TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Arquitetura de Computadores

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  3.639 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Lourenço Filho

Curso: Ciências da computação

NOME COMPLETO

José Wagner Rocha Silva Júnior

Matricula: 201910137

Trabalho AV1

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Fortaleza, CE

2019

Lista de Exercício AV1

1. Caracterize o que é uma Máquina de von Neumann

        R= A maquina de Von Neumann é caracterizada por ser uma maquina digital e armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados. Devido a isto, esta maquina superou o ENIAC que foi o primeiro computador.

2. O que são transistores? Quais as vantagens na concepção de computadores com o surgimento dos transistores?

                R= O  Transistor é um disposito eletronic construído com material semicondutor que funciona como chave de circuito ou amplificador. Transistor foi criado em 1947 no Bell laboratories. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava esperar um tem para o aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e mais confiável.

3. Por que quantos menores os transistores, mais velozes os computadores? Há desvantagens nessa miniaturização das máquinas? Quais?

        R= Quantos menor os transitores maior é a quantidade deles na maquina e quanto maior a quantidade maior é a velociade. O problema da diminuição dos transistores e componentes é que chegou a um ponto muito difícil de continuar nessa filosofia, dando até mais trabalho, então muitos cientistas pensam em outra forma de continuar com essa tendências mas com uma pratica diferente  

4. O que diz a Lei de Moore? Em sua opinião, há um limite para esse crescimento? Onde vamos chegar?

        R= A lei de Moore descreve uma tendência histórica de longo prazo na evolução de desempenho de hardware, em que o numero de transistores em circuitos dobra a aproximadamente, cada dezoito meses. Os transistores como, como é dito pelo próprio Moore, em tamanho, estão se aproximando de tamanho dos átomos que sem duvidas é uma barreira que impede o processo. No entanto, pode haver ainda a melhoria na qualidade de fabricação das peças, podendo aumentar o tamanho dos chips, assim continuando a leoi de moore

5. Qual foi o maior ganho quando os computadores passaram a ser construídos com válvulas eletrônicas em vez de mecanismos eletromecânicos?

        R= A válvula é um dispositivo eletrônico formado pro um vidro a vácuo chamado de ampola contendo vários elementos. Com  a criação deste dispositivo nas maquinas, a válvula servia para comutar circuito e amplificar sinal elétrico.

 6. Qual o principal problema da primeira geração de computadores e como ele foi resolvido para permitir sua utilização de forma confiável?

        R= A primeira geração tinha como o foco a utilização de válvulas eletrônicas. O problema nessa era é devido a os computadores que normalmente paravam de funcionar em poucas horas de uso. Tinham dispositivos de entrada/saída rudimentares, calculavam em milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.

7. O que a invenção do transistor trouxe para a evolução dos computadores eletrônicos?

        R= Com o uso dos transistores que são mais rápidos e consumiam menos energia, na segunda geração, os computadores faziam cálculos em microssegundos e não precisava esperar um tempo de aquecimento, portanto  eram mais confiáveis que os da primeira geração.

8. Qual a característica que diferencia a terceira da quarta geração de computadores, se ambas utilizam o circuito integrado?

        R= Mesmo ainda utilizando o uso dos circuitos integrado, a quarta geração se diferenciava da terceira por causa do uso do microprocessador, assim, um circuito que reúne todas as funções do computador.

9. Explique resumidamente os elementos presentes na ordem cronológica abaixo: Ábaco, Eniac, Chip, Transistor e Microprocessador

        R=        

  • Ábaco: instrumento de cálculo, formado por bastões ou arames paralelos.
  • Eniac: primeiro computador digital eletrônico de grande escala.
  • Transistor: Transístor ou transistor é um dispositivo semicondutor usado para amplificar ou trocar sinais eletrônicos e potência elétrica.
  • Microprocessador: é um processador de computador que incorpora as funções de uma unidade central de processamento em um único circuito integrado.

10. Na história dos computadores, quais inventos você achou mais significativos? Por quê?

        R= A criação do Microprocessador, pois reunia todas as funções dos computadores,sendo ainda utilizado, claro que sem desmerecer os outros componentes criados.

11. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª?

        R= A criação dos transistores,menores que a válvula, utilizada na geração anterior, assim, substituindo por transistores, não precisava de tempo de espera para aquecimento, consumia menos energias e era mais rápido. Alem da utilização de memória com núcleo de ferrite e fita magnética para armazenamento de dados e as linguagens Fortran e COBOL.    

12. Defina Arquitetura do Computador.

        R= Pode se referir aos atributos que são vistos pelo programador. Exemplos: instruções, numero de bits de representação de dados, endereçamento de memória e mecanismos de entrada  e saída.

13. Qual é, em termos gerais, a distinção entre a estrutura e a função do computador?

        R= A estrutura seria os elementos físicos internos essenciais para o funcionamento do computador como o Hardware. Já a função, poderia ser basicamente, a função do computador em processar dados em que o usuário tenha resultados imediatos com interação, processado pela unidade central de processamento.

14. Cite e explique as quatro funções principais de um computador?

        R=  

  • Processamento de dados: ocorre quando a CPU recebe um determinado dado e executa um operação que o modifica de alguma forma.
  • Armazenamento de dados: quando a CPU precisa registrar um dado em algum local especifico, como salvar no HD, pen drive ou memória principal.
  • Movimentação de dados: é a transferência de um dado de um ponto para outro do PC. Pode ser de um endereço de memória para outro, de um dispositivo de entrada para memória ou da memória para um dispositivo de saída.
  • Controle

15. Ilustre e defina resumidamente os principais componentes estruturais de um computador.

        R=

  • CPU(unidade central de processamento
  • Memoria principal
  • E/S:componentes de entrada e saída
  • Barramento do sistema

16. Liste e defina resumidamente os principais componentes estruturais de um processador.

  • CPU: Processador que controla as operações e desempenha as funções de processamento de dados.
  • Memoria Principal: onde se armazena os dados
  • E/S: Possui comunicação com o computador e o ambiente externo
  • Barramento do sistema : Interliga os componentes internos do computador, separados em barramento de dados, de endereço e controle.

17. Defina ciclo de instrução.

        R= Processo mais importante da unidade de controle, que determina como uma instrução vai ser executada. É o procedimento pelo qual um computador processa uma instrução de linguagem-máquina ou um programa armazenado na sua memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com