TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IHC - Guidelines

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Interação humano-computador : Guidelines

Walter Pereira Mendes Junior - 0030481521040

Sorocaba

2016


Sumário

1.        Modelo de Shneiderman (idéia geral)        3

1.1.        Mantenha a consistência        3

1.2.        Permita que os usuários utilizem atalhos        3

1.3.        Responda o seu usuário quando ele perguntar        3

1.4.        Crie diálogos que indiquem o fim de uma ação        4

1.5.        Mostre uma maneira de reparar um erro        4

1.6.        Deixe seu usuário reverter ações        4

1.7.        Dê ao usuário a sensação de controle        4

1.8.        Reduza a carga de memória de curta duração        4

2.        Conceito de guidelines (geral e específico para IHC)        6

3.        Exemplos de guidelines (específico para IHC)        7

3.1.        Tabela de guidelines Apple.        7

3.2.        Tabelas de guidelines diversas        8

4.        Bibliografia        9


  1.   Modelo de Shneiderman (idéia geral)

Ben Shneiderman (nascido em 21 de agosto de 1947) é um cientista e professor de computação americano da Universidade de Maryland, na área de interação humano-computador.

Em seu livro popular " Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction ", Shneiderman revela suas oito regras de ouro de design de interface:

  1.  Mantenha a consistência

Utilizando ícones conhecidos, cores, hierarquia de menus, Call-to-Actions e fluxos de usuário ao projetar situações semelhantes e seqüência de ações. Padronizar a forma como as informações são transmitidas garante que os usuários sejam capazes de aplicar o conhecimento de um clique para outro; sem a necessidade de aprender novas representações para as mesmas ações. A consistência desempenha um papel importante ajudando os usuários a familiarizarem-se com a paisagem digital do seu produto para que possam atingir seus objetivos com mais facilidade.

  1. Permita que os usuários utilizem atalhos

Com o uso aumentado vem a demanda para métodos mais rápidos de terminar tarefas. Por exemplo, Windows e Mac fornecem aos usuários atalhos de teclado para copiar e colar, assim como o usuário se torna mais experiente, eles podem navegar e operar a interface do usuário mais rapidamente e sem esforço.

  1. Responda o seu usuário quando ele perguntar

O usuário deve saber onde está e o que está acontecendo a todo o momento. Para cada ação deve haver feedback apropriado e legível dentro de um período de tempo razoável. Um bom exemplo de aplicação disso seria indicar ao usuário onde eles estão no processo ao trabalhar através de um questionário de várias páginas. Um mau exemplo que muitas vezes vemos é quando uma mensagem de erro mostra um código de erro em vez de uma mensagem legível e significativa.

  1. Crie diálogos que indiquem o fim de uma ação

Não mantenha seus usuários adivinhando. Diga-lhes o resultado da sua ação. Por exemplo, os usuários apreciariam uma mensagem de "Obrigado" e uma prova do recibo da compra quando terminarem uma compra online.

  1. Mostre uma maneira de reparar um erro

Ninguém gosta de ser dito que eles estão errados, especialmente seus usuários. Os sistemas devem ser projetados para ser tão à prova de tolos como possível, mas quando ocorrem erros inevitáveis, garantir que os usuários são fornecidos com instruções simples e intuitivas, geralmente passo a passo para resolver o problema o mais rápido possível. Por exemplo, sinalize os campos de texto onde os usuários se esqueceram de fornecer entrada em um formulário online.

  1. Deixe seu usuário reverter ações

Designers devem procurar oferecer aos usuários maneiras óbvias para reverter suas ações. Estas reversões devem ser permitidas em vários pontos, como após uma única ação, uma entrada de dados ou uma seqüência inteira de ações.

  1. Dê ao usuário a sensação de controle

Permitir que seus usuários sejam os iniciadores de ações. Dar aos usuários a sensação de que eles estão em pleno controle dos eventos que ocorrem no espaço digital. Ganhe a sua confiança deles ao projetar o sistema para se comportar como eles esperam.

  1. Reduza a carga de memória de curta duração

 Toda interface deve possuir hierarquias muito bem desenvolvidas de forma que permita ao usuário encontrar as informações que procura de forma rápida sem a necessidade de ficar anotando dados de uma página para comparar com outros dados de outras páginas “perdidas” na aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com