TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREGO DA TECNOLOGIA COMO ESCORA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA - IFBA CAMPUS SEABRA

EDUARDA RIBEIRO DA SILVA

 O EMPREGO DA TECNOLOGIA COMO ESCORA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Seabra - BA

2020

EDUARDA RIBEIRO DA SILVA

O EMPREGO DA TECNOLOGIA COMO ESCORA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia - IFBA Campus Seabra, como parte das exigências para a obtenção de nota na disciplina de Linguagem de Programação.

Orientador: Prof. Rui Benedito Carige Junior 

Seabra - BA

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 O DESTAQUE DA TELEMEDICINA NO MUNDO APÓS O COVID-19        3

3 IMPRESSÃO 3D AUXILIA LINHA DE CONTENDA DO VÍRUS        4

4 TERMINAIS BIOMÉTRICOS PARA DETECÇÃO DE SINTOMAS        5

5 REDE COLABORATIVA: ANJO AMIGO        5

6 SISTEMA DE VIGILÂNCIA GLOBAL DINÂMICO        6

7 MINHA PROPOSTA          6

1 INTRODUÇÃO

Graças a globalização e ao avanço da tecnologia, hoje, o combate à propagação do vírus Sars-CoV-2 distingue-se demasiadamente dos métodos utilizados ao longo das Eras. Vale ressaltar que, “Nem sempre, a Comunicação na sociedade, ocorreu de maneira tão dinâmica e ágil como atualmente. O desenvolvimento de tal processo, deu-se de forma lenta, perdurou por séculos e passou por diversas fases e transformações” (MENEZES, 2018, p. 1).  

Não é a primeira vez que a humanidade testemunha a calamidade instaurada por uma pestilência. Ao decorrer dos séculos, os seres humanos presenciaram o surgimento, extermínio e desfecho de inúmeras pandemias. A exemplo da Gripe Espanhola, antecedente do Covid-19, que teve início no século XX, contaminou um quarto da população brasileira e à níveis globais dizimou cerca de 50 milhões de pessoas. Seus sintomas, assim como as formas de prevenção (quarentena, máscara e isolamento social) se assemelham ao recente cenário pandêmico.  

Desde a eclosão do Sars-CoV-2, a ciência tecnológica vem sendo escora fundamental na linha de contenda, visto que as massas tiveram que se adaptar à essa situação de forma que contivesse a disseminação do vírus. A princípio, toda a população manteve-se desnorteada pelas incertezas e desconhecimento da doença, contudo, quaisquer descobertas dos cientistas vêm sendo transmitida pelos veículos de comunicação. Simultaneamente, a tecnologia proporcionou o desenvolvimento de alternativas para adaptação ao novo normal, a exemplo da telemedicina, impressão 3D, cabines biométricas para detecção do vírus, drones para transportar suprimentos e a inteligência artificial.

2 O DESTAQUE DA TELEMEDICINA NO MUNDO APÓS O COVID-19

A necessidade do atendimento remoto tornou-se primordial, pois o isolamento social é um dos métodos de combate a propagação do vírus. Como resolução desse entrave na saúde, a telemedicina tornou mais acessível esse acesso, extinguido a distância geográfica que era um fator problema na oferta do serviço. Em conformidade legal, no mês de abril, o atual Presidente da República Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.989/20, que libera o uso da telemedicina, ao menos enquanto a pandemia perdurar. Uma vez exequível, os profissionais podem realizar a teleorientação (orientação e encaminhamento à distância de pacientes em isolamento), teleinterconsulta (discussão entre médicos afim de compartilhar informações para auxílio terapêutico ou diagnóstico) e o telemonitoramento (acompanhamento das condições de saúde do indivíduo).

No início da quarentena, a procura a este tipo de atendimento cresceu consideravelmente, não somente para buscar informações acerca dos sintomas do Covid-19, mas também para acompanhar outras doenças. Como resultante, foram criados diversos canais de comunicação para verificar informações e fazer esclarecimentos sobre o coronavírus, citando caso análogo, o Governo Federal desenvolveu o aplicativo “Coronavírus SUS”:

O objetivo é facilitar as informações sobre o COVID-19, sobre o que é quais são os sintomas, formas de transmissão e como se prevenir. Como combater noticias falsas e ainda realizar uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a hospitais. Através do aplicativo é possível também encontrar as unidades de saúde mais próximas da sua localização. (GRUPO ELO SEGUROS E BENEFÍCIOS, 2020)

Criou também uma conta comercial no WhatsApp, nomeada “Saúde sem Fake News”:

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virals que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede antes de continuar compartilhando.  (GRUPO ELO SEGUROS E BENEFÍCIOS, 2020)

Tratando-se dos infectados, alguns indivíduos que testaram positivo para o Sars-CoV-2 relataram que durante o isolamento domiciliar foram monitorados pela Equipe do Telessaúde desde o dia da realização do teste. Num intervalo de dois dias, os profissionais entravam em contato via WhatsApp com os pacientes, a fim de acompanhar a evolução dos sintomas, e ao final dos 10 dias do isolamento, eles os encaminharam para uma Unidade de Suporte ao Covid para realizarem uma avaliação médica.

3 IMPRESSÃO 3D AUXILIA LINHA DE CONTENDA DO VÍRUS

A superlotação dos hospitais causada por agravações no quadro clínico de pessoas com Covid-19 tem gerado esgotamento e cansaço no sistema de saúde, que está sobrecarregado e sem estruturas para atender a grande demanda. Em virtude disso, a comunidade de impressão 3D vem inovando com equipamentos para auxiliar a linha de frente do combate a doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com