TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e legislação

Por:   •  29/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Bruna Nobre

Caio Amaral

Wellington Ismarsi

ÉTICA

        A Ética aplicada está relacionada com a conduta diária de uma pessoa, e consequentemente de um profissional, inclusive em Informática. A Ética profissional está relacionada com a conduta da pessoa engajada na prática de uma profissão particular. Na maioria das profissões, inclusive na área de Informática, a ética deve ser abrangida nos dois aspectos, na conduta da pessoa como Ser Humano bem como também na conduta do Ser Profissional. A ética é uma disciplina prática e não teórica, ou seja, o ser humano precisa a cada dia aprender como conviver com diferentes pessoas em diferentes ambientes, seja ele profissional ou pessoal, muitas pessoas quando atingem cargo superior acabam esquecendo o que é ser ético ou moral, ter respeito gerando assim um ambiente desagradável. Ser ético é ser honesto acima de todas as coisas.

ÉTICA EMPRESARIAL

A ética empresarial constitui um conjunto de responsabilidade social é a obrigação que a empresa assume para maximizar os efeitos positivos e minimizar os negativos que ela produz sobre a sociedade. A ética empresarial, também diz respeito aos princípios morais e as regras que orientam as tomadas de decisão. A ética estuda também cada situação e define alternativas de acordo com um conjunto de cultura que permanece as mesmas quaisquer que sejam as normas, regras ou outros padrões legais.

PROFISSIONAIS DA INFORMÁTICA

Atualmente é bastante difícil uma empresa que não possua um sistema de informação, por sua vez, o profissional de informática tem grande importância na organização e precisa ser bastante ético em tudo que realizada, ou seja, na maioria dos casos eles gerenciam informações que podem ser restritas, isso quer dizer que o desvio dessas informações pode prejudicar a empresa e favorecer o concorrente.

Por exemplo um profissional responsável pela segurança dos dados de uma empresa, se esta pessoa não possuir ética e responsabilidade, ela pode fazer o uso do cargo de confiança para fazer alterações nessas informações ou até mesmo roubar esses dados, o que causaria um grande prejuízo a empresa. Ou até mesmo um cargo de menos confiança como o de suporte técnico que têm acesso aos computadores de clientes, caso ele não tenha ética pode fazer uso da sua ferramenta de trabalho para transferir arquivos do computador do cliente para o seu, ou até mesmo obter informações e repassar a seus concorrentes.

Até mesmo empresa de desenvolvimento que faz o uso de softwares piratas, promete algo e não entrega não está agindo de acordo com a ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com