TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

Curso Superior de Tecnologia em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

CECÍLIA PERLES – RA 2286776

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

BEBEDOURO-SP

2022

CECÍLIA PERLES

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Trabalho apresentado como requisito do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Universidade Paulista – UNIP EAD.

BEBEDOURO – SP

2022

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar visa apresentar uma proposta à uma empresa fictícia para que sejam interligadas suas unidades matriz e sucursal para compartilhamento de informações e serviços entre os colaboradores, possibilitando sua expansão física e de serviços. Para isso foram analisadas as melhores possibilidades com base em estrutura de redes, respeitando as boas práticas e a ética profissional.

Palavras-chaves: Proposta. Estrutura de redes. Boas práticas. Ética.


ABSTRACT

This PIM aims to introduce a proposal to a fictitious company to interconnect the main and branch offices to interconnected the employees to share information and services, enabling its physical and service expansion. For this, the best possibilities were analyzed based on network structure, respecting good practices and professional ethics.

Keywords: Proposal. Network structure. Good practices. Professional ethics.

                SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

PROPOSTA        6

Empresa        6

Rede entre escritório matriz e sucursal        6

Arquitetura de rede escritório matriz e sucursal        7

Topologia física e topologia lógica        8

Endereço IP        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é oferecer, por meio de uma proposta técnica, uma solução à agência de marketing digital 2SHOW.IE para sua demanda de interconectar seus equipamentos de rede com seus pares na sucursal, a fim de compartilhar as informações e os serviços entre os colaboradores/usuários, possibilitando sua expansão física e de serviços.


PROPOSTA

Empresa

Para iniciar a proposta a ser ofertada à empresa 2SHOW.IE, é necessário que se verifique a atual estrutura dos escritórios. O escritório central conta com: 1 (um) servidor responsável por manter os serviços: DNS, arquivos dos usuários, serviço de diretórios (Microsoft Active Directory: AD), servidor de impressão, Microsoft Project Server e o antivírus: Kaspersky (endpoint); 1 (um) servidor responsável por manter softwares e aplicativos de monitoramento de performance, rotinas e pesquisas por meio da internet; 1 (um) servidor de páginas da internet rodando sob o Microsoft Internet Information Server (Microsoft); 35 (trinta e cinco) workstation (hosts) distribuídas entre desktops e notebooks; 5 (cinco) impressoras multifuncionais em rede; 1 (um) Access Point (AP).

Já sua sucursal conta com 1 (um) servidor responsável por manter os serviços: arquivos dos usuários e servidor de impressão; 20 (vinte) workstation (hosts) distribuídas entre desktops e notebooks; 3 (três) impressoras multifuncionais em rede; 1 (um) Access Point (AP).

Rede entre escritório matriz e sucursal

Inicialmente, insta consignar que entre as unidades haverá uma rede WAN, isto é, uma rede que conecta LANs situadas em diferentes áreas metropolitanas. Uma rede WAN é conceituada da seguinte maneira:

“Uma rede de longa distância (WAN) é a tecnologia que conecta os escritórios, datacenters, aplicações e armazenamento em nuvem em conjunto. Ela é chamada de rede de longa distância porque ultrapassa os limites de um único edifício ou de um grande campus para incluir várias localidades espalhadas por uma área geográfica específica ou mesmo pelo mundo. Por exemplo, os negócios com muitos escritórios de filiais internacionais usam uma WAN para conectar as redes dos escritórios. A maior rede WAN do mundo é a Internet, porque ela é uma coleção de muitas redes internacionais que se conectam entre si. Este artigo está focado nas WANs empresarias, no uso e em seus benefícios”. (AWS, 2022).

Para que se interliguem as unidades, o link de comunicação de dados a ser utilizado nesta rede WAN será um roteador, uma vez que este dispositivo é utilizado para conectar redes de longa distância, como no presente caso, em que o escritório principal e a sucursal distam entre si de aproximadamente 60 quilômetros.

Segundo o site Cisco, um roteador é um dispositivo que recebe e envia dados nas redes de computadores, conectando vários outros dispositivos de forma a criar uma rede, podendo conectar vários switches, e suas respectivas redes, para formar uma rede ainda maior.

Esta conexão será feita a partir de um meio físico, são elas: as fibras óticas. Em que pese ser referenciado Filippetti (2017, p. 56), a utilização de fibra padrão 10GBase-SR, com velocidade teórica de 10 Gbps, alcançando distância de até 80 km em fibra óptica multimodo, as fibras óticas monomodo são mais indicadas para a proposta apresentada à empresa 2SHOW.IE, uma vez que alcançam maiores distâncias, podendo chegar a 40 km ou mais sem prejudicar o sinal. Isto porque, as fibras monomodo possuem uma largura de banda significativamente maior do que a da fibra multimodo, possuindo uma taxa de transferência até duas vezes superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (95.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com