TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  18/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leticia Mantovani da Silva (RA 2176976)

Sistema em C para cadastrar pacientes diagnosticados com covid-19

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sistema em C para cadastrar pacientes diagnosticados com covid-19

Projeto multidisciplinar para o desenvolvimento e aplicações dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no segundo bimestre vigente no 2° semestre do curso de Análise e desenvolvimento de sistemas na instituição de ensino Universidade paulista

- UNIP EaD.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        6
  2. ENGENHARIA DE SOFTWARE        7
  1. Metodologia        7
  1. Metodologia cascata        7
  1. Requisitos        9
  1. Requisito funcional        10

2.1.2 Requisito não funcional        11

  1. DESENVOLVIMENTO        11
  1. Linguagem C        12
  2. Funcionamento do sistema        13
  3. Arquivos        18
  4. Execução do sistema        19
  5. Fluxograma        21
  1. CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS        23

Este projeto tem como o principal objetivo, desenvolver um sistema em linguagem C que poderá ser utilizado em hospitais com a função de cadastrar pacientes que foram diagnosticados com o covid-19 e precisam de acompanhamento médico no período de internação.

É necessário alinhar o uso da tecnologia com a situação global para identificação e rastreamento das pessoas contaminadas com o vírus. Devido a crise humanitária de saúde, fica evidente a importância da tecnologia, no qual muitos governos ao redor do mundo estão a utilizando para capacitação de informações sobre a propagação do vírus e ajudar os profissionais de saúde no combate da pandemia.

Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados os conceitos e conhecimentos das disciplinas de Linguagem e Técnicas de Programação e Engenharia de Software I.

Palavras-chaves: Covid-19, Monitoramento, Tecnologia, Crise, Pandemia, Linguagem C.

The main goal of this project is to develop a system in C language that can be used in hospitals to register patients who have been diagnosed with covid-19 and need medical follow-up during their hospital stay.

It is necessary to align the use of technology with the global situation for identifying and tracking people infected with the virus. Due to the humanitarian health crisis, the importance of technology is evident, and many governments around the world are using it to provide information about the spread of the virus and help health professionals fight the pandemic.

To develop the project, the concepts and knowledge from the subjects Programming Languages and Techniques and Software Engineering I were used.

Keywords: Language C, System, Covid-19, Monitoring, Health Professionals, Pandemic.

  1. INTRODUÇÃO

Devido a pandemia global de covid-19 e o aumento de casos de contaminação, urgiu a necessidade da implementação de um programa operacional para cadastrar pacientes diagnosticados com corona vírus nos quais que necessitam de acompanhamento médico. Como pouco se sabe ainda sobre a corona vírus, muitos órgãos de saúde no mundo estão procurando ajuda da tecnologia para obter dados, devido a grande proporção de infecção do vírus. Com tais dados, permite-se um maior conhecimento e controle sobre a doença, possibilitando criar planos de ações e estudos para luta e prevenção do vírus.

O programa ainda poderá enviar dados e informações desses pacientes para a Secretária de Saúde, assim, permitindo um maior controle no combate à doença.

No decorrer do desenvolvimento deste projeto, aprendemos a associar a tecnologia e a saúde, utilizando os conceitos das disciplinas e a reflexão da atual situação epidemiológica, onde foi possível ter uma base para implementação de uma metodologia na criação deste sistema.

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema em linguagem C que poderá ser utilizado em hospitais com a função de cadastrar pacientes que foram diagnosticados com o covid-19 e precisam de acompanhamento médico no período de internação.

  1. ENGENHARIA DE SOFTWARE

Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões de projeto de software, processo de software e qualidade de software. Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. Fora isso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema computacional de qualidade e que atenda às necessidades de um requisitante de software.

  1. Metodologia

As metodologias de desenvolvimento de software consistem, basicamente, no conjunto de abordagens que podem ser utilizadas para a criação de sistemas de processamento de dados.

O sucesso de qualquer projeto voltado à elaboração de software depende diretamente da escolha da metodologia mais adequada.

Para garantir mais eficiência em todo o desenvolvimento, cabe ao responsável pela equipe conhecer as diferentes metodologias disponíveis e optar por aquela que seja melhor para o seu caso.

É evidente que cada método possui vantagens e desvantagens, por isso é indispensável conhecer as metas, os objetivos, prazos e orçamentos envolvidos no projeto para determinar qual é a abordagem mais alinhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (514.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com