TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  13.281 Palavras (54 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 54

UNIVERSIDADE PAULISTA

Ciência da Computação

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA

SÃO PAULO

2020

ÍNDICE

Objetivo e motivação do trabalho.................................................................................4 Introdução.....................................................................................................................6 Regras do jogo..............................................................................................................9 conceitos gerais.........................................................................................................9 Personagem Principal...............................................................................................9 Inimigos...................................................................................................................10 Ambiente..................................................................................................................10 Jogabilidade............................................................................................................11 Plano de desenvolvimento do jogo.............................................................................13 Geral........................................................................................................................13 Container.................................................................................................................13 Fase.........................................................................................................................15 Inimigo.....................................................................................................................17 Nébula.....................................................................................................................18 Player.......................................................................................................................19 Tiro...........................................................................................................................21 Relatório Com as linhas de código do programa.......................................................23

 

OBJETIVO E MOTIVAÇÃO DO TRABALHO

Este trabalho tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância e os cuidados com o meio ambiente, mostrando os problemas e as consequências causada pelo homem ao meio em que habita, visto que, a cada ano a taxa de lixo no planeta e no espaço só aumenta. Contudo, tentamos buscar uma forma de conscientizar a população.

Nos dias atuais as grandes metrópoles vêm sofrendo demasiadamente com a questão do meio ambiente devido ao grande crescimento populacional sem controle, a falta de saneamento básico e de investimento na educação da nossa população. Com isso, deve-se incentivar as empresas que atuam na área de tecnologia e entretenimento, a investirem em meios de comunicação em massa que atinjam de forma sutil ou impactante a população sobre as questões ambientais.

Segundo a ONU, as mudanças climáticas estão acelerando e isso é uma grande ameaça há sobrevivência de milhões de pessoas, animais e plantas. Pois provoca episódios meteorológicos, tais como, secas, incêndios e inundações cada vez mais frequente e de forma extrema, esses fenômenos nos obrigam a criar formas de conscientizar a população sobre as consequências causada pela falta de cuidados com o planeta.

Devido aos grandes danos e catástrofes como os mencionados anteriormente, a questão ambiental tornou-se um problema emergencial e de uma grande necessidade. Então buscamos recursos que amenize a destruição do ambiente em que vivemos. Diante desse quadro, corporações conscientes da necessidade de medidas emergenciais vêm buscando formas através da mídia, jogos de entretenimento e dos mais diversos recursos tecnológicos, atingir principalmente a população mais jovem sobre essa realidade e a necessidade de lutarmos por um mundo melhor, para nós e para as futuras gerações.

Portanto, pensando em tudo o que foi abordado acima, nós criamos esse jogo com o intuito de mostrar a toda a população brasileira a importância de cuidar do meio ambiente de um modo geral e especificadamente a importância de praticar a reciclagem.

Como o jogo se passa no espaço, é válido falar de um assunto pouco conhecido, o lixo espacial.

O lixo espacial é todo e qualquer objeto que não tenha mais utilidade, que é lançado no espaço que orbita a Planeta Terra. Segundo a NASA, desde 1957 cerca de 4.000 satélites foram lançados na órbita do nosso planeta. Sabendo-se que o lixo espacial representa perigo para satélites ativos, o jogo é basicamente um alien destruindo os lixos espaciais (representados por lixos comuns), com intuito de "proteger" os satélites ativos e passar uma lição para os usuários: se alienígenas existem, eles estão de alguma forma ajudando o meio ambiente.

 

INTRODUÇÃO

Sem dúvidas, um dos maiores problemas enfrentamos na sociedade moderna, pós revolução industrial, é a grande quantidade de resíduo gerado pela população mundial. Por exemplo, apenas aqui no Brasil, em média, cada pessoa produz 387 kg por ano. E segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2015, foram geradas 79,9 milhões de toneladas de lixo em todo o País.

E a situação fica mais alarmante porque, a quantidade de lixo produzido no Brasil cresce a uma taxa cinco vezes maior que o da população.

Se, por um lado, diversas iniciativas têm sido implementadas para diminuir a quantidade de resíduos gerados, por exemplo, embalagens econômicas e retornáveis, que diminuem os impactos ambientais causados durante sua produção, por outro lado é necessário explorar melhor uma velha conhecida dos brasileiros que é fundamental para auxiliar nesse quadro: a reciclagem.

Desde o início da humanidade o ser humano produz lixo de alguma forma. Os nômades, por exemplo, já descartavam o que sobravam dos animais que eles caçavam pela sua trajetória. E à medida que o homem foi se tornando um ser de sociedade, a quantidade de lixo e resíduos foram aumentando gradualmente.

Segundo um recente estudo feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), civilizações antigas como os hindus, que é uma das sociedades mais antigas do mundo, já tinha sistemas de esgoto. E outras civilizações, não tão antigas, como os israelitas, por exemplo, já tinha regras estabelecidas de como eles deviam descartar seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, bem como os cadáveres e o lixo produzido no reino.

Porém, na segunda metade do século XIX, com a Revolução Industrial, houve um aumento significativo na produção de lixo, causando graves impactos sanitários. Foi necessário programar novas medidas para amenizar a complicada situação dos bairros operários e também dos bairros nobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (109.1 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com