TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de processo

Por:   •  3/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Goiás – Campus Uruaçu

Uruaçu, 26 de setembro de 2016

Aluno: Bruno Santana Bueno

Professor: Alvino Figueiredo

Disciplina: Projeto Software para Web

Resenha descritiva

  1. Modelo de Processo Especializado

Esse modelo pode ser dividido em três partes: Desenvolvimento baseado em componentes, Modelo de métodos formais e o Desenvolvimento de software orientado a aspectos. O primeiro baseia-se em partes de software independentes e substituíveis, com funcionalidades específicas e de característica reutilizável. Para chegar a seu fim é necessário cumprir uma serie de determinações, como pesquisa de componentes disponíveis e sua avaliação, consideração de tópicos de componentes, a arquitetura é projetada para acomodar seus componentes, e esses são incorporados a arquitetura e também a realização de testes.

Os Métodos Formais, por sua vez, abrange um conjunto de atividades que levam a especificação formal do software, onde são feitos cálculos matemáticos rigorosos. Por fim, o Desenvolvimento Orientado a Aspectos utiliza um conjunto de características formadas pela importância para a aplicação, funções, e conteúdos de informações de determinado software.

 

  1. Processo Unificado

A principal ideia do Processo Unificado é o desenvolvimento interativo e incremental, este processo é baseado em refinamentos e incrementos sucessivos a fim de criar um sistema adequado. Em cada iteração incrementa-se um pouco mais, baseando na experiência obtida nas iterações anteriores e na opinião do usuário. Cada iteração pode ser considerada um miniprojeto de duração fixa, sendo que cada um destes inclui suas próprias atividades de análise de requisitos, projeto, implementação e testes.

  1. Modelo de Processo Pessoal e de Equipe

Esse tipo de modelo se divide em dois, o Processo de Software Pessoal e o Processo de Software de Equipe. O primeiro, conhecido também como PSP, enfatiza a criação do projeto de modo pessoal, onde quem o projeta se responsabiliza por todas as partes da criação e permite controlar a qualidade de todos os artefatos de software desenvolvidos, e define cinco atividades estruturais, que são: Planejamento, Projeto de alto nível, Revisão do projeto de ato nível, Desenvolvimento e Autópsia.

Por sua vez, o Processo de Software de Equipe que visa, como o próprio nome já diz, o trabalho em equipe, ela tem o objetivo de formar uma equipe autodirigida, que tem um bom entendimento de suas metas e objetivos globais; define papéis e responsabilidades para cada um dos membros; monitora dados quantitativos do projeto, avalia continuamente os riscos e reage a eles, e, por fim, acompanha, gerencia e gera relatórios sobre a situação do projeto.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com