TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionamento de um Compilador

Por:   •  1/5/2016  •  Ensaio  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Católica do Salvador

Curso Bacharel em Informática

Disciplina: Compiladores - 2016

                                                                                                               Aluno:  Jean S Jesus

Prof.  Osvaldo Requião

Funcionamento de um compilador

Resumo

Para entendendimento do funcionamento de um compilador, uma breve síntese sobre o que é um compilador. Alfred V Aho (1995) “Um compilador é um programa que lê um programa escrito numa linguagem – a linguagem fonte – e o traduz num programa equivalente numa outra linguagem – a linguagem alvo”.  Em geral, programas são escritos por pessoas para serem executados por computadores. Mas pessoas e computadores funcionam de forma diferente, o que leva à existência de linguagens de programação com diferentes níveis. Os processadores que executam os programas de computador normalmente executam instruções simples e elementares. Para executar programas escritos em uma linguagem de alto nível, entretanto, é preciso traduzir esses programas para uma linguagem de baixo nível a ser executada em máquina.

Funcionamento de um  Compilador

Um compilador é um programa de computador escrito em uma linguagem L, para uma máquina M, cuja finalidade é converter um programa PM, denominado programa-fonte, escrito em uma linguagem LF, denominada linguagem-fonte, para uma máquina MF, para um programa PO, denominado programa-objeto, em uma linguagem LO, denominada linguagem-objeto, que será executado em uma máquina MO.

O compilador pode passar por de vários passos de compilação. Em cada passo, é usada uma linguagem-fonte (entrada) e uma linguagem-objeto (saída), próprias desse passo, original. No primeiro passo temos a linguagem-fonte a ser compilada, Lf, e no último passo a linguagem-objeto final desejada, Lo. As outras linguagens envolvidas são denominadas linguagens-intermediárias.

Em alguns casos a linguagem-objeto gerada pelo compilador é uma linguagem de montagem, todavia necessita de um passo adicional para montagem. Neste caso, o programa responsável por esta tarefa é denominado montador. A função deste programa é a tradução do código fonte Assembly para linguagem de máquina a ser executado o programa. A característica deste tipo de tradutor é, para cada instrução Assembly será gerado uma única instrução de máquina.

Fases de Compilação

        Para um bom funcionamento de um compilador, o mesmo é dividido em fases, todavia fica compreensivo ao estudo.  

Na análise, as peças constituintes e cria uma representação intermediaria do programa fonte e dividido em tarefas de fases de análise  léxica cujo objetivo  é agrupar esses caracteres em palavras significativas para a linguagem.  Já o analisador sintático, conhecido também como parser  tem a função de  determinar se o programa de entrada representado pelo fluxo de tokens, assim  possui as sentenças válidas à linguagem de programação, sendo a  segunda etapa do processo de compilação e na maioria dos casos utiliza gramáticas livres de contexto para especificar a sintaxe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com