TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FIM DA MOEDA DE PAPEL: INFORMATIZAÇÃO NO CONTROLE DO PROCESSO

Por:   •  7/3/2016  •  Artigo  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

 

O FIM DA MOEDA DE PAPEL:

INFORMATIZAÇÃO NO CONTROLE DO PROCESSO

Bruno Rodrigues Bezerra

Curso de Pós-Graduação em Controladoria

EAD

Polo FACNET, Taguatinga, DF

RESUMO

O presente teve por objetivo evidenciar e discutir práticas adotadas numa organização empresarial na gestão, controle, processo e rotinas. No que tange a venda de combustíveis e meios de fidelizar o cliente para que tivesse garantias de um bom serviço, qualidade e controle na gestão de controle de seus abastecimentos. Inovação e tecnologia são temas importantes no desenvolvimento.

Palavras-chave: Cartão, Cascol, Talão

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o mercado caracterizou-se pela grande concorrência e competitividade entre as empresas.  Nesse cenário, o diferencial acaba sendo a segurança, a solidez, a gestão eficiente e, especialmente, incremento na qualidade do atendimento, propiciando um ambiente favorável para a criação de relacionamento duradouro com o cliente.

A Revendedora de Autorizada de Combustíveis Petrobras e Ipiranga foi fundada em 1958, e atualmente é uma das maiores empresas no ramo de venda de combustíveis do Brasil e a líder na região centro-oeste, composta por 91 postos de abastecimento de veículos espalhados por todo o Distrito Federal. Segundo seus diretores, a Organização aludida é o reflexo da própria história de sucesso da nova capital brasileira. Ela se desenvolveu com o crescimento de Brasília e a determinação do seu fundador, Elson Cascão, após adquirir e inaugurar seu primeiro posto na Cidade Livre, em 1958, quando caminhões rasgavam canteiros de obras em meio à poeira vermelha do cerrado (CASCOL, 2015).

A Organização oferece todos os tipos de combustíveis, podendo os preços varia de acordo com os valores praticados no mercado. As formas de pagamento são realizadas por meio de dinheiro, de cartão de crédito/débito, de talão real e de requisição de abastecimento, que são ordens de abastecimento disponibilizadas as empresas que possuem mais de dois anos de exercício através da celebração de um contrato de prestação de serviço.

Na década de 1980, a qualidade foi uma dimensão competitiva. Entretanto, a qualidade e a segurança deixaram de ser vantagens estratégica em meados da década de 1990 para se tornar uma necessidade competitiva. Diversas empresas que foram incapazes de oferecer de forma confiável, produtos ou serviços sem defeitos deixaram de serem concorrentes sérias, e acabaram perdendo espaço no mercado. É certo que, uma qualidade excelente é o diferencial de uma empresa na concorrência (KAPLAN, 2004).

Neste contexto, o objetivo deste trabalho está relacionado em analisar a maneira como é feito o controle e a contabilização das informações descritas nas requisições de abastecimento utilizadas pelas empresas optantes pelo serviço na Revendedora em comento.


[pic 1]

DADOS DA ORGANIZAÇÃO

Cascol Combustíveis para Veículos LTDA

CNPJ: 00.306.597/0001-05

Área de atuação: Revenda de combustíveis e serviços – Grande Porte

Total de funcionários: 2500

                

CONHECENDO A EMPRESA

Hoje a Cascol combustíveis é uma das maiores empresas no ramo de venda de combustíveis do Brasil e a maior na região centro-oeste a empresa foi fundada em 1958 e hoje tem 92 postos de abastecimento de veículos espalhados por todo o Distrito Federal segundo seus diretores A Cascol Combustíveis é o reflexo da própria história de sucesso da nova Capital brasileira. Desenvolveu-se com o crescimento de Brasília e a determinação do seu fundador, Elson Cascão, após adquirir e inaugurar seu primeiro posto, na Cidade Livre, em 1958, quando caminhões rasgavam canteiros de obras em meio à poeira vermelha do cerrado.

DESENVOLVIMENTO        

O presente estudo buscou         desenvolver uma pesquisa para intensificar o controle da organização e substituir o pagamento de combustível feito pelos clientes por meio de requisição de abastecimento para um cartão de crédito corporativo. Além disso, avalia o processo logístico entre os postos de combustíveis e o departamento financeiro, e a segurança de seus dados, através da utilização de ferramentas, pesquisa de campo e referencias teóricas. Com isso vou aplicar algumas técnicas para melhoria no processo e gestão da qualidade na segmentação escolhida neste ramo.

PROBLEMATIZAÇÃO

A Revendedora de Combustível Autorizada da Petrobras e Ipiranga desenvolve uma modalidade de venda de combustível para empresas que possuem mais de dois anos de exercício através de um talão de abastecimento chamado de requisição. O referido talão é cadastrado com um número de controle que é atrelado à empresa solicitante na data retirada no escritório da Organização. O faturamento dos valores gastos pela empresa, por meio da requisição, é feito de forma quinzenal, e não existe limite de abastecimento.

Em ato contínuo, os motoboys são encarregados de pegar as requisições nos 91 postos diariamente, e consolidar no departamento financeiro os quais são responsáveis pela conferência dos dados preenchidos e pelo faturamento dos valores.

Ocorre que, durante esse processo tem-se notado a frequência em perda de requisições preenchidas, a dificuldade para a contabilidade alimentar o sistema e apurar os valores num curto período de tempo, e a possibilidade de requisições fraudulentas. Dessa forma, o desenrolar deste trabalho está relacionado em encontrar qual é a melhor forma de gerenciar esse processo a fim de que sejam sanados esses problemas?

HIPÓTESE

Promover a substituição do talão de requisição de combustível por um cartão de crédito coorporativo com chip, aonde deverá ser registrado todas as compras feitas nos postos de combustíveis da Revendedora, com limite pré-estabelecido. Aumentar o controle dos carros e funcionários das empresas autorizados a utilizar o serviço, o que diminuiria a probabilidade de fraude.

Além do que, a Empresa deverá implantar um sistema de processamento e gerenciamento de transação para contabilizar os valores registrados no cartão, analisando e revisando o crédito disponibilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com