TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOEDA VIRTUAL E MOEDA FIDUCIARIA

Por:   •  5/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                [pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ECONOMIA MONETÁRIA

RODRIGO NUNES SILVA MESSIAS

MOEDA VIRTUAL E MOEDA FIDUCIARIA

Goiânia

  2021

INTRODUÇÃO

A moeda é um dos mais importantes ativos econômicos, sendo assim ela foi objeto de interesse na formação da sociedade, e com isso ela foi passando por constantes evoluções. A moeda surgiu como uma evolução da mercadoria moeda, assim ela permitiu a superação do escambo e dos meios precários de troca.

Hoje a moeda se da pela confiança que as pessoas tem nela, confiança essa que é garantido pelo estado. Assim desde a sua criação o estado vem mostrando que tem um papel fundamental no poder de controlar a sua emissão e as relações de troca.

A moeda virtual vem para mudar essa relação do estado com a moeda, onde a moeda passa por um sistema descentralizado sem o monopólio e a confiança garantida pelo estado.

A utilização de uma moeda sem um sistema centralizador e sem o monopólio do estado, pode assim  num futuro próximo trazer um novo conceito de moeda que pode mudar as relações dos agentes econômicos e os países. Com o aumento das tecnologias e o aumento  da velocidade de comunicações das informações criou um ambiente favorável para a implementação de um sistema digital.

DESENVOLVIMENTO

A moeda digital possui forma própria de denominação, no qual difere das fiduciárias,  e também não é considerada como dispositivo para armazenamento da moeda nacional. As moedas digitais não são emitidas por uma autoridade monetária e também não tem garantia de conversão para a moeda nacional.

O valor de conversão não depende da autoridade monetária, e sim da credibilidade que os agentes econômicos possuem dela.

A moeda fiduciária é a moeda sem valor intrínseco e sem lastro, no qual ela só é usada porque foi decretada pelo governo, e assim suas aceitação depende dos agentes econômicos e também do próprio governo.

Historicamente a função mais importante da moedas, e ela ser usada como meio de troca, sendo assim essa função perdura ate os dias de hoje.

A moeda digital nasceu na crise de 2008, e ela foi sendo usada não como meio de troca mas sim para satisfazer necessidades individuais.

As criptomoedas são moedas exclusivamente digitais, e algumas das principais, como Bitcoin, não são controladas por algum servidor ou entidade central, como os Bancos Centrais controlam as fiduciárias. Elas podem ser utilizadas para meio troca, compra de bens, e também para operações de investimento. São pertencentes ao modelo de Finanças Descentralizadas, as DeFi, que através da tecnologia blockchain conseguem descentralizar outros serviços e aplicações financeiras, otimizando e barateando processos.

O bitcoin é a moeda digital mais famosa nos dia de hoje, e ela foi criada com o intuito de permitir transações diretas entre seus usuários, sem a necessidade de intermediários, como o estado ou banco.

O valor do bitcoin não deriva do lastro nem de seu valor intrínseco, mas sim dos valores que os agentes a demandam no mercado aberto. Sendo assim a moeda é instável e assim segue as lei de mercado de oferta e demanda.

Por não ter nenhum intermediário na troca as operações com moeda digitais são mais rápidas e mais barata, porque elas reduz significante os custos das transações no qual são realizadas pelos meios tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com