TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA

Por:   •  14/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  11.216 Palavras (45 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 45

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

BRENO SANTA ROSA SANTOS RA:G25GHD0

INGRID PEREIRA MARTINS RA:G3053A6

LETÍCIA PORTO RODRIGUES RA: G306AC4

LUAN MOREIRA DE ALMEIDA RA:G28CBA2

TIAGO GOMES FERREIRA RA:G25DBG1

VINICIUS LHOBREGAT SANTOS RA:G21JFH5

TURMA: CC3P04/CC3Q04

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA

São Paulo, maio de 2022


UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA

Monografia apresentada ao Curso de Ciência da Computação da Universidade Paulista como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação.

Orientador: Prof. Gustavo Figueiredo

São Paulo, maio de 2022


AGRADECIMENTOS

Neste trabalho queremos agradecer a Deus pela vida e por nos conceder a oportunidade de estar concluindo mais essa etapa em nossa graduação.

 Apresentamos aqui também, gratidão aos orientadores Prof. Gustavo e Prof. Lauro a que sempre foram pacientes e compreensivos, ao passo que nos forneceram conhecimentos e ideias extraordinárias para as diversas etapas deste trabalho.

Agradecemos em conjunto nossas famílias que a todo momento foram nosso alicerce, que nos ajudaram em vários momentos cruciais deste trabalho. “Meu muito obrigado a todos vocês”.


Sumário

1.        Objetivo        7

2.        Introdução        8

3.        Conceitos Gerais (Regras do Jogo)        9

4.        Plano de desenvolvimento do jogo        10

5.        Projeto do programa        11

5.1        Métodos das classes        11

6.        Relatório das linhas de código        12

7.        Ficha APS        27

8.        Funcionamento do Código        30

9.        Referências        32

  1. Objetivo

Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento de um jogo utilizando a linguagem JAVA. Com o objetivo de promover a sustentabilidade, criamos um jogo de plataforma para ilustrar o caminho do lixo ao seu destino de descarte correto.

O jogo visa o entretenimento dos jogadores e a importância da reciclagem para o nosso planeta, sendo assim, podemos utilizar a tecnologia ao nosso favor e propagar o conhecimento para ajudar na contínua luta para conscientização das pessoas.

O objetivo do jogo é navegar no mapa de maneira que o personagem não encoste em entulhos. Conforme o acerto serão atribuídos pontos, que por sua vez irão apenas contabilizar e gerar um recorde, a meta é superar esse número sempre que possível.

O pleno entendimento virá com o desenvolvimento do trabalho, demonstração em telas e usabilidade do jogo.


  1. Introdução

GarbaceRecycle é um jogo onde seu nome já diz “reciclar lixo”, um jogo onde seu personagem principal é uma bola de papel amassada que precisa desviar de lixos comuns. Abrangente para todas as faixas etárias, mas com o objetivo de entreter as crianças de 5 à 12 anos de idade.

Foi inspirado no famoso jogo Flappy Bird desenvolvido em maio de 2013 e que ficou no topo dos jogos mais baixados em janeiro de 2014, porém, foi retirado na App Store por ser considerado “viciante demais”. O objetivo do jogo era ganhar o maior número possível de pontos, controlando um pássaro (tocando na tela/espaço) sem deixá-lo colidir nos canos. Se o pássaro tocar em algum obstáculo ou se deixar o pássaro cair, o jogo termina. E sempre que o personagem passa por um conjunto de canos, o jogador ganha um ponto.

Em GarbaceRecycle, trocamos o designer do cenário e do personagem para combinar com o jogo de reciclagem, buscamos esse tema para desenvolver curiosidade nos usuários sobre o assunto, a fim de conscientizar que a reciclagem é importante e mostrar que seu papel de agentes e transformadores do meio ambiente, podendo assim reconhecer os efeitos das suas atitudes no mundo em que vivem.

Muitas crianças sabem como reciclar, mas não sabe a importância e o peso em sua volta, quanto mais reciclamos, serão diminuídos os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras.

Um exemplo de reciclagem seria, cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado e preservado.


  1. Conceitos Gerais (Regras do Jogo)

O objetivo no jogo é ganhar o maior número possível de pontos, controlando a bola de papel (tocando na tela) sem deixá-la colidir nos tubos. Se a bola de papel tocar em algum obstáculo - ou se deixá-la cair -, o jogo termina. Sempre que o personagem passa por um conjunto de tubos, o jogador ganha um ponto.

  • A pontuação só é atribuída ao placar ao realizar a passagem pelos tubos.
  • Somente a tecla Espaço pode ser utilizada para que o personagem execute as ações.
  • Ao tocar no tubo ou nas extremidades da tela é considerado game over.
  • Para iniciar o jogo é necessário dar um toque na tela.

Não há limites de toques para o personagem subir, cabe ao jogador definir qual a quantidade necessária para navegar no mapa.


  1. Plano de desenvolvimento do jogo

Flappy Bird foi por muito tempo um dos jogos mais famosos para celulares, levando a competições e recordes imbatíveis, que causa estímulo para quem joga, por conta do aumento de pontuações e superação de recordes. A proposta de GarbaceRecycle é falar sobre a reciclagem de lixos, colocamos em desenvolvimento cada detalhe em relação a isso, sendo o personagem uma bola de papel e o tubo de colisão uma espécie de lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com