TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.467 Palavras (22 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 22

ESTUDO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Ana Moreira Vilaça

E-mail: anamoreiravilaca@hotmail.com

Leonardo Silva Reis

E-mail: leoreis.04@gmail.com

Matheus Alexandre Silva

E-mail: matheusxandre4@gmail.com

Administração II – Geruza de Fátima Tomé Sabino

Resumo

        Este artigo apresenta um estudo realizado em uma academia da cidade de Diamantina – MG. O estudo foi realizado com o objetivo de entender o funcionamento da empresa, por meio do estudo do organograma, layout, quadros de distribuição de trabalho e fluxogramas de processo. Com a realização deste estudo foi possível perceber que a empresa estudada possui algumas falhas em relação ao layout e processos, e não possui um organograma. Com o estudo também foi possível corrigir as falhas encontradas e repassá-las a empresa, que as realizando estará mais apta a realizar o serviço ao qual se propõe de forma mais efetiva.

Introdução

Junto a uma empresa da cidade de Diamantina – MG, no ramo de academias foi realizada uma análise organizacional da empresa com base nos artigos vistos em sala de aula na disciplina Administração II ministrada pela docente Geruza Tomé Sabino, na qual foram realizadas visitas e entrevistas com os funcionários. Os resultados obtidos no estudo realizado juntamente com a empresa serão apresentados nas seções deste trabalho. A seção 1 trata da Pesquisa Operacional, que após realizada foi proposto pelo grupo um organograma para a empresa. A seção 2 trata do estudo do layout da empresa, onde a partir de medições e imagens do layout atual e um questionário aplicado aos funcionários o grupo propôs um novo layout para a empresa. A seção 3 trata da Análise da Distribuição de Trabalho, onde em conversas informais e um questionário aplicado o grupo pôde organizar as tarefas realizadas por cada funcionário em uma tabela com as tarefas e o tempo gasto em cada uma delas semanalmente e depois pôde agrupá-las em atividades que também foram tabeladas. A seção 4 trata da Análise de Processos, em que dentre os processos realizados na empresa o grupo escolheu um para descrever e analisar de modo a encontrar maneiras de otimizá-lo e corrigir falhas existentes.

1. Pesquisa Operacional

        Nesta primeira parte foi definido que uma Pesquisa Operacional (PO) fosse realizada na empresa escolhida pelo grupo, no intuito de conhecer melhor a organização e como ela funciona internamente e ao fim da etapa analisar o organograma caso a empresa possua e propor um novo. Na empresa analisada não há organograma, logo, foi proposto um organograma de acordo com a hierarquia e funcionamento da empresa.

        O nome Pesquisa Operacional vem de origem militar e foi utilizado pela primeira vez na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com Marins (2017), a Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada que faz uso de técnicas cientificas conhecidas ou até mesmo as desenvolve, para ser aplicada de modo cientifico e desde o século III a.C. militares e líderes políticos consultam cientistas para tomar decisões em relação a problemas táticos e estratégicos. Nas industrias a PO começou a ser utilizada logo após a 1ª Revolução Industrial e foi usada primeiro no Ocidente e foram desenvolvidas novas técnicas específicas de análise.

        Para a realização da PO na empresa escolhida foi realizado um questionário com o gestor da empresa, onde o mesmo foi questionado sobre a identificação da empresa no mercado, sua estrutura, metas e objetivos e foi montado um quadro com as respostas obtidas.  Ao fim da pesquisa foi proposto um organograma, mostrado na subseção 1.6.

  1. Identificação

Nome da empresa: Academia

Localização: Diamantina- MG.

Slogan: “Fabricando saúde. ”

Missão: “Buscamos oferecer aos nossos alunos qualidade de vida, nossa visão é realmente trazer mais saúde para a vida dos nossos alunos e clientes. ”

Visão: “Nós nos voltamos a questão da saúde, visando menos a estética, buscando proporcionar um envelhecimento saudável aos nossos alunos. ”

Histórico: “Antes da Academia eu tinha em sociedade uma outra academia aqui em Diamantina, e trabalhar em sociedade era bem difícil, então me sentei com minha esposa e decidimos montar o nosso próprio negócio sem nenhum tipo de sociedade, então nasceu a Fábrica. “

Principais produtos/serviços oferecidos ao público: “ Nosso principal serviço hoje é a musculação e algumas aulas de dança. “

  1. Estrutura

Nome do entrevistado: Entrevistado, sócio proprietário da empresa, gerente administrativo, financeiro e operacional e instrutor.

Cargos de direção: Existe na empresa apenas um cargo de direção, o qual é ocupado pelo sócio proprietário da empresa.

Número de subordinados: Há dois subordinados no setor administrativo, um no setor financeiro e oito subordinados no setor operacional.

Organograma: A empresa não possui um organograma.

  1. Metas e objetivos

Principais objetivos/metas para o futuro: “ Temos a mentalidade de tentar crescer dentro da cidade com alguma filial, até então trabalhamos em uma cidade vizinha, mas a ideia é incrementar mais a empresa dentro de Diamantina, a ideia da empresa é se transformar em uma rede de pelo menos 5 academias. “

Desafios esperados em curto/médio prazo: “ A curto está aí a crise pegando muito e então temos perdido alguns clientes, e também a concorrência, pois a cidade cresceu muito em número de academias então com isso também perdemos parte dos nossos clientes, então o desafio está a curto prazo e estamos tentando resgatar nossos alunos que perdemos para a concorrência. ”

Estabelecimento de metas: “ As metas são propostas por mim em reunião com os demais funcionários. “

Acompanhamento da realização de metas: “ O acompanhamento da realização de metas é feito por mim. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (688.8 Kb)   docx (397.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com