TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios na Implementação de Metodologias Ágeis

Por:   •  17/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

Desafios na Implementação de Metodologias Ágeis

Joice Ferreira Passos¹

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Januária

CEP 39480-000 – Januária – MG – Brasil

joicepassos72@gmail.com¹

Abstract. Agile methodologies are the mainstay of most new software development companies today, methodologies such as SCRUM and XP are present in most product development processes but their implementation can be difficult with facts such as the need for software training. teams, customer adaptation to new ways of developing and spending on skilled hiring that can efficiently implement methodologies within the company.

Resumo. As metodologias ágeis são o carro chefe da maioria das novas empresas de desenvolvimento de software da atualidade, metodologias como o SCRUM e XP estão presentes na maioria dos processos de desenvolvimento de produtos mas sua implementação pode ser difícil contando com fatos como a necessidade de treinamento de equipes, adaptação do cliente às novas formas de desenvolver e os gastos em contratações habilitadas que possam implementar de forma eficiente as metodologias dentro da empresa.

1. Introdução

        As metodologias ágeis surgiram como uma resposta às chamadas metodologias tradicionais, modelos como o Cascata surgido em 1970 foram usados durante boa parte do século XX, com uma longa documentação e longo planejamento o modelo acabou se mostrando complicado e caro de se usar, assim outras metodologias passaram as ser pesquisadas e desenvolvidas e os chamados modelos incrementais surgiram e por fim os até então chamados “métodos leves” surgiram, como uma resposta “definitiva” ao método lento e burocrático que o modelo Cascata apresentava. Em 2001, um grupo de engenheiros que já usavam os “métodos leves” criou o manifesto ágil documento que reúne os princípios e práticas desta metodologia de desenvolvimento. Mais tarde, algumas pessoas formaram a Agile Alliance, uma organização não lucrativa que promove o desenvolvimento ágil.

        Já usados por diversas empresas, métodos como o Scrum e XP se disceminaram pelas empresas desenvolvedoras de software, um dos motivos das empresas migraram para métodos ágeis é para se tornarem aptas a gerenciar mudanças. As necessidades de clientes geralmente mudam ao longo do caminho, o que exige da equipe de desenvolvimento adaptabilidade para gerenciar o produto(LINDERS,2013).

        Métodos ágeis ajudam as equipes a entregar produtos que satisfaçam as necessidades dos clientes; produtos que não contenham funcionalidades desnecessárias. O processo de desenvolvimento de software enxuto utiliza o termo desperdício: tudo que não cria valor para o cliente é considerado desperdício. Linders questiona: Como a transição do método cascata para um processo de desenvolvimento ágil ajuda as empresas a reduzir o desperdício?

        A pesquisa (SCRUM ALLIANCE,2015),mostra que empresas que implementaram ou estão implementando essa metodologia possuem uma taxa média de sucesso nos seus projetos de apenas 62%. Apesar disso, na opinião de 87% dessas mesmas empresas, a qualidade do trabalho realizado está melhorando com o Scrum. O que pode ser considerado positivo se comparada ao desempenho dos métodos tradicionais.

2. Estudos de Caso

        Foram escolhidas duas empresas que realizaram a mudança de seu método de desenvolvimento para o ágil sendo elas a Cisco e a Telecom, empresas de redes e telecomunicações.

2.1 Cisco

        A Cisco Systems, Inc. foi fundada em 1984 por Leonard Bosak e Sandra Lerner, ambos cientistas de computadação da Stanford University na época. Hoje, a empresa é sediada em San José, na Califórnia, tendo como principal ramo de atuação a fabricação e distribuição de soluções em equipamentos de rede.

        O estudo de caso foi escrito por Ashish Pandey, engenheiro da Cisco. O projeto seguia a metodologia Cascata. A Cisco costumava ter equipes separadas focadas em cada etapa do processo: design, criação, teste e implantação. Os defeitos eram muitos e os prazos estavam sendo perdidos com frequência e a equipe precisava manter horas a mais na empresa.

        A o método adotado pela empresa foi o SAFe em 2015, seguindo três passos:

  • Capacitação nos métodos ágeis
  • Defeitos / correções
  • Projetos

        Todos os dias, a equipe tinha uma reunião de 15 minutos para determinar os itens de trabalho. Com o SAFe, eles obtiveram maior transparência: cada equipe sabia o que as outras equipes estavam fazendo e as equipes eram capazes de se auto gerenciar, promovendo a responsabilidade através de atualizações de status.

Eles também combinaram os métodos ágeis do SAFe aos do Scrum, que estava sendo usado em outro produto. Algumas práticas do XP, como desenvolvimento orientado a testes e integração contínua (CI), também foram usadas. A conclusão é que você pode usar uma estrutura em um produto e outra estrutura ágil em um outro produto na mesma organização(CHO,2018).

2.2 Telecom

        Este é um estudo de caso escrito por Ian Evans, da British Telecom, que fala sobre a transição da empresa para o Agile. Em 2004, um novo CIO chegou à British Telecom e decidiu mudar o processo Cascata. O modelo antigo estava causando vários problemas:

  • Muitas pessoas estavam gerando requisitos; quase todos os requisitos tinham alta prioridade; Foram feitas tentativas para espremer um número máximo de itens de trabalho na próxima versão.
  • Havia muitos intermediários durante o estágio de projeto e um doloroso processo de aprovação.
  • Prazos de desenvolvimento eram difíceis de encontrar; houve muita pressão sobre os desenvolvedores e pouco tempo para o controle de qualidade.
  • A implantação foi um pesadelo. Alguns lançamentos ou mesmo programas inteiros foram descartados devido ao atraso, não sendo mais economicamente viáveis ou com muito bugs.

Para resolver esses problemas, a British Telecom decidiu implementar os métodos ágeis no desenvolvimento de software e ter ciclos de lançamento mais curtos:

  • Em vez de documentar todos os requisitos antecipadamente, eles decidiram criar histórias de usuários e entrega contínua.
  • Os clientes devem estar diretamente envolvidos para facilitar as aprovações e garantir que todos estejam na mesma página.
  • Eles começaram a fazer iterações menores e mais frequentes para melhorar a qualidade e ter mais tempo para integrar incrementos.

3. Resultados e Conclusões

        Após a implantação dos métodos, as empresas demonstraram os resultados, a o estudo foram escolhidos 4 pontos principais para demonstração de negatividade ou positividade na implantação do projeto, sendo eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com