TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

FELIPE SILVA VAGO

0700336

GN316-80 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Professor(a): Angela Paula

DUQUE DE CAXIAS, 2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE: 


Convido para uma leitura dos dois artigos apresentados abaixo:

LIDERANÇA E INFLUÊNCIA NAS FASES DA GESTÃO DE PROJETOS.

 

Link: http://www.scielo.br/pdf/%0D/prod/v15n3/v15n3a06.pdf

 

 

A GESTÃO DE PROJETOS E O PASSO A PASSO DA ELABORAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO

 

Link: http://www.reeed.com.br/index.php/reeed/article/view/19/21



 
ATIVIDADE ONLINE – ATIVIDADE INDIVIDUAL.


Utilizar a Fonte Times New Roman , tamanho 12.

A atividade deve ser realizada individualmente . 

Lembre-se: PLÁGIO É CRIME! Trabalhos copiados ou parcialmente copiados de outros autores serão desconsiderados e a nota será zerada.

O seu trabalho deverá seguir a seguinte sequência:

CAPA: Nome , matrícula, código da disciplina, nome da disciplina, nome do professor .

DESENVOLVIMENTO: Na seção desenvolvimento você irá fazer um resumo destacando os principais pontos presentes nos dois artigos e obrigatoriamente pesquisar outras publicações, sempre citando seus autores , para dar suporte as ideias que você desenvolveu.

 

Em um texto acadêmico não podemos desenvolver ideias sem se basear em autores consagrados que já publicaram artigos, pesquisas e livros a respeito do tema.

 

Para dar suporte no desenvolvimento do seu texto procure livros em Minha Biblioteca e na Biblioteca Pearson presentes no nosso portal. O Google Acadêmico também disponibiliza artigos dos mais determinados assuntos é só colocar no buscador o tema.

 

Como fazer citações? Procure MIDIATECA o texto sobre CITAÇÕES E REFERÊNCIAS.

CONCLUSÃO: O trabalho deverá apresentar uma conclusão no qual o aluno deverá destacar os principais itens da sua pesquisa e encerrar o trabalho.

REFERÊNCIAS: Neste espaço deverão estar relacionadas todas as obras que fizeram parte da pesquisa e da construção do texto do aluno.


Máximo 5 laudas incluso a Capa e Referências ao final.

 

VERSÃO DO ARQUIVO PARA ENTREGA:

.DOC



NOMECLATURA DO ARQUIVO PARA ENTREGA:

Atividade_NOME_DO_ALUNO

 

 

AVALIAÇÃO

Produção de um texto  baseado na literatura e que expresse corretamente as ideias desenvolvidas nos dois artigos. (4,0 pontos)

Capacidade de argumentação baseada em fatos. (3,0 pontos)

Estrutura do trabalho com capa, introdução , desenvolvimento , conclusão e referências. (1,0 ponto)

Citações das referências dentro dos padrões da ABNT. (1,0 ponto)

Texto escrito dentro das normais ortográficas e gramaticais. (1,0 ponto)

 

 

  • ORIENTAÇÕES:


DATA DE ENTREGA:

---

ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE:

---


VERSÃO DO ARQUIVO PARA ENTREGA:

.DOC


NOMECLATURA DO ARQUIVO PARA ENTREGA:

Atividade_NOME_DO_ALUNO

2 DESENVOLVIMENTO

Os projetos vêm sendo executados desde os primórdios da civilização. A construção das pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China, o Templo de Salomão, a Torre Eiffel, o Coliseum, o Pantheon, a Bomba Atômica e a Ida do Homem à Lua são alguns exemplos históricos de gerenciamento de grandes projetos.

Pensar em gerenciamento de projetos, portanto, não é algo novo como conhecimento. Indivíduos de várias épocas e culturas diferentes vêm criando novos produtos/serviços e introduzindo mudanças e inovações em seus processos. Cada uma dessas demandas envolveu uma série de requisitos e obstáculos pela ótica da disciplina. Desde a organização da mão de obra até a originalidade de suas funcionalidades, padrões e técnicas de construção.

Planejando e executando a construção, utilizando-se das ciências matemáticas, construtores e de arquitetos de modo a garantir a qualidade, e empregando a mão-de-obra, os responsáveis demonstravam conhecer muito bem os princípios envolvidos para se atingir o resultado de um esforço coletivo e temporário. Até hoje muito se discute e admira acerca de como todos estes esforços foram executados e entregues em épocas onde as ferramentas eram rústicas e o trabalho extremamente desgastante.

Viajando através da história antiga, para a medieval, até o renascimento e as posteriores revoluções industriais, muito se evoluiu até os dias atuais. Com as complexas necessidades de sistematizar e organizar a forma de gerir diferentes habilidades e conjuntos de conhecimentos surgiu a disciplina metodizada de gerenciamento de projetos no século XX.

Mas ainda lá no século XIX, durante a primeira revolução industrial, as técnicas de gerenciamento de projetos eram praticamente as mesmas de séculos anteriores. Neste ínterim, surgiu a figura do “supervisor de projetos que sabiam ler, escrever e fazer contas” (BERNARDO, 2013). Tais habilidades já introduziam as premissas para negócios, finanças e gestão.

Já no início do século XX, com a necessidade de maximizar a produção e não precisar utilizar mais trabalhadores ou exigir mais horas de serviço, “Frederick Taylor (1856-1915) aplicou o raciocínio científico para mostrar que o trabalho pode ser analisado e melhorado focando em suas partes elementares” (TORREÃO, 2007), ou seja, quebrou os elementos de um processo para criar as tarefas. Por sua grande contribuição a esta nova abordagem e delimitação de um novo patamar na disciplina de gestão de projetos, Frederick foi considerado o "O pai do gerenciamento científico", inscrição esta presente em seu túmulo (TORREÃO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (204.8 Kb)   docx (319.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com