TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-business

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

O comércio eletrônico surgiu no final da década de 1980, quando os bancos e as operadoras de cartões de crédito passaram a utilizar os recursos da rede telefônica ou da rede de dados para implementarem o serviços eletrônicos, na busca da projeção empresarial moderna. A partir de 1997 que o comércio eletrônico ganhou um excelente aliado, com a implantação da Internet Comercial. A Internet passou a ser cada vez mais valiosa, uma vez que seu custo reduziria a cada dia. O uso de comércios eletrônicos através da Internet, não apenas como uma forma de expansão de negócios, se tornou uma grandiosa ferramenta em busca da vantagem competitiva, onde o foco era a criação de facilidades e comodidades para clientes. A busca de novos clientes ganhou força frente a real possibilidade do uso da tecnologia por pequenas, médias e grandes empresas, e até mesmo micro empresas.

O principal serviço realizado na Internet Comercial é o e-Commerce (ou Comércio Eletrônico). Nele representa as funções de compra e venda, viabilizando um intercâmbio entre empresa-cliente. E-Commerce é uma tecnologia que viabiliza a participação de comunidades no mercado global. É a tecnologia em constante expansão que, através de metodologias de segurança, flexibilidade e potencial integrados, fornece um valor significativo na gestão administrativa, pela combinação de sistemas de informação e processos administrativos. Todo o conjunto de sistemas de informação de uma empresa que estão voltados a prestação de serviços apoiado em T.I. é representado pelo e-Commerce, utilizado como plataforma de meios eletrônicos. Enquanto o e-Commerce representa o meio visível, o e-Business representa todo o conjunto de sistemas que sustentam todos os serviços eletrônicos.

Segundo Louis W. Gerstner, "O E-business é muito mais que simplesmente comércio. Ele é a possibilidade de operacionalizar além do comércio eletrônico, qualquer outro tipo de transação: entre funcionários dentro de uma empresa e seus fornecedores e distribuidores; entre médicos e pacientes; entre governo e cidadãos; professores e alunos e até a comunidade e seus líderes políticos. " Presidente do Conselho e CEO - IBM

É necessário que o gestor conheça a existência dos recursos de sistemas de informação voltado a e-Business e como eles relacionam-se entre si, sendo fator determinante para que o gestor possa desenvolver novos sistemas para atender às novas necessidades do mercado globalizado, sem possuir formação técnica na área de computação. É importante também que o gestor saiba, por exemplo, a existencia de um relacionamento estreito entre os recursos, e a existencia da interdependência entre eles que restringe a configuração final, havendo a necessidade de existir compatibilidade entre cada componente. Como a compatibilidade é mutuamente dependente, o gestor deve procurar especialistas em computação que possam definir a estrutura de TI e os Recursos Humanos que irão trabalhar, de forma que atenda ao objetivo final do Sistema de Informação proposto, sendo eles: Recursos humanos, Recursos de hardware, Recursos de software, Recursos de dados, Recursos de rede.

Em Recursos Humanos, são necessárias pessoas para a operação de todos os sistemas de informação, onde incluem os usuários finais e os especialistas em TI. Todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na elaboração e utilização de um sistema são representadas, também, por todos os usuários dos sistemas, sejam eles funcionários da organização ou clientes dela.

Em Recursos de Hardware, incluem todos os dispositivos físicos utilizados no processamento de informações. Todos equipamentos eletrônicos computacionais, sejam Servidores de Banco de Dados, Aplicações e Serviços de Internet (Web, e-Mail), equipamentos de segurança contra falhas eletricas (No-Breaks), estações de trabalho (PCs - para desenvolvedores e demais departamentos), equipamentos de comunicação (Hubs, Switches, Roteadores, etc.);

Em Recursos de Software, incluem todos os sistemas de processamento da informação. Sistemas operacionais de computadores (software básico), serviços de email, serviços de Web, SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados), programas de segurança (antivírus e Firewalls), ferramentas de sistemas, e a própria aplicação que pode ser comprada ou desenvolvida por analistas de sistemas da própria empresa;

Em Recursos de Dados, para beneficiar todos os usuários finais de uma organização, todos os dados devem ser administrados. Os recursos de dados são transformados por atividades de processamento de informação em uma diversidade de produtos de informação para os usuários finais. A montagem de um dicionário de Dados da empresa é peça fundamental para a construção de um sistema eletrônico de Banco de Dados.

Em Recursos de Rede, a Internet, intranets e extranets tornaram-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organizações e de seus sistemas. Para interligação dos computadores, internos a empresa, bem como com a Interligação com a Internet, essas redes consistem em interligar os computadores em conjuntos de mídia de comunicações e controlados por softwares de comunicações e enfatiza que as redes de comunicações são um componente de recurso crucial em todos os fatores e em todos os sistemas.

A Web 3.0 é um termo empregado na tentativa de incluir na internet moderna um conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com