TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NÍVEL DE CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA DOS ACADÊMICOS DA UNAMA

Por:   •  19/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

O NÍVEL DE CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA DOS ACADÊMICOS DA UNAMA

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Realizar um levantamento de informações baseando-se no resultado de um questionário para verificar qual o nível de informática de cada aluno, com propósito de identificar a necessidade de conhecimento na área de cada curso.

PROBLEMA

Qual o nível de conhecimento dos acadêmicos da Instituição de Ensino Superior Unama na área de informática?

OBJETIVO GERAL

Identificar o grau de conhecimento em informática dos Acadêmicos do Centro Universitário da Amazônia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer o perfil do acadêmico em relação a informática;

• Identificar o nível de interação de cada área com a Informática;

• Verificar o nível de conhecimento em informática do acadêmico.

JUSTIFICATIVA

Atualmente, alguns cursos de Graduação e Pós-Graduação, não se preocupam com o conhecimento em informática, já que em tese, muitas empresas cobram no mínimo o domínio do pacote Office. Durante a vida acadêmica, exija-se muitos relatórios, resumos, artigos que cobram novamente o domínio em computação.

Com isso, faz-se necessário uma pesquisa de campo para analisar o nível de informática de cada acadêmico, verificando domínio em pacote Office, informática básica, interação máquina versus pessoa. Ao final do questionário será avaliado entre básico, mediano e avançado o domínio do uso da computação daquele indivíduo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1 Informática – Conceitos e Definição

A utilização de computadores como ferramenta para trabalho, educação e lazer, vem se mostrando de forma crescente na sociedade atual. Isso se dá devido a aplicação da informática que, segundo Fustinoni et. al. (2013, p 17) “[...] é o tratamento automático da informação, por meio da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados, tendo por base os computadores. ”

A mesma tem a tarefa fundamental de coletar, tratar e disseminar dados para gerar informações (VELLOSO, 2014). Cada etapa desse processo, utilizado para seus devidos fins, resulta na transformação dessas informações em uma tomada de decisão mais precisa, visando pelo lado profissional, onde o usuário buscará meios eficientes para solucionar problemas.

1.1 Níveis da Informática

Usuário Básico

É o usuário com conhecimentos básicos sobre informática, como o nome já identifica. Saber escrever um texto simples no Word; uma planilha eletrônica no Excel, sem a utilização de fórmulas e controle de dados; saber criar uma apresentação no Power Point, com dificuldades e pode operar sem problemas Outlook.

A maior parte dos usuários básicos preferem utilizar o operacional Windows pela sua facilidade no uso diário. Quanto à softwares, o usuário básico também está dominado pela Microsoft, pois há dificuldades de utilização de outros pacotes Office, como o Open Office ou Libre Office, quando ele conhece estes aplicativos.

Por fim, o usuário básico utiliza softwares da forma padrão, do jeito que é instalado, ele se limita a utilizar sem configurá-lo da maneira mais adequada para seu uso. “Ferramentas > Opções” é um menu que este usuário não costuma acessar.

Usuário Mediano

O usuário mediano já é capaz de usar o pacote Office de forma intermediário, criando textos complexos no Word, com quebras de seção, formação especial para editoração, paginação; é capaz também de elaborar planilhas eletrônicas no Excel, já utilizam fórmulas, mas ainda há certa dificuldade na utilização deste software; o utilizador já cria sem dificuldades apresentações no Power Point. Geralmente não teme muito a invasão de vírus em sua máquina, o que lhe desperta o interesse em testar diversos softwares diferentes para a mesma função. Este interesse leva o usuário a conhecer melhores outros softwares como o Libre Office e outros navegadores. Este cliente sabe da existência de outros Sistemas Operacionais como GNU/Linux e Mac.

Usuário Avançado

Este usuário já possui capacidade suficiente para optar por seus softwares favoritos, segundo seus próprios preceitos.

Domina o pacato Office e Libre Office de maneira formidável e sem dificuldades; trabalha sem impedimento em dois ou mais Sistemas Operacionais, sem ficar confuso em suas funções. Seu conhecimento chegou ao ponto de improvisar, caso esteja num computador que não possua determinado software para dada tarefa, ele é capaz de realiza-la em outro software utilizado para outra função. Por exemplo: edição simples de imagem no Corel Draw, edições de vídeos no Sony Vegas.

METODOLOGIA

Tipo da Pesquisa

De acordo com Marconi e Lakatos (2007, p 186):

Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles.

Pesquisa exploratória, usada em casos em que o problema em questão é pouco conhecido, tem como principal objetivo apanhar, conhecer e caracterizar o problema, tanto na sua classificação quanto na sua reta de definição e não resolver logo de início (RUIZ, 2011).

O trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, cuja os dados serão coletados, essencialmente através de plataforma Survey Monkey Genius para prever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com