TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EMPRESAS E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AOS DIAS ATUAIS

Por:   •  24/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

AS EMPRESAS E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AOS DIAS ATUAIS

Nome: Marcos Heron do Nascimento Nogueira

Matrícula: 03040124

Curso: Engenharia Civil

A Segunda Revolução Industrial aconteceu no fim do século XIX e teve a substituição da energia a vapor pelo petróleo e pela eletricidade como fontes energéticas e a chegada da linha de montagem, favorecendo a produção em massa. Essas novas fontes energéticas propiciaram às empresas um potencial muito superior, expandindo a sua capacidade produtiva.

Na segunda metade do século XX tivemos a Terceira Revolução Industrial marcada pelas tecnologias de busca, geração, processamento e transmissão de informações e pela engenharia genética. O uso crescente dos computadores fez com que fosse conhecida como Revolução Digital ou do computador e é associada a globalização.

Estamos no meio da Quarta Revolução Industrial, uma evolução dos sistemas produtivos motivada pelo avanço da capacidade dos computadores, a integração das tecnologias físicas e digitais e as novas estratégias de inovação do mercado. A tecnologia utilizada é a Internet das Coisas ( IoT), que é a conectividade entre todos os dispositivos da indústria em um banco de dados online, e o conceito Máquina para Máquina ( M2M ), que é a conexão entre as células de produção e a possibilidade de troca de informações entre si de forma independente, onde é possível monitorar todo o processo, conseguindo identificar problemas, alocar as máquinas de forma eficiente ou aumentar a eficiência no uso de todos os recursos, o que gera benefícios para as indústrias aumentando seus meios produtivos de forma exponencial.

Com o avanço tecnológico o número de trabalhadores necessários para várias funções pode ser reduzido, embora, ao mesmo tempo, pode-se gerar novas áreas de atuação e criação de postos de trabalho que antes não existiam. Este cenário exige um investimento global para a qualificação destes trabalhadores para as novas atividades que surgirão nas empresas do futuro.

Referências Bibliográficas:

ABRANTES, Beatriz. Segunda Revolução Industrial: como foi, contexto e mais. Stoodi Ensino e Treinamento à Distância, 2018. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/25/segunda-revolucao-industrial/. Acesso em: 22 de abril de 2020.

BEZERRA, Juliana. Segunda Revolução Industrial. Toda Matéria, 2018. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/segunda-revolucao-industrial/. Acesso em: 22 de abril de 2020.

BEZERRA, Juliana. Terceira Revolução Industrial. Toda Matéria, 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/. Acesso em: 22 de abril de 2020.

CAVALCANTE, Zedequias Vieira; SILVA, Mauro Luis Siqueira da. A Importância da Revolução Industrial no Mundo da Tecnologia. Cesumar Centro Universitário de Maringá, 2011. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/epcc-2011/wp-content/uploads/sites/86/2016/07/zedequias_vieira_cavalcante2.pdf. Acesso em: 22 de abril de 2020.

FERNANDES, Márcia. Referências Bibliográficas ABNT: Como Fazer? Toda Matéria, 2019. Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com