TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagens Java e C# aplicações, Vantagens e Desvantagens

Por:   •  25/2/2019  •  Artigo  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 13

Linguagens Java e C#: aplicações, vantagens e desvantagens

Érika Henrique Gamas1, João Jakybalis Neto1

1Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus de Presidente Epitácio (IFSP-PE)

Presidente Epitácio, SP – Brazil

erika.h.gamas@aluno.ifsp.edu.br, joao.jakybalis@aluno.ifsp.edu.br

Resumo. O objetivo deste artigo é realizar uma explanação sobre a origem e as características gerais das linguagens de programação C# e Java e expor as diferenças mais relevantes entre elas, elencando as principais áreas de utilização para cada uma, explicitando as vantagens e desvantagens existentes entre estas duas linguagens, conforme o tipo de aplicação a ser desenvolvida. Demonstrando as diferentes sintaxes e elencando as diversas similaridades existentes entra as duas linguagens, observou-se a existência de diferenças pontuais, tanto na sintaxe quanto na estrutura da linguagem, demonstrando uma maior organização por parte do Java através da distribuição de classes em pastas específicas, e o diferencial de poder ser compilado em qualquer plataforma. Pelo lado do C# observou-se uma maior flexibilidade de codificação e algumas inovações, o que pode ser atribuído ao fato de ser uma linguagem de geração mais recente. A linguagem se destaca no desenvolvimento de aplicações baseadas na plataforma .NET por proporcionar ganhos de produtividade e interação entre os participantes do projeto, permitindo a construção de soluções onde se utiliza o melhor de cada linguagem nativa desse ambiente.

Abstract. The purpose of this article is to explain the origin and general characteristics of C # and Java programming languages ​​and to present the most relevant differences between them, listing the main areas of use for each one, explaining the advantages and disadvantages between these two languages, depending on the type of application to be developed. By demonstrating the different syntaxes and listing the various similarities existing between the two languages, we observed the existence of punctual differences in both syntax and language structure, demonstrating a greater organization by Java through the distribution of classes in specific folders, and the differential can be compiled on any platform. On the C # side, we observed greater coding flexibility and some innovations, which can be attributed to the fact that it is a more recent generation language. The language stands out in the development of applications based on the .NET platform to provide gains in productivity and interaction among project participants, allowing the construction of solutions where the best of each language native to that environment is used.

  1. Introdução

        O cotidiano do ser humano moderno está cada vez mais permeado por equipamentos e dispositivos eletrônicos, sejam smartphones, tablets, laptops, televisões inteligentes entre outros. Esta profusão de dispositivos cria no ser humano a necessidade, cada vez mais presente, de aprender a utilizar tais dispositivos. Esta necessidade faz com que os desenvolvedores precisem, dentro de inúmeras linguagens de programação, escolher a mais adequada para facilitar o desenvolvimento das aplicações, priorizando a satisfação do usuário.

        As chamadas linguagens de programação fazem parte do cotidiano dos desenvolvedores já há muito tempo, fazendo-se cada vez mais presentes nas novas tecnologias e nos diversos dispositivos utilizados no dia a dia. Segundo Sebesta (2011, p.23), “[...] por causa dessa diversidade de uso, linguagens de programação com objetivos muito diferentes têm sido desenvolvidas”.

        A principal intenção deste artigo é obter as respostas mais assertivas, em relação a estas duas linguagens de programação, partindo-se dos seguintes questionamentos: É possível utilizar ambas as linguagens de programação para solução dos mesmos problemas? Em que situações determinadas, uma ou outra linguagem tem um melhor desempenho? E quais das linguagens mencionadas no estudo é a mais adequada para determinado tipo de aplicação? Pode-se identificar, antecipadamente, que a escolha da linguagem de programação a ser utilizada em uma solução de software, depende de uma série de variáveis, algumas ligadas às questões técnicas e outras às preferências profissionais e pessoais do desenvolvedor. Julga-se pertinente uma reflexão sobre as principais formas de aplicação destas linguagens e as vantagens e desvantagens inerentes às plataformas de programação Java e C#, como forma de subsidiar futuras escolhas a serem realizadas por profissionais ou estudantes da área de desenvolvimento de software.        

  1. Metodologia de Pesquisa ou Materiais e Métodos

        Para o desenvolvimento desse projeto será utilizada uma abordagem qualitativa,  tendo em vista a verificação do melhor tipo de aplicação para cada um dos tipos de linguagem analisadas. Por se tratar de uma pesquisa exploratória, serão usados, como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, na forma de comparação de funções e trechos de código. Serão utilizados alguns softwares livres e de código aberto, tais como LibreOffice, Netbeans e Acrobat Reader, além de computadores com a configuração necessária para elaboração e execução do projeto em questão.
        As pesquisas bibliográficas serão realizadas nos livros do acervo bibliográfico do Instituto Federal do Estado de São Paulo (IFSP), nos periódicos através do sistema CAPES, acessível nos computadores do campus do IFSP de Presidente Epitácio e algumas pesquisas serão executadas diretamente na internet em artigos disponíveis online, tendo como objetivo aumentar os conhecimentos e embasamentos teóricos, a respeito das linguagens de programação objetos deste projeto.

  1. Referencial Teórico

        No universo das linguagens de programação existentes e utilizadas atualmente verifica-se que há, dentre todas, pelo menos um ponto de convergência, o conceito de programação orientada a objetos (POO). O paradigma da linguagem orientada a objeto, segundo Araújo (2008, p.29) surgiu no início dos anos 80, quando foi criada a programação orientada a objetos, na qual, módulos guardavam estruturas de dados de forma protegida e com uma interface bem definida. Segundo Araújo (2008, p.30) “o conceito chave da abordagem POO é o objeto, que é um tipo de módulo que possui uma estrutura de dados e sub-rotinas. Assim, um objeto é um tipo de entidade autossuficiente que possui um estado interno (seus dados constituintes) e que pode responder a mensagens (chamadas e sub-rotinas)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (520.8 Kb)   docx (238.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com