TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas ao Ensino

Por:   •  29/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE LETRAS

TAYS ALINE ALVES E THAYS LORRAINE BORGES FERREIRA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO

GOIANIA

2016

TAYS ALINE ALVES E THAYS LORRAINE BORGES FERREIRA

TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO

Trabalho apresentado à Prática com Componente Curricular da Universidade Federal de Goiás para a obtenção das horas.

Professor (a): Margareth Cavalcante de Castro Lobato

GOIANIA-2016

RESUMO

  O presente trabalho tem por objetivo compreender e analisar o uso de tecnologias aplicadas ao ensino. O foco aqui é a educação através do You tube, mais precisamente a plataforma “Me salva”. Buscamos extrair o máximo de informações acerca do assunto, através de pesquisas, conversas com usuários, visualização das aulas no canal, ou seja, foi feita uma “radiografia” do canal. Com base nessas metodologias, foi feto uma exposição do canal seguido de ilustrações para melhor compreensão do passo a passo da perspectiva do canal em relação ao ensino.

Palavras-chaves: Ensino; Tecnologias; You Tube.

  1. A EDUCAÇÃO POR MEIO DE TECNOLOGIAS: VÍDEO AULAS POR VIA YOU TUBE EDUCAÇÃO

  O século XXI chegou carregado de informações, descobertas, novidades e principalmente novas tecnologias. Atualmente esta última está presente em quase todas as casas, empresas, estabelecimentos em geral e principalmente em escolas, faculdades e ambientes de educação. Devido às grandes possibilidades de pesquisa e conhecimento que a tecnologia e a internet nos oferecem, professores, educadores e os próprios alunos procuram meios de utilizá-las de forma a abranger os estudos. Com apenas um “clique” temos acesso a praticamente qualquer conteúdo, seja pelo celular, os chamados smartphones, tablets, notebooks e computadores, até mesmos as televisões estão com a possiblidade de acesso à internet. Com todo esse bombardeio de novidades, um dos meios mais utilizados para os estudos são as vídeo aulas, encontradas na plataforma do You Tube. Lá é possível encontrar diversos canais, com diversos conteúdos que possibilita a aprendizagem. No Brasil um dos canais mais utilizados para estudo, é o chamado “Me salva”, criado por um jovem engenheiro, Miguel Andorffy, do Rio Grande do Sul. A plataforma atinge, hoje, quase 500 mil usuários mensalmente.

1.2 “Me salva”: um canal de estudos e interação

  O “me salva” é um canal que disponibiliza vídeo aulas com conteúdos para alunos do Ensino Médio e Ensino Superior (cálculos e exatas), além das Específicas em Engenharias. Com uma didática simples e linguagem de fácil entendimento, os professores disponibilizam aulas rápidas e com uma explicação de maneira diferenciada, muitas vezes de maneira extrovertida. Além disso, as vídeo aulas contém exercícios resolvidos para que o aluno fixe melhor o conteúdo.

[pic 1] Figura 1.1- Slogan do canal.

  O canal possui ainda um site, onde são disponibilizados exercícios, simulados e provas para que os alunos testem seus conhecimentos. Para o Ensino Médio há aulas de Física, Matemática, Química, Bioquímica, História, Biologia e Português (Redação para maratona do Enem). Para o nível superior estão disponíveis aulas de cálculo e disciplinas de Engenharia.

  O “me salva” foi criado por um engenheiro empreendedor Miguel Andorffy, aqui mesmo no Brasil, no Rio Grande do Sul, porém as aulas são ministradas pelos professores, cada qual, correspondente à sua matéria.

[pic 2] Figura1. 2- Miguel Adorffy.

  1.  As aulas

  As aulas no canal são planejadas pelo próprio professor com se fossem ser ministradas em uma sala de aula. Os conteúdos são atualizados anualmente, com isso os vídeos ficam disponíveis o ano todo na plataforma.

[pic 3]

 

 

[pic 4]Figura 1.3- Opções na página do canal.

  Nos vídeos não aparece a imagem do professor, somente a voz deste. As aulas são gravadas antes, e são filmadas apenas as mãos do professor escrevendo o conteúdo em um espaço branco (geralmente com canetões pretos, azuis e coloridos). Os professores utilizam uma linguagem extrovertida e usam também animações em seus vídeos (Exemplos: as letras se mexem, as equações trocam de lugar, etc.).

    As aulas são de linguagem fácil e carregadas de exemplos e práticas. Antes de iniciar essas aulas, há um plano do conteúdo.

[pic 5]Figura 1.4- Visualização do momento da aula.

 

  1.  Como funciona o canal?

  A plataforma “me salva” está disponível no You Tube de forma gratuita e paga. A forma gratuita é geralmente o básico do conteúdo, isto é, apenas uma introdução. A parte paga é disponibilizada todo o conteúdo. O pagamento pode ser feito via Boleto Bancário (anual) ou no cartão de crédito (mensal) este último, sai a 45 R$, valor único.

  A plataforma disponibiliza uma “maratona do Enem”, nela os alunos focam somente em conteúdos que geralmente estão presentes no exame e resolvem exercícios arduamente anteriormente a data da prova, em geral ao trimestre final do ano.

[pic 6]Figura 1.5- Página inicial do canal dia de revisão.

    Ao final de cada aula, no próprio vídeo, há uma opção de fazer o exercício, em que o próprio aluno faz a correção, uma vez que é disponibilizado o gabarito. Há ainda a opção de enviar apenas a redação para que o professor corrija, esta é corrigida no sistema pelo professor responsável.

  Além das aulas gravadas há os dias marcados em que acontecem as aulas ao vivo. Nessas aulas os alunos podem interagir por via bate-papo, comentar, esclarecer dúvidas, opinar sobre o que pode melhorar.

[pic 7]

[pic 8]Figura 1.6- Bate papo online do canal.

  1.  Novidades tecnológicas do canal

 O criador da plataforma também disponibilizou um aplicativo para smartphones, em que são atualizados os planos de estudos, data de provas, aulas ao vivo, dentre outros. O canal também possui uma página no facebook onde são postadas notícias e novidades sobre o canal. Além de um blog, snapchat e instagram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (391.3 Kb)   docx (500.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com