TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projeto

Por:   •  10/6/2017  •  Artigo  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 14

Gerência de Projetos

Carlos Eduardo Henkes, Daniel Buchholz

Curso de Bacharelado em Ciências da Computação – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI) – Santa Rosa, RS – Brasil

carlinhoshenkes@hotmail.com, danielbuchholz16@gmail.com

Abstract. The purpose of this article is to present to the reader the project management process in the area of ​​IT, making use of the Internet and scientific articles as the main source of research. It is hoped that the developed article will help in understanding the steps that project management has to offer. We conclude that the use of project management is very important when it is intended to create a great project, since it has the function of keeping the project always organized, and always growing.

Resumo. O presente artigo tem como fundamento apresentar para o leitor o processo de gerência de projeto na área de TI, fazendo de uso à internet e artigos científicos como fonte principal de pesquisa. Espera-se que o artigo desenvolvido, auxilie no entendimento dos passos que a gerencia de projetos, tem a oferecer. Concluímos que, a utilização de gerencia de projetos, é muito importante quando se tem o objetivo de criar um grande projeto, pois ele tem a função de manter o projeto sempre organizado, e sempre em crescimento.

1. Introdução

Ao longo dos anos, as empresas têm enfrentado grandes mudança em suas relações empresarias, assim sendo reconhecidas por sua flexibilidade, bom atendimento ao cliente e o mais importante profissionalismo. As equipes de trabalho se tornaram mais flexíveis, os recursos e os esforços são focados na organização e planejamento de projetos, pois as empresas perceberam que a utilização dos conceitos de gerenciamento de projetos se tornou uma pratica indispensável.

        O projeto é um serviço ou produto, ou em alguns casos um resultado especifico, como sua criação é temporária, possuem um início e um fim pré-definidos. Todo e qualquer projeto pode ser encerrado quando seus objetivos são alcançados, ou a entidade que solicitou o projeto faça o seu cancelamento. Todo tipo de projeto tem suas diferenças de longevidade, como também suas diferenças. (PMI, p.3, 2013).

        O gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinado ao controle de eventos não repetitivos, únicos e muitas vezes complexos, dento de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados [Vargas 2016].        

2. Definição

A gerência de projetos, teve diversos tipos de variações relacionada ao seu conceito sobre diversos autores diferentes:

        Conforme a Wikipédia (2016), cita sobre 3 autores,

  • Kerzner (1992), a gestão de projeto de relativamente curto prazo foi estabelecido para a concretização de objetivos específicos;
  • Turner (1994), refere que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tem três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo); processo de gestão (planejar, organizar, controlar); níveis (interativo, estratégico, tático);
  • PMI (Project Management Institute) (2004), define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente.

        Ao decorrer do tempo, a gerência de projetos ficou mais simples e dividida em 10 áreas do conhecimento, bom, a sua utilização é uma forma de manter os riscos de fracasso a um nível muito baixo durante o ciclo de vida do projeto, pois dessa forma à possibilidade de potenciar, eventos positivos para o projeto, assim alavancado todas os seus estágios. Os riscos que ocorrem ao longo do ciclo de vida do projeto, aumentam conforme são criadas incertezas do evento, e a possível aparição do mesmo em um outro estágio do projeto. Assim a possibilidade de resolver o problema logo quando surge, diminuindo a probabilidade de sua presença em outro estágio do ciclo de vida do projeto.

        Para que a gerência de projetos funcione de forma coerente ao propósito de sua criação, houve a necessidade de um indivíduo se responsabilizar pelo projeto, ao qual se intitula gerente do projeto. Esse representante normalmente não participa do projeto diretamente, ele tem como objetivo trabalhar em manter o projeto sempre em andamento e evoluindo constantemente, como também manter a interação dos participantes, logo deixando os riscos de fracasso do projeto quase nulos.

3. Processos de Gerenciamento de Projeto

3.1. Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Os grupos de processos e os processos em si são frequentemente repetidos antes do projeto estar concluído e podem ter repetições dentro de um mesmo grupo de processos e entre os outros grupos de processos. Todas essas repetições podem variar de projeto para projeto, podendo até ser incluída em ordem que diferente para cada projeto.  

        Os processos de gerenciamento do projeto estão ligados uns aos outros por entradas e saídas específicas onde o resultado de um determinado processo virá a entrada de outro, mas isso não quer dizer que os processos precisam estar em um mesmo grupo de processos. Os grupos de processos não são fases do ciclo de vida do projeto. Na realidade, é possível que todos os grupos de processos possam ser conduzidos dentro de uma fase. À medida que os projetos são separados em fases ou subcomponentes distintos tais como desenvolvimento do conceito, estudo de viabilidade, concepção, protótipo, construção, ou teste, etc., todos os grupos de processos seriam normalmente repetidos para cada fase ou subcomponente.  

        Os processos de gerenciamento de projetos estão presentes no grupo de processos onde a maior parte das atividades ocorre. Um exemplo é onde um processo que normalmente ocorre na fase de planejamento é posto no grupo de processos de planejamento. Quando este processo é atualizado por um outro processo ou atividade do grupo de processos de execução, ele não será considerado um novo processo no grupo de processos de execução mas continuará a ser um processo ou atividade do processo de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (264 Kb)   docx (383.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com