TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Gerenciamento de Riscos

Por:   •  4/12/2019  •  Artigo  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Luiz Carlos Vedovelli

                                Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Riscos,

                                Tutor: Prof. Eduardo de Moura        

Sorocaba

2019


FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento de Riscos

CASO: Por que gerenciar risco?

REFERÊNCIA: TUFANO P.; Por que gerenciar risco?, Harvard Business School, 2001.

TEXTO:

O documento relata a importância do gerenciamento de risco de uma empresa, atividade que está tendo cada vez mais relevância, por inclusive aumentar o valor da firma. A necessidade de planejar, organizar e controlar os recursos financeiros está diretamente ligada a esse processo, possibilitando a identificação das probabilidades e impactos.

A gestão de riscos busca, inclusive, por garantias que possam proteger o patrimônio empresarial, como seguros, hedging, processos de stopgain e stoploss e diversificação de operações. A teoria das finanças julga políticas na incorporação de valores para a empresa ou acionistas.

Na visão dos economistas, as pessoas têm aversão a riscos e por esse motivo tendem a escolher operações mais estáveis, embora deem menor resultado, frente às mais lucrativas e mais instáveis. As atividades do gerenciamento de riscos corporativos podem aplicar métricas que contribuam para o aprimoramento e aumento do valor agregado, sendo possível definir maneiras para mitigar perdas e efeitos desfavoráveis, protegendo, beneficiando e eliminando exposições através da diversificação.

Algumas questões influenciaram na forma como as empresas enxergar a gestão de riscos, além do aspecto teórico e conceitual, como o que está gerando a proteção mais adequada, a eliminação ou redução da maioria dos riscos acidentais, bem como a antecipação de problemas e questões empregatícias. Por sua vez, maximiza as oportunidades e minimiza as ameaças, ajudando no desenvolvimento da empresa ou organização e permitindo a sua expansão no mercado.

Um exemplo de como os riscos são observados no mercado, é comparando o valor da ação da empresa A e B, onde ambas possuem um custo igual para uma mesma operação. A empresa A opta por vender sua produção a um preço fechado antecipadamente (operação “a termo”), enquanto a empresa B opta por vender sua produção no preço de mercado da ocasião, quando estiver com seu estoque disponível. A tendência é que o valor da ação da empresa A seja maior que o da empresa B, dado o risco que esta está disposta a correr, embora possa ter maior lucro nas operações.

A empresa pode aplicar iniciativas para diminuir a dificuldade financeira, utilizando o gerenciamento de risco. Os investidores podem apenas adquirir opções adicionais, ou seja, compras suficientes para que compensem a perda dos lucros extraordinários, no caso de ela passar por dificuldades financeiras.

Os fatores externos, como taxas de juros, taxas de câmbio, preços de mercadorias, diminuição de vendas referente a retração do mercado, etc., são pontos importantes que devem ter constante atenção, pois permite que a empresa identifique as oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso. Com uma análise minuciosa do ambiente externo, será possível minimizar os impactos e direcionar os esforços para resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com