TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NOS DIAS ATUAIS

Por:   •  22/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

REDAÇÃO CIENTÍFICA

 

        

O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NOS DIAS ATUAIS[a][b]

PROJETO DE PESQUISA

, RS, Brasil

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................03
  1. Tema e Delimitação......................................................................................03
  2. Questões de pesquisa..................................................................................04
  3. Hipóteses.......................................................................................................04
  1. JUSTIFICATIVA..............................................................................................05
  2. OBJETIVOS....................................................................................................06
  1. Objetivos Gerais...........................................................................................06
  2. Objetivos Específicos...................................................................................06
  1. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS.......................................................................07
  2. METODOLOGIA..............................................................................................10
  3. CRONOGRAMA..............................................................................................11

REFERÊNCIAS....................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

O comércio eletrônico (CE ou e-commerce), é, segundo Turban e King (2004, p.03): “o processo de compra, venda e troca de produtos, serviços e informações por redes de computadores ou pela Internet”, e é sobre este tema que tratará este projeto de pesquisa, o comércio eletrônico nos dias atuais[c].

O comércio eletrônico tem trazido grandes melhorias para a população, possibilitando o crescimento econômico das empresas e o ganho em produtos e serviços à população. Os consumidores utilizam-se das compras pela internet como um meio de conseguir agilidade e uma grande variedade de produtos, o que em algumas cidades é um pouco difícil de se ter, além de que estará disponível sempre que as pessoas quiserem, ou seja, é uma forma extremamente atrativa de comércio, conseguindo atingir diferentes tipos de clientes, pois, por exemplo, há clientes que no período em que as lojas físicas estão abertas eles não podem comprar porque estão em horário de trabalho, e quando saem do trabalho as lojas já se encontram fechadas.

Os benefícios do CE para os consumidores são principalmente a conveniência, a velocidade e o custo. Podem-se efetuar compras ou transações durante todo o ano, 24 horas por dia em quase toda as partes do planeta. Há mais opções de produtos em diferentes lojas. Podem-se obter informações importantes e detalhadas sobre os produtos e serviços e fazer comparações em questão de segundos, em vez de dias ou semanas. (TURBAN,KING, 2004, p. 15)

Dessa forma, este trabalho encontra-se organizado em capítulos onde serão tratados assuntos sobre o tema e os objetivos, a referência teórica a qual será baseada e norteada esta pesquisa e a forma como será feita a pesquisa, com o intuito de alcançar os objetivos apresentado neste projeto e de demonstrar como o comércio eletrônico está mudando a forma das pessoas comprarem bens ou adquirirem serviços.

1.1 Tema e Delimitação

O tema a ser tratado neste projeto de pesquisa é o desenvolvimento do comércio eletrônico nos dias atuais, tema este cada vez mais presente na sociedade tecnológica em que vivemos e que desperta o interesse de boa parte dos consumidores.

1.2 Questões de pesquisa

A questão que norteia as atividades para este projeto de pesquisa é a seguinte: por que o e-commerce tem se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada por grande parte da sociedade?

1.3 Hipóteses

Espera-se que, ao longo da pesquisa, será demonstrado que o porquê do e-commerce ter se tornado cada vez mais popular é por ele ser uma forma prática, rápida e cômoda para realizar a compra de bens e serviços. Estes adjetivos são a principal resposta para o crescimento desta forma de comércio, pois é prática porque você pode ter acesso a vários sites em questões de minutos, o que é diferente que comprar pessoalmente, que você terá que levar talvez horas para ir em várias lojas, rápida porque, como dito anteriormente, é possível ver várias lojas e produtos em pouco tempo e cômoda porque você não precisa se deslocar de sua casa para ir às lojas, você consegue comprar do conforto de sua residência na hora em que quiser.


  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema deste projeto justifica-se pelo fato do comércio eletrônico de bens e serviços estar cada vez mais presente na sociedade atual, já que muitas pessoas utilizam esta forma de comércio acreditando ser uma estratégia que está cada vez mais segura, além de possibilitar encontrar um número maior de itens, de diferentes modelos, economizar tempo e conseguir comprar do conforto de sua residência. Durante o curso foi estudado, na disciplina comércio eletrônico, os conceitos e fundamentos referentes ao assunto, o que me despertou o interesse em realizar este projeto.[d]


  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Analisar como e a razão do e-commerce ter se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas pessoas de modo a facilitar a vida destas.

  1. Objetivos específicos

  • Entender por que as pessoas estão preferindo comprar pela internet.
  • Analisar o motivo do crescimento deste tipo de comércio.
  • Mostrar as vantagens e benefício que as pessoas podem ter utilizando o e-commerce.

  1. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

O comércio eletrônico (CE) tem se tornado uma ferramenta poderosa no comércio nacional e internacional. Com diversos atrativos como, maior variedade de produtos, preços mais acessíveis, descontos, formas de pagamento mais facilitadas, comodidade, entre outros, tem se firmado como uma nova forma de comércio, que já caiu no gosto das pessoas.

O comércio eletrônico permite que as organizações possam atingir mercados antes inimagináveis. A lógica desse tipo de comércio é a de que uma empresa, mesmo pequena, possa atingir clientes (leia-se consumidores/compradores) e fornecedores localizados em qualquer ponto do globo terrestre, desde que tenham acesso à rede mundial de computadores (www) ou a uma rede privada de computadores. (RAZZOLINI FILHO, 2012, p. 23)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com