TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  31/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Aluno(a): Carolaine Sena de Carvalho

Matrícula: 2220191360

Disciplina: Segurança e Auditoria de Sistemas (IL10317)

Entrega da Avaliação - Trabalho da Disciplina [AVA 2]

SALVADOR/BA

2023

Entrega da Avaliação - Trabalho da Disciplina [AVA 2]

Conforme definido nos procedimentos para a elaboração do TD, fiz o acesso ao laboratório Criptografia e Segurança - Análise de Vulnerabilidade de Risco afim de realizar o experimento proposto.

Ao acessar o experimento, fui direcionada à tela inicial composta de dois campos, usuário e senha, para confirmar o acesso. Em seguida, ao logar com os dados do gestor, é necessário selecionar um dos três métodos de autentificação: senha, token e digital.

Ao selecionar a opção Senha, o experimento me direciona à tela de configurar regras de senha, disponibilizando cinco opções que devem ser selecionadas, ressaltando que, para prosseguir com o botão avançar, é necessário selecionar ao menos três requisitos.

Com todos os requisitos sinalizados, a tela muda ao avançar para o passo seguinte, tratando-se de Grupos de acesso. Nessa tela, há dois campos expostos: um referindo-se ao setor, subdivididos em Financeiro, Gestão e TI, e o segundo campo exibindo subpastas relacionadas a funções. Dessa maneira, é necessário pré-definir o acesso de cada setor a determinadas subpastas estabelecidas, afim de restringir o acesso de todos os funcionários à documentos que não correspondem ao seu papel.

Após concluir o tópico anterior, o experimento designa às permissões dos usuários, onde cada colaborador deve ser alocado a um setor, de acordo com o cargo preestabelecido.

Em seguida, sou direcionada à tela inicial de login, onde é permitido, no campo usuário, acessar com o login de um dos funcionários. Ao avançar, uma tela de redefinição de senha é exposta, sendo necessário o registro de uma nova senha dentro os requisitos que foram estabelecidos no início do experimento para prosseguir.

Ao finalizar o cadastro da nova senha, o termo de responsabilidade é exibido, permitindo que o funcionário tenha acesso às cláusulas do Termo Aditivo Temporário ao Contrato de Trabalho preposto pela empresa. Confirmando o termo, o funcionário consegue ter acesso às subpastas relacionadas ao seu cargo.

Em vias de curiosidades, a fim de utilizar os outros métodos de autentificação disponíveis, recomecei o experimento, mas ao selecionar na opção Token, uma janela de alerta surge no cabelhaço: "Método de autenticação não configurado e/ou indisponível por limitações operacionais da empresa". O mesmo se repete com a opção Digital, expondo o mesmo aviso retromencionado.

Sobre o experimento, inicialmente, foi possível absorver sobre a importância do cadastro de uma senha ao acessar uma rede, a fim de garantir a segurança das informações e dos recursos disponíveis nessa rede. A senha é um mecanismo fundamental de autenticação, que permite verificar a identidade do usuário e conceder acesso somente às pessoas autorizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com