissionais, uma das que podemos citar é a IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) que foi formada em 1963, e é responsável pela normalização e padronização dos dispositivos elétricos e eletrônicos.

Esse projeto apresenta a empresas 2SHOW.IE, que pretende expandir seus negócios por meio de parceiros geograficamente distantes, utilizando a tecnologia de redes de computadores. Entenderemos a dificuldade encontrada pela empresa e sua filial, observaremos do que são constituídos os dois parques tecnológicos em separados e a necessidade de mudança quando esses estiverem interligados por uma rede.

Discutiremos os rápidos avanços da tecnologia utilizada, com uma atenção mais direcionada a segurança da informação, com o que se espera dos clientes da rede, quais são as sua responsabilidade com o uso da rede sem o devido discernimento, para essa fundamentação nos basearemos nos conceitos e métodos apresentados na disciplina de ética e legislação profissional.

Abordaremos em seguida o conceito de arquitetura e topologia de rede, os tipos existentes de topologias física, a arquitetura de rede, inserindo o conceito de Ethernet e suas características como, por exemplo, as velocidades aplicadas. Falaremos dos concentradores, roteadores, servidores e dos meios físicos de transmissão utilizados e aplicados no projeto bem como suas características particulares.

Finalizando o projeto com as técnicas de endereçamento, o conceito de subendereçamento e suas finalidades, serão demostrados com o auxílio da matéria de matemática para computadores.

 


1 PROJETO

A 2SHOW.IE é uma agência de marketing digital que surgiu da ideia de agregar, transformar, unir e criar conteúdos, por meio de mídias e plataformas digitais contemporâneas, no último trimestre, a partir de excelentes resultados, e do aumento da carteira de clientes e serviços, expandiu seu escritório por meio de um parceiro do segmento de publicidade, ampliando os seus serviços de mídia, gamificação, redes sociais, criação e desenvolvimento de Web design, marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO), Pagamento Por Cliente (PPC), entre outros.

Devido a expansão física e de serviços, foi necessário a interconexão de rede, de forma que os dispositivos ativos (hosts), localizados fisicamente no escritório da matriz, possam se comunicar com os dispositivos ativos (hosts), da filial, a fim de compartilhar as informações e os serviços entre os seus colaboradores/usuários.

1.1 ESCRITÓRIO DA MATRIZ

O parque tecnológico da 2SHOW.IE (matriz), e constituído de:

  • 1 (um) servidor responsável por manter os serviços de: Domain Name System (DNS), arquivos dos usuários, serviços de diretórios (Microsoft Active Diretory: AD), serviços de impressão, Microsoft Project Server e o antivírus: Kaspersky (end point);
  • 1 (um) servidor responsável por manter softwares e aplicativos de monitoramento de performance, rotinas e pesquisas através da internet;
  • 1 (um) servidor de páginas da internet rodando sob o Microsoft Internet Information Server (Microsoft IIS);
  • 35 (trinta e cinco) estações de trabalho (hosts) divididas entre desktops e notebooks;
  • 5 (cinco) impressoras multifuncionais em rede;
  • 1 (um) Access Point (AP).

1.2 ESCRITÓRIO FILIAL

O parque tecnológico da filial e constituído de:

  • 1 (um) servidor responsável por manter os serviços: arquivo dos usuários e servidor de impressão;
  • 20 (vinte) estações de trabalho (hosts) distribuídas entre desktops e notebooks;
  • 3 (três) impressor multifuncionais em rede;
  • 1 (um) Access Point (AP).

2 REDES DE COMPUTADORES

 Os principais motivos que levaram a o surgimento e evolução da rede de computadores foram a necessidade rápida de trocas de informação, e o compartilhamento de arquivos entre os diferentes departamentos com um baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com