TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo de Cadastro de uma auto escola

Por:   •  17/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO II

SISTEMA PARA AUTOESCOLA – MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES/ALUNOS E AUTOMÓVEIS

Prof. Dr. Alcides Xavier Benicasa1        < alcides@ufs.br>

Douglas Oliveira Cunhas2                

Gilmario dos Santos Silva2                 

Igor Bruno dos Santos Nascimento2        

Natan Goes Santos Silva2                

Rodrigo Barbosa de Oliveira2                

RESUMO

Diante da necessidade de agilizar os processos que ocorrem em uma autoescola, foi necessário implementar um sistema para facilitar e atender melhor a clientela. Como requisito para avaliação do Projeto II da disciplina Programação II, sob a orientação do Professor Dr. Alcides, os discentes da disciplina em questão desenvolveram um Sistema para automatizar a escola de condutores de veículos automotivos (Auto Escola UFS). O corrente grupo ficou responsável para fazer o desenvolvimento do módulo cadastro de clientes, cadastro de veículos e todas as operações afins.

O software foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a relação entre a Escola e os alunos, reduzindo o uso de papéis e diminuindo a espera por parte dos discentes. Foi utilizada a linguagem de programação C/C++. Abaixo está sendo demonstrada a metodologia utilizada.

PALAVRAS-CHAVES: Processos, Desenvolvimento, clientes, automatizar, Linguagem C++ e Aplicação.

ABSTRACT:

Title: “SYSTEM FOR AUTOESCOLA - CLIENTS / STUDENTS AND AUTOMOBILE REGISTRY MODULE”

Faced with the need to streamline the processes that occur in a school, it was necessary to implement a system to facilitate and better serve the clientele. And as a requirement for the evaluation of Project II of the discipline Program II, under the guidance of Professor Dr. Alcides, the students of the discipline in question, developed a System to automate the school of drivers of automotive vehicles. The current group was responsible for developing the customer registration module, registration of vehicles and all related operations..[1]

The software was developed with the aim of improving the relationship between the School and the students, reducing roles and reducing the waiting on the part of the students. The C / C ++ programming language was used. Below is demonstrated the methodology used.

KEYWORDS: Processes, Development, Clients, Automate, C ++ Language and Application.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo de toda empresa é atender bem seu cliente, porém às vezes essa tarefa fica comprometida quando não se tem uma ferramenta que facilite este processo. Em uma autoescola não é diferente, diante deste “gargalo” no empreendimento foi decidido automatizar todos os processos da Escola.

As operações diárias de uma autoescola são complexas e envolvem diversos agentes, os alunos, os veículos, instrutores, agendamentos, são exemplo das relações necessárias para desenvolver suas atividades.

A escolha de uma ferramenta computacional é algo trivial para facilitar o andamento do fluxo operacional. Algo relevante para o gerenciamento ajudando na tomada de decisão aumenta à produtividade dos colaboradores e, consequentemente, o lucro.

Diante de todas as possibilidades para escolha da ferramenta no momento do desenvolvimento do Sistema, foi escolhida a linguagem de programação C/C++, por ser a linguagem que atende os pré-requisitos da disciplina.

2 DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE

A programação de computadores é baseada na capacidade que as pessoas desenvolveram em traduzir através de códigos o entendimento da vida real para a linguagem de máquina, desta forma torna-se possível desenvolver ferramentas computacionais para ajudar nas tarefas domésticas, na indústria, no comércio e nas relações entre as pessoas.

Programar exige do programador a análise do problema e capacidade de solucioná-lo em tempo hábil. Cada parte de um programa é feita sequencialmente pois segue um algoritmo base. Este, por sua vez, é criado a partir da análise e coleta de dados a cerca do problema. Por fim, ao visualizar a solução e como chegar até ela, o programador opta por uma linguagem de programação e a aplica sob o algoritmo. Portanto, um programa é a codificação de um algoritmo em uma linguagem de programação (ASCENCIO, 1999).

2.1 Linguagem C/C++

Criada e implementada por Dennis Ritchie, usando um computador DEC PDP-11, que utilizava o sistema operacional Unix, C é a forma final de linguagens anteriores. Teve seu início em uma linguagem chamada BCPL, desenvolvida por Martin Richards, que teve forte influência em uma linguagem denominada B, inventada por Ken Thompson. Na década de 1970, B levou ao desenvolvimento de C.

Com a evolução computacional, C sofreu constantes implementações, o que, em algum ponto gerou dificuldades e discrepâncias. Assim, em 1983 o American National Standards Institute (Ansi) estabeleceu um comitê para definir um padrão que guiasse todas as implementações da linguagem C.

C++, nada mais é, que um prosseguir da linguagem C. Vinda para auxiliar a orientação à objetos, C++ segue basicamente a mesma sintaxe que C.

3 SOBRE O PROJETO

A linguagem para desenvolver O Projeto II, foi a C/C++, sendo dividida em classe main, funções (.h) e bibliotecas(.h), contendo em seu conteúdo struct (struct.h) para cadastro e financiamento, funções (funcoes.h), (atualizadados.h), (tela.h) para cadastrar cliente/alunos, veículos e operações como: editar, excluir, atualizar dados. Bem como gravar em arquivo no formato .txt. Neste momento tivemos a oportunidade de aplicar na prática o conteúdo passado em sala de aula, arquivos, ponteiros, vetor e recursividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (863 Kb)   docx (873.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com