TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO, HISTÓRICO E GERAÇÕES DO COMPUTADOR

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

  1. O CONCEITO, HISTÓRICO E GERAÇÕES DO COMPUTADOR
  1.  CONCEITO

O computador é uma máquina eletrônica que permite processar e receber dados para a realização de diversas operações. O termo provém do latim “computari” que significa calcular.

Atualmente os computadores são dispositivos populares e utilizados para realizar centenas de atividades. Entre essas centenas atividades podemos citar: Precisão no fornecimento de informações; grande velocidsade no processamento; próprio para execução de tarefas repetitivas, dentre outras.

  1.  HISTÓRICO

A história do computador, ao contrário do que muitos pensam, teve seu início desde que o homem descobriu que somente com gravetros, pedras e dedos não dava mais para fazer calcúlo. Assim foi criado há aproximadamente 2000 a.C. um aparelho chamado Abáco. Esse aparelho era constituído por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes, onde era possível escrever algarismos que auxiliavam nos calcúlos.

O próximo passo na história dos computadores se deu no ano de 1642, quando um matemático francês chamdado Blaise Pascal inventou a primeira máquina de somar chamada de Máquina Pascalina, a qual executava operações aritiméticas quando se giravam os discos interligados; sendo esta a precurssora das calculadoras mecânicas.

Por volta do ano de 1670 na Alemanha, Gottfried Wilheem Von Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina, que fetuava calcúlos de multiplicação e divisão, tornando-se a antecessora direta das calculadoras manuais.

Em 1802 na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar cartões perfurados para controlar e automotizar suas máquinas de tear.

No início do séculos XIX, mais especificadamente em 1822, foi desenvolvido por um cientista inglês chamado Charles Babagge uma Máquina Diferencial, a qual permitia calcúlos com funções trigonométricas e logarítmicas utilizando os cartões perfurados de Jacquard.

Já em 1833 Babagge desenvolveu uma Máquina Analítica capaz de executar as quatro operações (somar, subtrair, multiplicar e dividir), armanezar dados em uma memória de até 1000 números e 50 dígitos e imprimir resultados.

Sua máquina, porém, só pode ser concluída anos após sua morte, tornando-se a base para a estrutura  dos computadores atuais e fazendo com que Charles Babagge fosse considerado “o pai do computador”.

No ano de 1890, época do censo dos E.U.A., Hermam Hollerith percebeu que não conseguiria apurar os dados do censo a tempo. Então, resolveu aperfeiçoar os cartões perfurados de Jacquard e inventou máquinas para manipulá-los, conseguindo com isso obter os resultados em tempo recórde.

Em função dos resultados alcançados Hollerith, em 1896, fundou uma companhia chamada TMC (Tabulation Machine Company), vindo esta em 1914 a se associar com duas outras pequenas empresas formando a CTRC (Computing Tabulation Recording Company) e se tornando em 1924 a tão conhecida IBM (International Bussines Machine).

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial houve a necessidade de se projetar máquinas capazes de executar calcúlos balísticos com precisão e rapidez para serem utilizados na indústria bélica.

Com isso, surgiu em 1944, o primeiro computador eletro-mecânico (inventado pelo professor Howard H. Aiken da universidade de Harward nos E.U.A.), o qual se chamava Mark I e era controlado por programas e usava o sistema decimal.

Ainda com a chegada da Segunda Guerra, foram criadas duas máquinas: Enigma, usada pelos alemães para cifrar mensagens e Colossus, criada pelos ingleses para decifrar mensagens.

Em 1946, surgiu o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Calculator) projetado para fins militares pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos E.U.A. na Universidade da Pensivalnêa. Tinha 17.468 valvúlas, 1.500 relés, pesava 30 toneladas, consumia 200 KW de energia, ocupava três andares, queimava uma valvúla cada dois minutos e tinha um custo de aproximadamente 10 milhões de dólares.

O matemático húngaro John Von Newman, formulou nos E.U.A. a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC e que é utilizado nos compuatores até hoje.

  1. GERAÇÕES
  1. Primeira Geração (1940 – 1952)

A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas eletrônicas. Sua fabricação era destinada apenas ao uso científico e militar; processavam uma tarefa de cada vez; precisavam ser reprogramados a cada tarefa; apresentavam grande consumo de energia e problemas devido ao elevado aquecimento; eram baseados na teoria da máquina de John Von Newman; era inviável para uso comercial pois custavam algumas centenas de milhões de dólares; não possuíam dispositivo de armazenamento; utilizavam os cartões perfurados como memória e eram programados em liguagem de máquina. Um dos computadores dessa geração que pode ser citado é o ENIAC.

  1. Segunda Geração (1952 – 1964)

A segunda geração dos computadores foi marcada pela substituição da valvúla pelo transistor (criado por dois cientístas no laboratório da Grambell). Sua fabricação era destinada ao uso cientifíco, militar, administrativo e gerencial. Nasce o conceito de memória auxíliar (fitas e discos magnéticos); começam a surgir os “bureaus” (centros de processamentos que prestavam serviços a terceiros); surge também as linguagem de programação de alto nível: Fortran (1957), Cobol (1960) e Basic (1964). As máquinas da segunda geração eram mais potentes e confiáveis; obtiveram redução de tamanho e de consumo de nergia e eram programadas em liguagem montadora. Um dos computadores dessa geração que pode ser citado é o IBM 1401.

  1. Terceira Geração (1964 – 1975)

A terceira geração dos computadores foi marcada pelo surgimento do circuito integrado (associação de transistores em pequena placa de silício) que permitia a miniaturização dos equipamento eletrônicos. Início da utilização dos computadores pessoais; tinham maior capacidade de processamento; baixissimo consumo de energia; menor custo; eram mais confiáveis e bem menores. Surgiram as primeiras LAN’s (redes locais) e os computadores passaram a ser utilizados em âmbito comercial e empresarial. Um dos computadores dessa geração que pode ser citado é o IBM /360.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com