TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pagamento Móvel E/Ou Moeda Virtual

Por:   •  31/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

COLEGIADO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

PAGAMENTO MÓVEL E/OU MOEDA VIRTUAL.

SALVADOR-BA

MAIO/2016

PAGAMENTO MÓVEL E/OU MOEDA VIRTUAL.

Relatório apresentado à disciplina de Fundamentos de Sistema de Informação – MATC92, sob a orientação do docente Ibirisol Fontes, como requisito de primeira avaliação escrita.

SALVADOR-BA

MAIO/2016

RESUMO

Neste relatório procuramos explicar e exemplificar como são e funcionam os sistemas para pagamento móvel e moedas digitais, faremos um estudo de caso utilizando a empresa PayPal, a qual já é fortemente conhecida nesse mercado. Os sistemas são baseados em ultilizar transações bancárias de diversas formas, como débito e crédito usando a rede, além de subistituir a utilização de cartão de crédito através da tecnologia NFC.

2

SUMÁRIO

Resumo................................................................................................................02

  1. Introdução..................................................................................................................04
  2. Infra estrutura da tecnologia da informação e sua importância.................................04

2.1. Funcionamento ..................................................................................................06

2.2. Componentes básicos e características...............................................................07

3.  Estudo de caso............ ...............................................................................................08

3.1. Relação da organização e serviço com os componentes de infra de TI…........09

3.2. Avaliar a arquitetura do serviço, discutir os pontos positivos e negativos…....09

3.3. Analise de tendências........................................................................................10

3.4. Avaliação das principais problemáticas na administração dos recursos...........11

4. Considerações Finais...................................................................................................11

5.Referências Bibliográficas............................................................................................12

3

1. Introdução.

Neste relatório abordaremos o funcionamento do sistema de pagamento móvel e moedas virtuais. Falaremos sobre os diversos sistemas envolvidos e usaremos um estudo de caso para exemplificar os estudos.

2. Infra Estrutura da Tecnologia da Informação e Sua Importância.

        A tecnologia de pagamento móvel, apesar de ter pouca adesão, já pode ser considerada como madura em aspectos que tocam na segurança dos dados do usuário e das transações.

Trata-se de uma forma de substituir os largamente utilizados cartões de plásticos por pagamentos via smartphones entre outros dispositivos móveis. Gigantes da indústria tecnológica já começam a implantar, nos Estados Unidos, os seus serviços próprios, como a Apple pay e Samsung pay. Apesar de 52% dos estadunidenses conhecerem a tecnologia de pagamento móvel, apenas 18% utilizam do serviço com regularidade. Estes dados expõem alguns porquês que podem barrar o crescimento desse serviço.

    O primeiro deles está nos países em desenvolvimento, tais quais possuem uma grande parte da população que não dispõe de uma serviço bancário. Ora, como se trata de transações de capital entre duas pessoas físicas ou jurídicas, é inevitável a presença de banco nesta comunicação.

    Depois disto, outro importante desafio para esta tecnologia é conciliar a praticidade para o usuário com a segurança. Segundo Artur Ziviani, integrante do conselho editorial da IEEE - uma das maiores associações de profissionais de tecnologia - “Em geral, uma segurança mais forte envolve menos flexibilidade”.

No entanto, apesar de, como dito anteriormente, ser uma tecnologia madura, a população que conhece estes serviços ainda têm certa relutância utilizá-los por conta da desconfiança. No gráfico abaixo é possível analisar os dados que apontam quais os serviços que mais preocupam os usuários.

[pic 2]

Vencer o obstáculo da sensação de insegurança é fundamental, visto que, segundo a IEEE, o dinheiro físico poderá começar a ser extinto já por volta de 2030. Isso significa que as transações online serão fundamentais futuramente para comprar coisas mais simples do dia-a-dia.

5

2.1 Funcionamento.

        Entre as tecnologias de transmissão de dados mais utilizadas nestes serviços aparecem a rede de telefonia celular, NFC’s, bluetooth e Wifi. Para tornar a experiềncia ainda mais  prática para o usuário final, essas comunicações usuário-vendedor tendem a ser wireless.

O passo-a-passo da interação entre o usuário final e o vendedor  pode ser elencada da seguinte  forma, segundo matéria da Folha de São Paulo:

PASSO 1

Usuário autentica a compra usando impressão digital ou um PIN, por exemplo

PASSO 2

Aproxima-se o celular de uma máquina com tecnologia compatível. A máquina recebe informações criptografadas

PASSO 3

A máquina de cartão envia, via rede celular, um pedido de autorização a redes como Visa e MasterCard

PASSO 4

As redes pedem autorização ao banco do usuário para efetivar a compra

PASSO 5

Banco checa informações e envia de volta um código criptografado para autorizar a transação

O mesmo serve para transações que envolvem moedas virtuais

6

2.2. Componentes básicos e características.

        Os componentes básicos para empresas desse ramo são;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com