TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de Interfaces do Cotidiano e da Informática

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Interface        4

2.2 Interação        4

2.3 Usuário        4

2.4 Interfaces do Cotidiano e da Informática        4

2.4.1 Exemplos de Interfaces do Cotidiano e da Informática        4

2.5 Design de Interface        4

3EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        5

3.1EXEMPLO DE GRÁFICO        5

3.2EXEMPLO DE FIGURA        5

3.3EXEMPLO DE QUADRO        6

3.4EXEMPLO DE TABELA        6

4CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        10

ANEXOS        11

ANEXO A – Título do anexo        12



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho explanaremos sobre a interação humano-computador, trazendo um pouco de sua história, os desafios que existem para a otimização desse processo eainda daremos exemplos de interfaces entre o nosso cotidiano e a sua relação com a informática.

Mostraremos como os sistemas de informação atuam no mercado através do comércio eletrônico e suas variáveis, assim como a importância da segurança da informação no meio corporativo, mais precisamente em empresas e universidades.

Por fim, à partir de um breve resumo do caso de vazamento de informações confidenciais por um ex-agente da Cia, analisaremos a parte ética e o liberalismo de Estado.  


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Interface

Interface, que deriva do vocábulo inglês interface(“superfície de contato”), é a conexão física e funcional entre dois dispositivos ou sistemas podendo esta conexão ser realizada entre vários níveis, mas comum aos sistemas que dela fazem parte.

  1. Interação

Interação nada mais é que do que a atividade do usuário com o computador, no qual ele se utiliza dos meios de inserção (periféricos) para dar acessar os diferentes recursos que a máquina lhe oferta. É o agrupamento de relações e ações entre o humano e o computador.

  1. Usuário

É aquele que se utiliza do sistema como um todo. Busca, insere, alimenta, copia, enfim ele cria e abastece todo o sistema computacional (no caso dos sistemas de informação) se utilizando de todas as ferramentas que a interface lhe proporciona.

  1. interfaces do cotidiano e da informática

Observamos que a interface nada mais é do que algo comum, pertencente ao nosso dia a dia e que facilita com que possamos realizar tarefas junto aos mais diversos dispositivos e lugares, seja em um aviso de gênero em uma porta de banheiro ou atendendo um telefone através do teclado. Podendo ou não fazer parte da informática, pois este meio de acesso entre o usuário e o que se deseja utilizar está em quase tudo presente em nosso cotidiano.

O seu uso, a clareza dos sinais por ela propostos ou a melhoria da apresentação da interface é algo que discutiremos mais à frente.

2.4.1 EXEMPLO DE interfaces

Telefone celular:

[pic 15]

                        Fonte: Google Images (2015)

Painel de elevador

                             [pic 16]

   Fonte: Google Images (2015)

Tela de inserção de banco de dados (Front-end)

[pic 17]

Fonte: Google Images (2015)

Home page do site http://www.globo.com

[pic 18]

Fonte: Google Images (2015)

Observamos acima os diferentes tipos de interfaces (cotidianas e da informática), sendo que entre elas existem diferentes níveis de dificuldade de interatividade. Variando de acordo com o tipo de aplicação e necessidade do usuário final.

  1. design de interface

Como visto anteriormente, as interfaces são o principal canal de comunicação entre o software e o usuário. O sucesso de um projeto está relativamente ligado ao bom planejamento de uma interface.

Sendo assim, em um mundo tão competitivo onde as empresas buscam aprimorar seu trabalho para a obtenção de menos gastos e cada vez maior lucro, otimizando resultados, faz-se necessária uma experiência agradável e prática com uma interface, diminuindo o tempo de resposta e que não necessite de tutoriais ou suporte técnico para ser acessada. Resumindo, o sistema precisa ser prático e intuitivo, atendendo a necessidade dos usuários. Por toda essa junção de criatividade, praticidade e busca por uma interface prática e que apresente resultados satisfatórios o design de interface é o grande responsável.

Um designer sabe que alcançou a perfeição não quando não há mais nada a ser acrescentado, mas quando não há mais nada a ser tirado.

Antoine de Saint-Exupèry

   

  1. EXEMPLO DE TABELA

Segue abaixo um exemplo de apresentação de uma tabela.

Tabela 1 – Atitudes perante os direitos civis

RESULTADOS FAVORÁVEIS AOS DIREITOS CIVIS

CLASSE MÉDIA

CLASSE TRABALHADORA

N

%

N

%

ALTO

11

55

15

75

MÉDIO

6

30

3

15

BAIXO

3

15

2

10

TOTAL

20

100

20

100

Fonte: Mazzini (2006, p. 75)

É importante salientar que a fonte da tabela deve ser apresentada rente à sua margem esquerda, conforme recomendação do IBGE (1993).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com