TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  3.402 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, apresento a busca pela informação, pelo conhecimento e por uma vida repleta de sistemas.

Na atualidade, notamos uma grande corrida informatizada, com o super-avanço na tecnologia, as técnicas hoje, não são mais rotinas, porem, são dados que coletados formam informações para nos ajudar a incrementar a tecnologia. Neste contexto de avanço, busco nesse trabalho obter um boa resenha do conhecimento que obtive no 1º semestre, e como vai influenciar na busca por um futuro melhor.

2 DESENVOLVIMENTO

O que é Interface, Interação e Usuários?

A interação esta implantada na nossa vida, sendo ela computacional ou não, interagimos com tudo, pois isso nos torna Humanos, seres racionais capazes de ver, analisar e agir conforme a situação. Para isso os objetos que usamos tem sempre uma interface que nos ajudar a simplificar a interação de usuários e melhorar a agilidade do que temos por objetivo.

2.1 DEFININDO – O QUE É?

Assim, a definição de INTERFACE atua como elemento que proporciona uma ligação física ou logica entre dois sistemas que não poderiam ser conectados diretamente.

A INTERAÇÃO é um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidades quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes.

Os USUARIOS são pessoas ou organizações que utilizam um determinado tipo de serviço e podem ser classificados segundo a área de interesse.

A interface atua como uma espécie de tradutor,

mediando entre as duas partes, tornando uma

sensível para a outra.

(Johnson Steven )

2.1.1 Exemplificando.

Há exemplos fáceis de interface no nosso cotidiano a fechadura de uma porta, o volante de um carro. São formas de interfaces pois sem elas não saberíamos o que fazer para abrir uma porta ou controlar o carro. E ainda tem as interfaces da informática que também fazem nossa vida parecer fácil, como caixas eletrônicos, vídeo games e computadores.

2.1.1.1 Sobre Designer de INTERFACE

Toda interface deve ser de fácil compreensão, deve ser redigida pela ergonomia, que por vez, proporcionará o conforto do usuário. Notamos que algumas interfaces são tão simples que nem parecem sistemas avançados de informação, no exemplo do caixa eletrônico, não há necessidade que o usuário seja de nível avançado ou um especialista, até mesmo idoso que não tem nenhuma noção computacional sabe como fazer um saque ou deposito, pois em sua maioria, as interfaces de caixas eletrônicos são objetivas e simples.

3 Quais são os Objetivos de IHC:

Os objetivos de IHC segundo o Livro INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR Unopar, Hoje é simplesmente indispensável a interação humana com sistemas, seja eles o mais básico como por exemplo um caixa eletrônico com funções simples, ao mais avançado como por exemplo: um comando de voz para deficientes em um sistema operacional para computação.

Então o maior Objetivo de IHC é se manter atualizado com essa constante evolução tecnológica, ainda a essa ideia de sempre procurar colocar a ergonomia em primeiro plano e segurar que as informações sejam disponibilizadas a todos que necessitam e em todos os níveis físicos possíveis .

Assim o objetivo de IHC é identificar métodos para que o sistema possa atender de forma eficaz, eficiente e satisfatório ao individuo.

3 CONCEITO DE USO

O conceito geral de qualidade de uso está estreitamente relacionado com a capacidade e a facilidade de os usuários atingirem suas metas com eficiência e satisfação. Quando os usuários têm vias alternativas para realizarem suas tarefas, com ou sem apoio computacional, o fato de escolherem espontaneamente utilizar um determinado sistema, e com certa frequência, dependerá em grande parte da qualidade de uso daquele sistema.

Prates e Barbosa (2003), o conceito geral de qualidade de uso

está relacionado à capacidade e à facilidade, em relação à eficiência e à satisfação que um usuário atinge sua meta.

3.1 Usabilidade

Pela definição da International Organization for Standardization, usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação, em um contexto de uso específico. (ISO 9241-11).

3.2 Comunicabilidade

A comunicabilidade baseia‑se na capacidade que os usuários possam entender uma interface, com a mesma visão dos projetistas, possibilitando-lhes interagir com o sistema e transmitir, de maneira eficaz, as intenções projetadas.

3.3 Aplicabilidade

A qualidade dos sistemas que podem ser usados, com sucesso, em

uma ampla variedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com