TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  18/11/2022  •  Bibliografia  •  6.122 Palavras (25 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 25

                                          [pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

ICET - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
PIM II

 DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE QUE GERENCIE TODAS AS TAREFAS DE UMA STARTUP


Nome                                                                                    R.A

ALUNO 1

ALUNO 2

ALUNO N

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

DEZEMBRO/2022

RA

Aluno 1

Aluno 2

Aluno 3

Aluno 4

Aluno 5

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE QUE GERENCIE TODAS AS TAREFAS DE UMA STARTUP

[pic 2]

São José dos Campos – SP

Dezembro / 2022


RESUMO

O RESUMO deve apresentar, obrigatoriamente:

• Panorama do tema, objetivo, metodologia, resultados, conclusões, palavras chave.

• O texto do resumo deve ser escrito no passado, em um único parágrafo com uma extensão de 200 a 250 palavras ou 1400 a 1700 caracteres, fonte: Arial 12, espaço entrelinhas simples.

• O resumo deve começar indicando qual é a natureza do trabalho, indicando o tema tratado, os objetivos a serem alcançados e as conclusões ou resultados a que se chegou com o projeto.

• No texto deve haver a indicação clara dos seguintes itens: objetivo do trabalho; principais teóricos estudados e conceitos mais relevantes; procedimentos metodológicos – contexto pesquisado, dados coletados caso isso tenha sido feito, procedimentos de análise; síntese dos resultados obtidos / descobertos após a análise; e rápida conclusão do grupo.

Palavras-Chave:


SUMÁRIO

Pág.

1. INTRODUÇÃO

5

2. LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

3. ENGENHARIA DE SOFTWARE I

4. FUNDAMENTOS DE REDES DE DADOS E COMUNICAÇÃO

5. MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO

6. ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

7. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

7.1 Caracterização do ambiente de estudo

7.2 Desenvolvimento

8. CONCLUSÃO

9. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

A presença da tecnologia na vida do cidadão comum tem sido algo cada vez mais corriqueiro, sistemas como GPS nos levando para os lugares de interesse, solicitar qualquer tipo de comida a um clique de distância ou consultar fatos e curiosidades em tempo real para encerrar alguma discussão é algo tão comum hoje em dia que a maioria das pessoas nem se lembram como era o mundo antes de tudo isso. (Muller,2019)

Os sistemas citados só são possíveis graças a uma das principais revoluções das últimas décadas: a Internet, esta possibilitou a troca de informações de qualquer natureza em escala global, porém até pouco tempo essa tecnologia estava basicamente limitada a computadores o que tornava o seu acesso um evento momentâneo e não algo onipresente como acontece hoje em dia. (Ward,2006)

Nos tempos atuais, porém, a internet deixou de ser algo pontual e passou a estar em diversos tipos de dispositivo eletrônicos como televisões, celulares, relógios, geladeiras e até mesmo nas lâmpadas de residências comuns. A inserção de internet nesses tipos de aparelhos cria dois termos que estão sendo difundidos hoje em dia, os smart devices que denomina os aparelhos de uso doméstico conectados a rede mundial para recebimento ou envio de informações, ou seja, uma geladeira capaz de detectar a falta de um produto em seu estoque e fazer o pedido automaticamente, um relógio capaz de detectar os batimentos cardíacos do usuário durante uma atividade física e gravar esses dados em algum servidor remoto para consulta futura ou uma simples lâmpada que pode ser ligado de qualquer lugar do mundo. Esse conceito de bilhões de dispositivos conectados a internet damos o nome de internet of things ou como passaremos a tratar neste documento “IoT”. (Dias, 2022)

A alta demanda por eficiência nos processos do dia a dia de um cidadão comum, assim como a constante necessidade de controle dos dispositivos a nossa volta, torna o mercado de IoT uma aposta promissora, até pelo seu dado crescimento nos dias atuais que está ilustrado no gráfico presente na Figura , que mostra não somente um crescimento exponencial de dispositivos Smart conectados a rede de internet mas prevê uma taxa de três dispositivos smart por pessoa em escala mundial, de forma que baseado nisso podemos destacar que o mercado de Smart Devices  é além de uma aposta certa para o futuro, também uma tendência irreversível. (Lee,2015)

[pic 3]

Figura 1: Crescimento de Smart Devices no mundo

Fonte: Ritcher, 2014.

A popularização do IoT possibilitou o surgimento de casas totalmente integradas a internet e automatizadas, criando o conceito de automação residencial, que consiste basicamente no controle de aparelhos e dispositivos de uma residência (como televisores, aparelhos de som, Ar-Condicionado e dispositivos de iluminação) assim como o monitoramento de variáveis interessantes ao morador (como temperatura, humidade, consumo de energia e se portas e janelas foram deixadas abertas). (Adami,2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (959.7 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com