TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Fluxograma do Processo.

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 15

Em relação ao funcionamento das quatro partes que compõe o PDCA chegamos à conclusão que:

Plan: A fase de planejamento encontra se um processo ou um problema que necessite de solução, podendo ser um método, uma atividade etc. Depois de encontrado é desenhado o processo em questão para ser estudado de maneira cautelosa utilizando técnicas administrativas de produção, é situada então medidas e metas qualitativas e quantitativas que empreguem melhoras a serem alcançadas, após é desenvolvido um plano ação (5W2H), que defina padrões de acompanhamento do problema identificado.

Desenho Fluxograma do Processo.

[pic 1]

Fluxograma do Processo1 (elaborado pelo autor)


Plano de Ação

PLANO DE AÇÃO 5W2H

OBJETIVO?

Reduzir falhas ao classificar erros

O QUÊ?

Falha no controle de criação, edição e versão dos documentos.

ONDE?

Setor de criação, edição e desenvolvimento.

POR QUE?

Contenção        de        despesas,        evolução        no        quadro        de

desenvolvimento do projeto.

COMO?

Implantar  novos  sistemas,  capacitar  funcionário  responsável

pelo  setor  e  gerenciar  falhas  enquadrando  o  projeto  entro  das Normativas NBR ISO.

QUEM?

A consultoria contratada e a empresa contratante Crystal Tech e

todos colaboradores envolvidos.

QUANDO?

1/1/2015

QUANTO?

N/A

Tabela 1 Plano de Ação 5W2H (Realizada pelo autor)

O Plano de Ação 5W2H é um checklist de atividades que precisam ser aplicadas de maneira clara pelos colaboradores da empresa, ele faz um mapeamento das atividades a serem desenvolvidas, estabelecendo o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos para que a atividade em questão seja executada e qual o custo da ação a ser tomada.

Sendo uma ferramenta de muito útil para as empresas, por eliminar dúvidas que possam surgir futuramente sobre um processo, ação ou atividade, em um cenário ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a presença de duvidas acarreta problemas e atrasos que podem ser muito prejudiciais em questões decisivas para a empresa, com a utilização do 5W2H podemos agilizar as atividades a serem desenvolvidas, sanando duvidas e facilitando a tomada de decisão, pois um erro na transmissão de informações pode trazer prejuízos à organização. O nome 5W2H foi formado após juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo, sendo elas:

  1. What – O que será feito (etapas)

  1. Why – Por que será feito (justificativa)

  1. Where – Onde será feito (local)

  1. When – Quando será feito (tempo)
  1. Who – Por quem será feito (responsabilidade)
  1. How – Como será feito (método)
  1. How much – Quanto custará fazer (custo)

Antes de utilizar o 5W2H é preciso que você estabeleça uma estratégia de ação para identificação e proposição de soluções de determinados problemas que queira sanar. Para isso pode-se utilizar de Brainstorm para se chegar a um ponto comum.

Tempestade de Ideias

[pic 2]

Figura 3 Brainstorm (http://www.google.com.br)

É necessário ter em mente os seguintes pontos:

  1. Tenha certeza de estar implantando as ações referentes às causas do problema levantado, e não sobre seus efeitos.
  2. Tenha certeza que suas ações não tenham qualquer efeito contrario, caso isso ocorra, deverão ser tomadas outras ações para eliminá-los ou corrigi-los;
  3. Propor  diferentes  soluções  para  os  problemas  analisados  certificar-se  dos custos aplicados e da real eficácia das ações aplicadas.

Do: Após definir o plano de ação se faz necessário documentar processos e mudanças do mesmo de maneira continuada e fazer com que tudo que foi planejado aconteça na pratica.


Processo de Implantação

[pic 3]

Fluxograma do Processo1 (elaborado pelo autor)


Check: Nesta etapa, deve-se averiguar os resultados práticos do processo de implementação do planejado, feita a verificação pode ser necessário o retorno à fase inicial de planejamento ou a fases anteriores do ciclo devido a resultados inesperados ou insatisfatórios, caso os resultados estiverem dentro da meta estabelecida podemos seguir a fase seguinte do ciclo, e como ferramenta de verificação podemos usar o Diagrama de Ishikawa.

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em inúmeros processos, esta ferramenta também é conhecida como: Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M.

O Diagrama foi proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeiçoado nos anos seguintes, os problemas abordados nesse diagrama são classificados em seis tipos diferentes sendo eles: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente, permitindo ao usuário estruturar hierarquicamente as causas possíveis de um certo problema ou gerar também uma chance de melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (944.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com