TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  15/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.719 Palavras (15 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 15

ESEA – FACULDADE ESEA

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PEDAGOGIA

LIVONILDE MARIA MONTEIRO DE SOUZA

 AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

TUCURUI - PARÁ

2020

LIVONILDE MARIA MONTEIRO DE SOUZA

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

Artigo apresentado, a ESEA – Faculdade ESEA, como requisito parcial para conclusão do curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior.  

Orientadora: Professora Ruth dos Santos Sales.

TUCURUI - PARÁ

2020

LIVONILDE MARIA MONTEIRO DE SOUZA

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

Artigo apresentado à Banca Examinadora da ESEA – Faculdade ESEA, como requisito parcial para obtenção do título Especialista em Docência do Ensino Superior.

Orientadora: Professora Ruth dos Santos Sales.

        

Aprovado em: ______/_____/______.

Nota:  

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________

Professora Esp. Ruth dos Santos Sales

Orientadora

_________________________________________________

Professora Msc. Tamna dos Santos Sales

2º Membro da Banca

_________________________________________________

Professora Dra. Mayara da Cruz Ribeiro

3º Membro da Banca

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA 

Livonilde Maria Monteiro de Souza[1]

RESUMO O artigo aborda a adoção das tecnologias digitais como forma de recurso visando a mediação do processo de aprendizagem em tempos de pandemia, destacando ferramentas como o Google Classroom (ferramenta assíncrona) e o aplicativo ZOOM (ferramenta síncrona) e o seu uso no chamado ensino remoto. Utilizou-se de metodologia de estudo descritiva e exploratória, através de um estudo bibliográfico e documental, fazendo-se uma exposição sobre as tecnologias digitais e sua atuação no processo de aprendizagem na época de pandemia de Covid-19. Os dois aplicativos demonstraram-se recursos a serem utilizados de maneira eficaz para a mediação escolar de maneira remota, devendo ser trabalhado o seu aprendizado, tanto por alunos quanto pelos educadores, nestes novos tempos da educação.

Palavras-chave: Tecnologias digitais; metodologia; Covid-19

ABSTRACT The article addresses the adoption of digital technologies as a resource aimed at mediating the learning process in times of pandemic, highlighting tools such as Google Classroom (asynchronous tool) and the ZOOM application (synchronous tool) and their use in the so-called remote learning . A descriptive and exploratory study methodology was used, through a bibliographical and documentary study, making an exposition about digital technologies and their role in the learning process during the Covid-19 pandemic period. The two applications proved to be resources to be used effectively for remote school mediation, and their learning should be worked on, both by students and educators, in these new times of education

Keywords: Digital technologies; methodology; Covid-19

1 INTRODUÇÃO

Na época da pandemia do novo coronavírus (COVID - 19), o Ministério da Educação (MEC) publicou a portaria nº 343, de 17 de março de 2020, com a finalidade de regulamentar a substituição das aulas presenciais pelo ensino a distância (EaD) pelo prazo de 30 dias ou, em caráter excepcional, podendo ser prorrogada enquanto durar a pandemia. De acordo com as recomendações do MEC, todas as instituições de Ensino acataram as proposições, e fecharam as salas de aula de maneira temporária, abrindo mais espaço para as novas estratégias das atuais Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade de atuar na promoção de um processo de formação educacional com mais eficiência, traduzindo-se em conhecimento e oportunidade de aprendizagem para os alunos através das mídias e da internet.

Assim, com base nessa conjuntura, este artigo aborda as tecnologias digitais como recurso para mediação do processo de aprendizagem em tempos de pandemia, apresentando o uso dos aplicativos educacionais Google Classroom (ferramenta assíncrona) e o aplicativo ZOOM (ferramenta síncrona), destacando seu uso pedagógico no ensino remoto.

A prática da metodologia do estudo tem caráter descritiva e exploratória, trazendo uma abordagem bibliográfica e documental, expondo, nestes tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID - 19), discussões acadêmicas sobre a contribuição dada pelas tecnologias digitais na aprendizagem dos alunos.

2 A ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 

A sociedade atual traz a constatação de que mais de 5 bilhões de pessoas usam aparelho celular (GSMA, 2019), como forma de acesso às informações, traduzindo-se em uma forma rápida de aquisição de conhecimento e informação. As tecnologias que surgiram com a modernidade e as várias possibilidades de armazenamento de dados trazem a cada momento mudanças no que se pensa ser a inovação.

As transformações por que passa a sociedade são inegáveis, e mais ainda quando o assunto é a área digital. E com as restrições provocadas pela pandemia, muitas ações presenciais, agora são mediadas por um aparato tecnológico que envolvem diversos dispositivos digitais. Isso porque nosso atual contexto social prevê aspectos que envolvem a conectividade em ambientes colaborativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (466 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com